Sistemas Operacionais

23/05/2012 17h22 - Atualizado em 23/05/2012 17h29

Engenheiro cria computador de bordo baseado no sistema Android

Gustavo Ats
por
Para o TechTudo

O engenheiro brasileiro Cristian Oliveira desenvolveu um computador de bordo compatível com qualquer carro e baseado em um aplicativo para Android. O CarDroid, como é chamado por enquanto, consegue ler e controlar a maioria das funções do automóvel de forma simples e intuitiva a partir de um smartphone ou tablet com o sistema operacional do Google.

CarDroid01 (Foto: CarDroid01)Interface do CarDroid (Foto: Divulgação)

O coração do equipamento está na central desenvolvida por Cristian, que ligada diretamente aos sensores do carro, manda as informações para o dispositivo móvel. Assim, por meio do kit conectado ao automóvel e com a ajuda de um aplicativo especial disponível no Google Play, é possível ligar e desligar o ar condicionado, o desembaçador do vidro e o ventilador do veículo por meio do tablet, por exemplo. Além disso, na interface do app o usuário tem acesso à informações como velocímetro, temperatura ambiente de dentro do carro, tensão da bateria e nível de combustível.

O projeto, no entanto, ainda não terminou. O próprio desenvolvedor está trabalhando em uma versão mais fácil de instalar, que lê e controla as funcionalidades do carro através do protocolo CAN, disponível na maioria dos carros fabricados após 2004. Segundo ele, esta versão será plug and play ("ligar e usar") e terá ainda mais controles, além de uma interface renovada.

O kit de instalação do CarDroid, que inclui a central de controle e o aplicativo, pode ser comprado por meio do blog do próprio desenvolvedor por R$ 899. É válido lembrar, no entanto, que ele não acompanha o tablet ou o smartphone que também são necessários para seu funcionamento.

Veja um vídeo para ver como funciona o projeto:

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Alexandre Lopes
    2012-05-23T17:42:59

    Só se for para o passageiro do banco de trás utilizar estas funções, pois a lei não permite o uso de aparelhos eletrônicos enquanto dirige. Então qual a vantagem disto já que todas as funções têm controle no painel do veículo? E muitas vezes no volante, que é prático e mais seguro.

  • Cristian Oliveira
    2012-05-28T10:58:56

    Sobre aparelhos eletronicos em veiculos , cada vez mais centrais multimidias e computadores de bordo sao itens de serie em veiculos ....

  • Alexandre Lopes
    2012-05-24T03:40:35

    A questão aqui não é Android e GPS nem se compara a isso. O problema é o cara cobrar R$900,00 para parecer "inovação tecnológica" por algo que já tem no veículo. Tem gente que tem inteligência mas não tem visão de mercado.

  • My Account
    2012-05-24T00:37:18

    Alex, e os GPS? São proibidos? Alem disso esse experimento é mais para mostar a amplitude do Android - sistema aberto, ao contrario da Apple por exemplo que jamais permitiria algo assim. Androide é revolução, queiram ou não.Parabéns ao cara que fez isso!