09/04/2012 09h21 - Atualizado em 09/04/2012 14h03

Eadweard J. Muybridge é homenageado por Doodle interativo do Google

Carolina Ribeiro
por
Da redação

O Google, desta segunda-feira (9), comemora o 182º aniversário do fotógrafo inglês Eadweard J. Muybridge. Ele criou o zoopraxiscópio, primeiro projetor de filmes com a imagem de um cavalo de corrida, representado no Doodle interativo.

Doodle interativo faz homenagem ao 182º aniversário do fotógrafio Eadweard J. Muybridge (Foto: Reprodução/Google)Doodle interativo faz homenagem ao 182º aniversário do fotógrafio Eadweard J. Muybridge
(Foto: Reprodução/Google)

Muybridge nasceu em 9 de abril de 1830, em Kingston, na Inglaterra. Antes de ser fotógrafo, ele trabalhou no setor editorial. Em 1867, o inglês ficou conhecido com as fotos do Yosemite National Park e de São Francisco, Califórnia, que mostravam a particularidade do oeste. Um de seus tantos trabalhos foi fotografar as expedições do exército dos Estados Unidos ao Alaska.

Mas, o experimento Sallie Gardner à Galope foi o seu grande feito. Realizado, em 1878, com uma sequência de 24 fotografias no zoopraxiscópio, um disco com uma sucessão de imagens que ao girar traz a impressão de que a figura está em movimento. O objetivo era provar que as patas de um cavalo saem do chão no galope. Mais tarde essa invenção influenciou Thomas Edison e William Dickson na nova geração de projetores de filmes.

Muybridge assassinou, em 1874, o amante de sua esposa, Flora Stone. Mas foi julgado como inocente, considerado, na época, "um homicídio justificável". Este episódio atrapalhou sua carreira e foi visto por muitos como "instável" e "errático". A defesa dele alegou demência devido a uma lesão em sua cabeça, argumento aceito pelo júri. O fotógrafo acreditava que seu filho, que depois foi para um orfanato, era fruto da relação extraconjugal, apesar do menino apresentar semelhanças aparentes com o inglês. Muybridge morreu em 8 de maio de 1904.

Confira no vídeo abaixo a demonstração do Doodle especial, desta segunda-feira (9), em movimento junto com a história do fotógrafo.


Via Wikipédia

  • imprimir
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares