Fabricantes

23/04/2012 06h00 - Atualizado em 23/04/2012 11h55

Honda desenvolve tecnologia que permite reciclar baterias

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

Um dos grandes problemas enfrentados pelos carros elétricos está relacionado às baterias, que são feitas com materiais altamente tóxicos e de difícil recuperação. Pensando nisso, a Honda parece ter encontrado um método de reciclagem dos chamados "materiais de terra rara", minerais formados com a combinação de rochas alcalinas - que são imprescindíveis para a montagem de baterias.

Técnica pode reduzir custos e tornar a fabricação de carros elétricos mais amigável ao meio-ambiente (Foto: Reprodução)Técnica pode reduzir custos e tornar a fabricação de carros elétricos mais amigável ao meio ambiente (Foto: Reprodução)

O processo desenvolvido pela montadora japonesa permite a extração de até 80% dos materiais de terra rara de uma bateria. A técnica resgata o material em um nível de pureza comparável ao que uma mineradora é capaz de obter quando o extrai da natureza. Isso garante que eles possam ser utilizados novamente em novas baterias.

Este tipo de componente custa caro e contribui para a argumentação de quem diz que carros elétricos acabam sendo tão agressivos ao meio ambiente do que os carros a combustão, quando se considera materiais envolvidos e custos ecológicos da fabricação das baterias.

Diante da possibilidade de reciclagem das terras raras, a tendência é que o preço de fabricação de uma nova bateria caia bastante e, por consequência, que a pressão sobre a extração dos minerais também reduza com o tempo. O próximo passo da Honda é aumentar a capacidade de reciclagem para reduzir custos de fabricação de seus automóveis híbridos e totalmente elétricos.

Via Geek

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares