07/05/2012 08h00 - Atualizado em 07/05/2012 08h00

Fibra ótica já é passado: internet rápida agora é com laser

Rafael Silva
por
Do Tecnoblog

Enquanto as técnicas de transmissão de dados atuais se utilizam de cabos, ondas de rádio ou feixes de luz, um grupo de pesquisadores da Universidade de Taipei, em Taiwan, desenvolveu uma rede de transferência de dados utilizando simples canetas laser. Chamada de Visible Light Communication System, a tecnologia consegue uma conexão mais rápida e com menos erros que o Wi-Fi e o Bluetooth.

Feixes de laser permitem transmissão de dados (Foto: Reprodução/Tecnoblog)Feixes de laser permitem transmissão de dados (Foto: Reprodução/Tecnoblog)

A parte "nova" do sistema é mesmo a técnica de transmissão, já que os equipamentos usados são bem antigos: tratam-se de canetas lasers comuns, dessas que são usadas para brincar com gatos ou apresentar slides no datashow. Os pesquisadores, para testar o conceito, usaram duas delas - uma vermelha e outra verde. Eles adaptaram um canal de transmissão de dados em cada uma das canetas e conseguiram atingir a incrível velocidade de 1 GB por segundo (500 MB por segundo para cada feixe).

Entre as vantagens da tecnologia está o baixo custo desse tipo de configuração (o grupo criou uma rede com menos de R$ 1.150) e a confiabilidade dos dados: no padrão Wi-Fi, a taxa de erros é de 1 bit para cada 100 mil transmitidos, enquanto que nos lasers a taxa é de 1 bit para cada 1 bilhão de bits enviados pelo canal.

Uma desvantagem da técnica, no entanto, é o fato da conexão poder ser interrompida facilmente, bastando qualquer objeto entrar no caminho do feixe de laser. E é essa limitação que torna muito difícil que essa tecnologia possa chegar ao mercado algum dia.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Pedro Alcantara
    2012-05-08T11:41:02

    Poo e eu faço TI ein trabalho TI to ferrado mesmo kkkkkkkkkk então como eu tava dizendo usa fibra otica !! rs

  • Douglas Andrede
    2012-05-08T09:53:15

    Usa-se laser em fibra ótica ¬¬'

  • Panico Trânsito
    2012-05-08T09:44:36

    Isso é velho, muito velho e praticamente inútil.

  • Rodrigo Santana
    2012-05-08T09:22:02

    ei pedro acorda!!! esses cabos q vc falou são os de fibra ótica. abs

  • Lucas Remondi
    2012-05-09T20:14:32

    aff tem q chega no mercado, mto bom e loko!!

  • Invyne Sites
    2012-05-07T13:19:00

    Infelizmente tem essa grande limitação.. Mas com um pouco de tempo iremos resolver essa limitação do laser e criar uma internet ainda melhor

  • Anderson Menezes
    2012-05-07T09:38:17

    Uma solução que não será comercial, porém pode ser explorada por hackers para roubos de informações.

  • Gilberto Beltrao
    2012-05-08T01:04:15

    Quero ver eles criarem uma conexão por osmose... o problema é que teria que manter os computadores bem juntos um do outro! rsrsrsrs!

  • Fabio Teixeira
    2012-05-07T23:43:39

    esqueceram de dizer que há anos esta tecnologia já existe e é usada no Brasil. Inclusive na Avenida Paulista empresas usam esta tecnologia. Quem escreveu não estudou direito a lição. Laser é usada há algum tempo no Brasil em redes de computadores e Internet.

  • Fransérgio
    2012-05-07T22:38:45

    essa matéria é mais antiga que andar prá trás, essa tecnologia é pura imitação dos cabos de fibra ótica. Que também são feixes de laser que atinge uma velocidade muito superior as conexões com fios!

  • Alexandre Correa
    2012-05-07T22:20:19

    sabe pra que isto serve ? NADA !!! (comercialmente falando), e isso não é novidade, já existe comunicação pro feixe de luz (laser) a venda, e que trafega os 1Gigabit/s SIMETRICOS !! custam uma fortuna e qualquer atenuação, cai o link.. ja pensou em um passaro pousando na frente do laser ?! é.. acontece..

  • Edward J.
    2012-05-07T20:01:52

    A transmissão foi a 500 Mb/s em cada feixe. O artigo, dos autores Wen-Yi Lin, Chia-Yi Chen, Hai-Han Lu, Ching-Hung Chang, Ying-Pyng Lin, Huang-Chang Lin, and Hsiao-Wen Wu pode ser encontrado, por exemplo, em Optics InfoBase org, seção Optics Express, Volume 20, Issue 9, Page 9919

  • Rafael Lira
    2012-05-07T19:04:39

    Caraca...O Carlos deu aula....e eu não entendi nada...rsss

  • Luiz Pinto
    2012-05-07T19:02:57

    Carlos Araújo, adorei sua explicação, eu mesmo não sabia disso. Mas sem querer ser chato, já sendo. O certo é seria dizer 8 Mega e não 8 Megas, como vc disse. Eu tb falava assim no plural, mas meu professor me corrigiu....lol

  • Paulo Sergio
    2012-05-07T17:09:24

    Que inutilidade de desinformação

  • Carlos Araujo
    2012-05-07T16:42:22

    Afinal a transmissão foi a 1GBps ou a 1Gbps? Uma notação é 8 vezes maior que a outra! Isso não é um erro pequeno! Pra quem me perguntou, quando vc assina uma "SUPER" internet de 1 Mega, só pra vc saber, isso significa 1 Mega BIT por segundo! o que lhe dará a possibilidade máxima de trafegar meros 128 KBytes por segundo viu! Se vc quiser trafegar 1 MegaBYTE por segundo, precisará de uma rede de no mínimo 8 Megas (ou seja 8 Mega bits por segundo!). (para os mais chatos... é claro que se forem utilizados recursos de compressão de dados é possível alcançar resultados melhores, mas não é o caso)

  • Carlos Araujo
    2012-05-07T16:36:33

    Informacao numero 1 ----------------------------------------- B maiúsculo significa Byte. b minúsculo significa bit. 1B = 8b (um byte é formado por oito bits) Informacao numero 2 ----------------------------------------- Transmissoes de dados via rede sao sempre medidas em bits por segundo ou (bps) e não Bytes por segundo! Dessa forma uma conexao de, por exemplo, 8 (oito) Mbps significa NO MÀXIMO a transmissão de 1MB por segundo 1 Megabyte por segundo) Portanto, no mínimo, o coitado que escreveu esta materia nao seguiu a norma e deixou de lado qualquer possibilidade de entendimento.

  • Valdete Santos
    2012-05-07T15:58:47

    Acho que a Fibra ainda continuará, depois de ler totalmente a matéria...

  • Andre Filho
    2012-05-07T15:49:52

    Produção em grande escala de componentes receptores e transmissores laser´s são extremamente caros e frágeis, existe todo um ambiente para conseguir sua capacidade máxima de funcionamento, logo inviável para áreas externas.

  • Israel Silva
    2012-05-07T15:46:51

    Lazer:é uma hora de descontração onde um indivíduo se encontra num ambiente de calmaria sem trabalhos ou seja,um momento de paz.Laser com "s" é o que estamos comentando sobre a matéria,então Sr Eduardo,acho que o senho enganou de noticia e matéria com sua postagem infeliz!kkk cada figura que aparece nesse site meu Deus hahaha

  • Victor
    2012-05-07T15:43:45

    Entendam.... o estudo já existe a muito tempo.... portanto não é novidades para os Geeks... mas agora se encontra-se síntese e também forma de aplicar no mercado... Esse laser se torna viável em curto alcance mais em longo alcance será que conseguiria criar uma malha refletora para o laser, espelhos ou um laser potente? Futuro....

  • Brandão
    2012-05-07T15:39:19

    Fibra Ótica: "Para transmitir dados pela fibra ótica, é necessário equipamentos especiais, que contém um componente fotoemissor, que pode ser um diodo emissor de luz (LED) ou um diodo laser. O fotoemissor converte sinais elétricos em pulsos de luz que representam os valores digitais binários (0 e 1). Tecnologias como WDM (CWDM e DWDM) fazem a multiplexação de várias comprimentos de onda em um único pulso de luz chegando a taxas de transmissão de 1,6 Terabits/s em um único par de fibras." Fonte Wikipédia. E tem gente que acha que esta reportagem é uma revolução.

  • Vitor Leitao
    2012-05-07T15:34:41

    burro é quem escreve laser com z..

  • José Ferreira
    2012-05-08T09:26:00

    Pedro, isso já existe, hein? Chama fibra ótica

  • Pedro Alcantara
    2012-05-08T08:29:54

    Bem quanto a questão de q se algum objeto entrar na frente interrompe a conexão, porque não criar cabos que por dentro seriam feitos de algo que reflita a luz do lazer, tipo espelho, aluminio e etc derrepente né !!!