13/04/2012 18h14 - Atualizado em 13/04/2012 18h16

Repórter palestina é presa por falar mal de presidente no Facebook

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

A repórter Ismat Abdul-Khaleq, de 37 anos, foi presa, no dia 28 de março, por forças de segurança da Palestina após ter publicado insultos ao presidente Mahmoud Abas em seu perfil no Facebook. De acordo com a imprensa local, diversos articulistas que criticam o governo, seja em redes sociais ou nos jornais, estão sendo censurados, advertidos e presos.

Mahmoud Abas vem punindo quem fala mal dele (Foto: AP/Muhammed Muheisen) (Foto: Mahmoud Abas vem punindo quem fala mal dele (Foto: AP/Muhammed Muheisen))Mahmoud Abas pune quem fala mal dele
(Foto: AP/Muhammed Muheisen)

A mulher foi detida por ter acusado o presidente de ser um traidor e escrito que ele deveria renunciar. A história revoltou colegas de profissão de Khaleq como Asa Winstanley, que utilizou o Twitter para protestar. “É um abuso da Autoridade Palestina e de Mahmoud Abas. Também sou jornalista. Estou em Ramallah. Quero ver se vão me pegar também”, escreveu.

Este não é o primeiro caso em que palestinos acabam detidos por conta de publicações em redes sociais. Recentemente, dois homens foram presos por escreverem mensagens ofensivas ao profeta Maomé em suas contas no Twitter.

O advogado do grupo al-Haq, Issam Abdeen, que luta pelos direitos dos palestinos, foi duro ao comentar o caso. “Estamos preocupados com os limites à liberdade de expressão. Não queremos repórteres sendo vigiados e tendo que escrever somente o que as autoridades querem”, reclamou.

Na última semana, dois outros repórteres foram interrogados, porém liberados, por conta de publicações no Facebook. No mês passado, Yousef al-Shayeb, teve que pagar US$ 8 mil de fiança para ser liberado da prisão, onde ficou por oito dias “por difamar o presidente”.

Via Daily Dot

  • imprimir
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares

  • Ewerton Silva
    2012-04-13T23:04:13

    haha queria que pegasse e jogava na cadeia e jogasse a chave fora , ia da muita risada

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário