08/04/2012 11h33 - Atualizado em 08/04/2012 11h33

Justiça pode permitir que família controle Facebook de pessoas mortas

Aline Jesus
por
Para o TechTudo

Políticos norte-americanos estudam implantar um decreto que autorize familiares a terem acesso aos dados de login e senha das redes sociais de seus entes que morreram. Esta nova lei promete causar uma grande discussão.

Karen Williams olha para a foto de seu filho morto em um acidente de moto (Foto: Reprodução/Daily Mail)Karen Williams olha para a foto de seu filho morto em um acidente de moto (Foto: Reprodução/Daily Mail)

A ideia é permitir que as famílias possam tornar os perfis de seus entes mortos em uma espécie de homenagem e comunicar o falecimento aos amigos e conhecidos. Atualmente, quando uma pessoa morre, a página no Facebook, por exemplo, é bloqueada e colocada em estado in memoriam ("em memória").

O Facebook só se compromete a compartilhar as informações sigilosas de acesso ao perfil com autorização prévia ou mandato da justiça. A campanha para que exista uma autorização judicial é comandada por Karen Williams, cujo filho morreu em uma batida de moto.

Ela entrou em contato com a rede social para obter acesso a conta de seu filho, mas teve sua solicitação inicialmente negada. “Foi de partir o coração. Eu era uma mãe sofrendo e não consegui nada”, disse ao Daily Mail.

A lei pretende abranger não somente o Facebook, mas também o Twitter, Tumblr e qualquer outro tipo de rede social. No caso da senhora Williams, ela demorou, porém conseguiu uma autorização da Justiça de Oklahoma e, enfim, acessou o Facebook de seu falecido filho.

Via Daily Mail

  • imprimir
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares

  • Adriano Fernandes
    2012-04-09T09:20:22

    Eu concordo! Mas acho que poderia ser feito diferente, poderia ter uma opção nas configurações onde a pessoa poderia marcar se desejasse que familiares podesse ter acesso a sua conta em caso de óbito (escrito de outra forma é claro), acho que assim seria a forma mais correta, pq estaria respeitando a vontade da pessoa! Mas eu concordo sim pq é uma forma de homenagear a pessoa, comunicando a amigos, muitos distantes que as vezes nem ficaria sabendo do óbito!!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Gustavo Viana
    2012-04-09T09:15:57

    Facil!! Quando for criar conta nu face é só ter um termo onde a propia pessoas autoriza o uso ou não caso morra!!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Célio Júnior
    2012-04-08T18:44:52

    Não Gostei! Não confio em minha família.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário