29/04/2012 14h25 - Atualizado em 29/04/2012 14h25

Pesquisa diz que tablets serão mais vendidos do que PCs até 2016

Aline Jesus
por
Para o TechTudo

De acordo com um estudo feito pela Forrester Research, os dispositivos móveis estão em uma curva de crescimento tão assustadora no ramo da informática que, em 2016, o número de tablets poderá ser maior do que o de computadores em todo o mundo.

Até 2016, tablets podem ser superar venda de computadores, segundo pesquisa (Foto: Reprodução)Até 2016, tablets podem ser superar venda de
computadores, segundo pesquisa (Foto: Reprodução)

A expectativa é de que o crescimento do número de tablets no mercado nos próximos quatro anos chegue a 46%. Espera-se que sejam vendidos 375 milhões de aparelhos móveis nos próximos anos, o que totalizaria o impressionante número de 760 milhões de tablets em uso até 2016.

Um dos principais responsáveis pela pesquisa, Frank Gillete, acredita que é muito difícil esta estimativa dar errado. Afinal, a cada dia aparecem novos tablets no mercado com funções semelhantes as dos PCs e laptops, porém com bem mais praticidade. “Nos próximos anos, os tablets ainda ganharão novos sensores, poder de processamento, melhores conectividades… Isso vai permitir o controle por voz total, controle por gestos melhor, mais acessórios e softwares que antecipam as necessidades dos usuários”, analisou.

O iPad, da Apple, que basicamente criou este mercado há dois anos, vai representar um terço das vendas de tablets até 2016, segundo a pesquisa feita pela Forrester. Entretanto, o Android não deve ter a mesma sorte, ainda mais com o iminente lançamento do Windows 8. “Acreditamos que muitos produtores vão mudar o foco do Android para o Windows 8. É claro que a Samsung e o Android vão ficar na luta, porém acreditamos que o marketshare do sistema operacional do Google vai cair”, completou Gillette.

A Forrester destaca ainda que uma nova classe de periféricos com displays maiores e processadores com mais poder vai nascer. A ideia é que os tablets também serão úteis para os usuários mais “hardcore” dos PCs, que precisam realizar tarefas como edições de vídeo, ou então os gamers que exigem o máximo de qualidade gráfica em seus jogos.

Via Cnet

  • imprimir
Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário
Sair

Quer realmente sair da globo.com?

Imagem do usuário

recentes

populares

  • Daniel Silva
    2012-05-10T18:45:08

    Microsoft paga para empresas trazerem os aplicativos do android para Windows Mobile, além de que precisa enfrentar concorrência tanto da apple, quanto do android, então acho realmente muito difícil. Se Microsoft se deu bem nos jogos, não aconteceu o mesmo com o resto além do windows, mp3 player, celular, buscador, cloud server e por ai vai, tudo fracassado, então não pense que só porque ele foi bem com Xbox que vai ser melhor nas outras áreas.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Ariston Neto
    2012-05-02T07:50:24

    Quando a Microsoft se enveredou no mundo dos games, meu irmão disse que seria impossível a MS bater a Sony. Alguns anos depois e o mercado de games está ai para ser avaliado. Então, não acho difícil que a MS consiga causar tumulto no mercado de tablets. Pode ser que não domine, mas que vai incomodar muito, vai! Dinheiro ainda não falta por aquelas bandas.

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário
  • Luiz Santos
    2012-05-01T14:54:59

    Conversa fiada, hoje, o Android é o que o Windows foi no passado. Ou seja, um SO que se adapta a praticamente qualquer hardware. Hoje tens tablets Android 2.2 a 199 reais e Android 4.0 ICS Multitouch com processador 1.2/1.4Ghz a 399 reais. O Windows 8, nunca poderá alcançar isso, porque necessita de mais hardware. Ou seja, é pura especulação. Tanto que o Windows Phone está devagar quase parando!

    COMPARTILHAR

    Imagem do usuário