Monitor

09/04/2012 17h13 - Atualizado em 09/04/2012 18h46

Monitor da Philips possui sistema que corrige postura do usuário

Eduardo Moreira
por
Para o TechTudo

Se você é um daqueles que está preocupado com a postura diante do monitor, esse monitor da Philips é para você. A fabricante holandesa anunciou o lançamento do ErgoSensor, que possui um sistema capaz de verificar e corrigir a postura do usuário durante o trabalho diante do computador.

Monitor Philips ErgoSensor (Foto: Divulgação)Monitor Philips ErgoSensor (Foto: Divulgação)

O monitor possui uma tela LCD de 24 polegadas, e resolução máxima de 1920 x 1080 pixels, que já são motivos suficientemente elevados para que o produto se torne interessante. Mas o principal destaque do periférico é que ele possui um sensor CMOS integrado (o mesmo sensor utilizado nas câmeras digitais), que é capaz de determinar a distância e a posição do usuário na frente da tela. A partir disso, ele atua como uma espécie de “big brother” daquele que está trabalhando por várias horas no equipamento.

Para que tudo funcione, a Philips adotou um software desenvolvido pela empresa DigitalOptics Corporation, que é capaz de identificar o usuário e sua postura diante da tela, e passa a sugerir como ele deve se posicionar diante da tela, prevenindo dores nas costas, pescoço ou braços. Além disso, ele pode aproveitar as condições do ambiente para ajustar as suas configurações para um melhor desempenho do próprio monitor.

Para obter um resultado mais eficiente no ajuste da posição do usuário, o sensor mede a distância em que a pupila está do monitor, se o pescoço está inclinado, entre outras características analisadas, para determinar se estamos na postura ideal. O ErgoSensor também pode recomendar ao usuário um descanso em caso de muitas horas de uso, e quando o usuário sai da frente do monitor, ele é desligado automaticamente.

Esquema da identificação de postura do usuário no ErgoSensor (Foto: Divulgação)Monitor quer melhorar sua postura (Divulgação)

A ergonomia do monitor é determinada pela configuração estabelecida para cada usuário, de forma personalizada, uma vez que nem todas as pessoas tem o mesmo tamanho, o que torna o monitor praticamente único na sua categoria. O Philips ErgoSensor já está disponível no mercado europeu, com o preço sugerido de € 285 (cerca de R$ 680 sem os impostos).

Via Gizmologia

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares