TechTudo

05/04/2012 13h00 - Atualizado em 05/04/2012 13h00

Gadget baseado no Kinect promete “escanear” ambientes e reproduzi-los em 3D no computador

Thiago Barros Para o TechTudo

Um gadget chamado Matterport promete revolucionar os sistemas de captura de movimentos, como o Kinect. O produto é um dispositivo portátil que cria, instantaneamente, modelos em três dimensões de qualquer ambiente. É isso mesmo. Basta apontar o aparelho para uma sala e, em alguns munitos, ele gerará uma réplica do local, em 3D, no seu laptop. Impressionante, não?

Criadores do Matterport apresentam o produto em palestra (Foto: Divulgação)Criadores do Matterport apresentam o produto em palestra (Foto: Divulgação)

Matt Bell, criador da tecnologia, também acha. E ele explica o quão simples é o seu funcionamento: segundo Bell, o Kinect, que é a base para o seu aparelho, cria milhões de imagens individuais quando escaneia a sala. Já o software criado por ele apenas junta esse grupo de fotos, uma a uma, em tempo real, gerando a imagem 3D. “É como um grande quebra-cabeça em três dimensões, com milhões de peças, que precisa ser resolvido em tempo real”, contou em entrevista ao site Mashable.

O último protótipo do produto foi lançado por Bell no mês passado, e o Matterport está no caminho para conseguir financiamento de empresas que estejam disponíveis a utilizar o serviço. O valor estimado pelos seus desenvolvedores para transformar o projeto em realidade é de U$ 50 mil, cerca de R$ 85 mil.

Alguns beta testers serão selecionados para avaliarem uma versão trial do produto. Alguns deles, inclusive, já vêm participando de pesquisas no site oficial da companhia, que espera revolucionar diversas áreas com a sua invenção.

Via Mashable

  • imprimir
  • Compartilhar no Orkut
  • Enviar para um Amigo
140 caracteres

Verificação de segurança

Gênero


    TechTudo.com.br © Copyright 2010-2014 Globo Comunicação e Participações S.A. Política de Privacidade