Jogos de RPG

23/05/2012 18h36 - Atualizado em 29/05/2012 20h07

Nintendo na E3 2012

Rafael Monteiro
por
Para o TechTudo

Falta pouco tempo para a maior feira de jogos do mundo, a Electronic Entertainment Expo, E3 2012, que será realizada entre os dias 5 e 7 de junho e já é hora de começarmos a nos preparar para o que veremos das gigante japonesa: Nintendo.

Nintendo na E3 2012 (Foto: Divulgação)Nintendo na E3 2012 (Foto: Divulgação)

 

Este ano, a empresa deverá retratar um resgate aos fãs mais fervorosos, os quais, segundo o presidente da companhia, Satoru Iwata, acabaram se afastando devido ao foco em jogadores casuais do Nintendo DS e Nintendo Wii.

Será também o ano em que veremos um novo console da empresa, o Nintendo Wii U. Uma máquina ainda cheia de mistérios, que trará um novo tipo de controle e novas formas de jogar, como já é tradição da empresa.

O que está confirmado

Poucas coisas foram confirmadaspela Nintendo para a E3 2012. O mais importante, obviamente, é a total revelação do Wii U, que no ano passado esteve presente apenas com demonstrações técnicas. Porém, a empresa parece não ter intenções de mencionar informações, como a data de lançamento ou o preço.

Pelo que já ouvimos até agora do console, ele deverá ser um pouco mais potente que o Xbox 360 e o PlayStation 3, mas não estaria a um nível competitivo para a próxima geração, os supostos “Xbox 720” e “PlayStation 4“.

Novo Super Mario Bros. aparecerá para o Wii U (Foto: Divulgação)Novo Super Mario Bros. aparecerá para o Wii U (Foto: Divulgação)

Assim como com o Nintendo Wii, a Nintendo parece estar se afastando da guerra dos gráficos, se focando em novas maneiras de jogar. Por isso o Wii U traz um novo tipo de controle, com aparência de tablet e tela sensível ao toque, porém também com botões e alavancas direcionais. Isso tudo ainda sem abandonar o Wii Remote.

Em 2011 já vimos como esses elementos foram usados em demonstrações técnicas, mas apenas agora saberemos que tipo de jogo de verdade o novo controle poderá abrigar. É dever da Nintendo passar uma mensagem bem clara e empolgante nessa E3.

Os únicos títulos confirmados para o aparelho até agora são um novo Super Mario Bros. e Pikmin 3, os quais estarão jogáveis no evento, segundo a empresa.

O que esperamos ver

Muita coisa que não foi confirmada também deverá estar presente no evento. O Nintendo 3DS, após um lançamento um pouco conturbado, provavelmente aproveitará a oportunidade para mostrar alguns de seus novos jogos para 2012, como Luigi’s Mansion 2 e New Super Mario Bros. 2, o qual liderará a frente digital da Nintendo.

New Super Mario Bros. 2 (Foto: Divulgação)New Super Mario Bros. 2 (Foto: Divulgação)

Várias empresas terceirizadas como Ubisoft, Activision, Electronic Arts e THQ também deverão trazer títulos para o Wii U e 3DS que aparecerão na apresentação da própria Nintendo. No ano passado, títulos como Darksiders 2, Ninja Gaiden 3 e Batman: Arkham City foram confirmados para o Wii U. Com certeza também devemos ver Avengers: Batle for Earth.

O Nintendo Wii ainda deverá ter seus últimos minutos de glória, com The Last Story. Após tanto trabalho dos fãs para fazerem com que o jogo fosse trazido para o ocidente, pelo menos a empresa deverá mencioná-lo rapidamente.

Porém, as conferências da Nintendo são famosas pelas surpresas. Diferente das concorrentes, a empresa nipônica é muito boa em manter segredos até o último instante, quando então é feito o anúncio ou surge um vídeo inesperado.

Parece ainda ser um pouco cedo para vermos um novo The Legend of Zelda, mas não seria difícil imaginar que possa surgir um novo título de algumas séries conhecidas, como Donkey Kong, Metroid, Star Fox ou F-Zero. Afinal, vários estúdios da Nintendo, como a Retro Studios, estão trabalhando em projetos ainda não revelados.

Rumores

Devido à pequena quantidade de informações confirmadas pela própria Nintendo, o fluxo de rumores tem corrido com grande liberdade. Alguns são razoáveis, outros completamente absurdos, mas de qualquer forma todos deixam nossa imaginação voar até a hora da conferência.

Ouvimos recentemente a possibilidade de um novo jogo da franquia Castlevania para o Nintendo 3DS, que se chamaria Castlevania: Mirror of Faith. Ele poderia ser o início de uma nova série de jogos em 3D no portátil da Nintendo, já que os anteriores sempre mantiveram-se em 2D.

Star Fox & Metroid: Fusion Saga (Foto: Divulgação)Star Fox & Metroid: Fusion Saga (Foto: Divulgação)

Um dos rumores mais absurdos dizia que a Retro Studios estaria trabalhando em um projeto para o Wii U que iria fundir os universos de Star Fox com Metroid, se chamando Star Fox & Metroid: Fusion Saga. Seria interessante ver Fox finalmente se movendo com agilidade em terra e Samus pilotando sua nave em combate, mas não espere muito por isso.

Outro rumor estranho era Acid Ghost, um título adulto de terror para o Wii U, que não chamou tanta atenção por si só, mas pela forma de divulgação. A Nintendo teria firmado uma parceria com o rapper Eminem para divulgação do jogo, o que seria no mínimo incomum para a empresa.

Apresentações confirmadas

- Nintendo Wii U (console)
- Super Mario Bros. (Wii U)
- Pikmin 3 (Wii U)

Apresentações prováveis

- New Super Mario Bros 2. (3DS)
- Luigi’s Mansion 2 (3DS)
- The Last Story (Wii)
- Jogos de thirds para Wii U e 3DS

Rumores

- Castlevania: Mirror of Faith (3DS)
- Star Fox & Metroid: Fusion Saga (Wii U)
- Acid Ghost (Wii U)

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Deziron Schroder
    2012-05-30T12:53:21

    Nunca vi a Nintendo decepcionar em uma E3. Com certeza não será dessa vez.Não perco por nada! ² Geralmente ela que salva o público na E3, mesmo que os fan boys digam o contrario... Tablets tem tudo pra ser o futuro...

  • Jefferson Silva
    2012-05-28T14:55:03

    Seria bom investir em novas franquias exclusivas que não sejam focadas no publico infantil .

  • Fernando Mendonça
    2012-05-24T07:09:54

    Nunca vi a Nintendo decepcionar em uma E3. Com certeza não será dessa vez. Não perco por nada!