Internet

11/05/2012 16h31 - Atualizado em 11/05/2012 16h31

Internet supera TV e jornal como mídia mais consumida no Brasil, diz estudo

Rebecca Porphírio
por
Da redação

Um estudo inédito realizado pelo IAB Brasil revela que, para o brasileiro, a Internet já é o meio de comunicação mais importante. De acordo com a pesquisa, um em cada três brasileiros consome pelo menos duas horas de Internet por dia e navega em sites por pelo menos quatro aparelhos diferentes. 

Pesquisa IAB Hábitos de Consumos de Mídia (Foto: IAB)Pesquisa IAB Hábitos de Consumos de Mídia (Foto: IAB)

Comparada ao rádio, à TV e ao jornal, a Internet já é a mídia mais consumida, não só em casa, como no trabalho, na escola, em restaurantes, shoppings e reuniões presenciais. Dentre os quase 40% que surfam pelo menos duas horas por dia, somente 25% conseguem gastar o mesmo tempo com a TV. Essa, por sinal, é o meio menos usado entre jovens de 15 a 24 anos. 

De maneira geral, mulheres consomem mais mídia do que homens 

O público feminino passou o masculino no quesito preferência e consumo de atividades de mídia. 84% das internautas usa a Internet várias vezes ao dia e 65% assiste TV frequentemente enquanto navega na web.  

Em casa, a Internet é a mais utilizadas das mídias em todos os períodos do dia: 69% acessam pela manhã, 78% também acessam à tarde e 73% conectam à noite. Apesar do cada vez maior acesso a smartphones e tablets, desktops (77%) e laptops (59%) ainda são as formas mais usadas para acessar a Internet. 

O consumo de mídia em mais de um dispositivo é uma tendência. De acordo com a pesquisa, 66% da audiência online já acessa a Internet por mais de dois aparelhos diferentes e 25% dos adultos entre 25 e 34 anos acessa através de quatro ou mais dispositivos. 

O uso do computador em paralelo com outras mídias também é maior. 61% usa um desktop ou laptop para acessar a Internet enquanto assiste à TV. Maioria de 65% são mulheres. 

Consumo Semanal de Mídia (Foto: IAB Brasil)Consumo Semanal de Mídia (Foto: IAB Brasil)

De acordo com a pesquisa, o público online no Brasil é aberto e receptivo à propaganda digital. 36% acha que anúncios na web incomodam menos e são mais sinceros que em outros canais. 44%, no entanto, acredita que anúncios de TV ainda são mais marcantes que em outras mídias.

O estudo apontou ainda que as redes sociais estão mais presentes nas classes sociais com menos poder aquisitivo e que um terço das pessoas prefere navegar mais do que qualquer outra atividade. Surpreendentemente, esse número inclui também adultos com mais de 55 anos.

Via IAB Brasil

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Bruno Ribeiro
    2012-05-11T22:14:06

    Temos que tomar cuidado com tudo que lemos. Fica o alerta. A pesquisa acima foi feita para entender os hábitos da audiência online brasileira e não dos brasileiros. Dessa forma é natural que os resultados estejam tendendo para o consumo online. Dessa forma, onde se lê que um em cada três brasileiros consome pelo menos duas horas de Internet por dia deveria estar um em cada três internautas brasileiros consome pelo menos duas horas de Internet por dia. Grande diferença em um país com grandes diferenças sociais como o Brasil.

  • Pedro Arantes
    2012-05-11T21:03:23

    A internet os internautas ver os comentarios e opina a tv nos assitimos e ficamos calados !!!

  • Fernando Basto
    2012-05-11T20:58:42

    Que bom que a internet veio mesmo para fazer concorrência a (péssima) programação da rede de TV aberta no Brasil ! Dessa maneira, quem ganha é o povo !!!

  • Paulo Oliveira
    2012-05-11T20:41:31

    Caro Beto Medeiros, além da Tv está um lixo, nos jornais as notícias são as mesmas: políticos, policiais, juízes, empreiteiros, com grau de corrupção enorme. Saúde, educação, segurança, zero. A Previdencia, sem dinheiro p/ dar aumento digno a aposentados. CPIs. terminando em pizzas. Há quanto tempo vc. lê essas notícias?

  • Beto Medeiros
    2012-05-11T20:24:47

    Isso não me surpreende cada vez mais a tv vai se tornar obsoleta, pois aprogramação é um lixo