Internet

16/04/2012 11h22 - Atualizado em 16/04/2012 12h39

Google Earth leva você a um passeio virtual pelo Titanic

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

No último domingo (15/4), o desastre do transatlântico Titanic completou 100 anos. Uma forma interessante de revisitar o evento histórico é usar o Google Earth. A partir de um download de um KML especial (formato de arquivo que mostra dados geográficos), o usuário poderá reviver a viagem inaugural e os últimos momentos do navio, que naufragou após uma colisão com um iceberg.

Com o Google Earth, é possível rever a trajetória do Titanic (Foto: Reprodução)Com o Google Earth, é possível rever a trajetória do Titanic (Foto: Reprodução)

O passeio virtual, desenvolvido e divulgado pelo site GPSed.com, leva o usuário a seguir a rota traçada pelo navio, há cem anos, no Atlântico Norte. Desde sua saída do porto de Liverpool, até o ponto onde naufragou, depois de um impacto com um iceberg. Complementam o traçado da viagem fotos históricas no ponto de partida e de afundamento do navio.

O arquivo reproduz o traçado da viagem interrompida do Titanic a partir de relatos, cartas náuticas e comunicações de rádio, que assinalaram os pontos por onde a embarcação passou até o acidente no fim da noite do dia 14 de abril. Para complementar a experiência, outros KML disponíveis para o Google Earth levam o usuário além.

Há conteúdos que mostram o navio adernando e iniciando o processo que dividiu o casco em duas partes. É o caso da modelagem de DannyDijk, que criou um KML com o navio iniciando a cadeia de eventos que determinou o naufrágio.

Confira o vídeo oficial do tour (em inglês):

Via Ubergizmo e Blog do Google Earth

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares