Sistemas Operacionais

26/04/2012 16h21 - Atualizado em 01/06/2012 20h53

Ubuntu 12.04 LTS 'Precise Pangolin' já está disponível para download

Paulo Higa
por
Do Tecnoblog

A Canonical liberou, nesta quinta-feira (26), a versão Ubuntu 12.04, uma das distribuições Linux mais populares do mundo. A versão, chamada de Precise Pangolim, possui longo tempo de suporte e foca principalmente em desempenho, deixando de lado recursos novos que podem comprometer a estabilidade do sistema. Faça agora o download do Ubuntu 12.04.

Ubuntu 12.04 LTS (Foto: reprodução)Ubuntu 12.04 LTS (Foto: reprodução)

A maior novidade é a presença do novo sistema de menus HUD, que permite a execução de comandos de um determinado aplicativo sem utilizar o mouse. Basta abrir um programa, apertar a tecla Alt e digitar o que quiser executar. O recurso é útil principalmente para quem não consegue decorar teclas de atalho com facilidade. Para imprimir uma página da web rapidamente, por exemplo, basta teclar Alt, digitar “imprimir” e dar "Enter".

O Unity, interface padrão do Ubuntu, foi alterado para trazer uma experiência de uso bem semelhante entre as versões 2D e 3D. O Unity 2D é ativado por padrão quando o usuário não possuir uma placa de vídeo com suporte à aceleração gráfica por hardware ou quando um driver 3D não estiver disponível para o sistema. Ao mudar o papel de parede, o esquema de cores do lançador é alterado para combinar com a cor predominante do plano de fundo escolhido pelo usuário.

O Ubuntu 12.04 LTS também traz uma ferramenta chamada gerenciador de privacidade, que permite escolher quais dados pessoais podem ser gravados no disco. Além disso, o player de áudio Banshee, adotado na versão anterior, foi removido para dar lugar ao Rhythmbox, mais leve e estável.

O download do Ubuntu 12.04 LTS é gratuito. A Canonical disponibilizará atualizações de segurança até abril de 2017, tanto para desktops quanto para servidores.

Via OMG! Ubuntu!

 


 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Leonardo Barbosa
    2012-04-26T16:37:14

    Linux eh horrivel