Notebook

30/05/2012 16h20 - Atualizado em 30/05/2012 16h20

'Queremos que criem suas próprias coisas, e não que copiem da gente’, diz diretor da Apple

Edivaldo Brito
por
Para o TechTudo

Questionado sobre a guerra de patentes, durante a entrevista na conferência D10 do All Things Digital’s nessa terça-feira (29), o CEO da Apple, Tim Cook, declarou que as patentes são um “pé no saco”. Segundo ele, a empresa apenas deseja que os concorrentes criem suas próprias coisas, e não que as copiem da Apple.

timcookTim Cook, CEO da Apple (Foto: Reprodução/All Things D)

O executivo comparou as patentes com a situação onde um artista faz uma pintura e quando termina a obra, outra pessoa coloca seu nome, assumindo os benefícios da mesma sem ter feito nenhum esforço. Para ele, a Apple não quer se tornar um “desenvolvedor para o mundo”.

Na opinião de Cook, o sistema que rege as normas de patentes essenciais está quebrado. Segundo ele, ninguém deveria ser processado por causa de patentes essenciais, como por exemplo, a capacidade de se conectar a uma rede 3G. Ele afirma que por acreditar nisso, a Apple nunca iniciou uma ação judicial contra empresas que usaram patentes essenciais de sua autoria.

Mesmo com todas essas afirmações a Apple ainda está processando muitas empresas por violações de patentes, como a Samsung e a HTC. Tim Cook e o CEO da Samsung recentemente se reuniram para falar sobre os processos, porém nada foi comentado sobre o resultado desta reunião durante a sua entrevista. Além disso, nessa verdadeira guerra de patentes a Apple nem sempre é a acusadora: ela também está sendo processada pelo mesmo motivo das vítimas de seus processos.

Via Cult of Mac.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Adan Scaramelo
    2012-06-11T10:58:30

    Se liga Cook... Estamos em um mundo em que nada se cria, tudo se copia. Espero é quem copia e aprimora a idéia original.

  • Leonardo Vieira
    2012-06-01T03:22:25

    “Um bom artista copia, um grande artista rouba” - Leonardo da Vinci Steve Jobs FEZ MUITO DISSO!

  • Carlos Algarte
    2012-05-31T13:20:55

    Alguns anos mais tarde, o sistema é apresentado a Steve Jobs, que viera visitar o laboratório. Jobs fez os engenheiros da Apple Inc. melhorarem o conceito, e eles acabaram projetando um modelo duas vezes mais barato que o Star, batizado Lisa. Depois, em 1984, os engenheiros da Apple dividem os custos pela metade mais uma vez e apresentam o Macintosh, que vem salvar o prestígio da Apple do fracasso comercial do Apple III.

  • Pedro Estima
    2012-05-31T10:27:37

    Se isso saiu mesmo da boca do Tim Cook não sei não. A Apple terá então um caminho tenebroso. Copiaram a Xerox no início da empresa. Copiaram a Google em patentes internas do telefone. Amo a Apple e seus produtos mas se forem nessa linha de pensamento, vão cair muito no conceito de muita gente. RIP Steve Jobs

  • Tiago Costa
    2012-05-30T22:12:53

    Putz...até cheguei pra ler o artigo e os posts, mas depois de " ... Nenhum deles chegar aos pés dos aparelhos da maçã... " e " tem muito otário que não tem condições e compram cópias por ai ... " ... Eu desisti! MTO fanatismo por "m²" aqui! Só uma pergunta: Os "Otarios" são assim por não ter condição de pagar 2500 num aparelho, sendo que um de 1800 é bem melhor, confiável e tudo mais? Inversão de valores, não?

  • Leandro Cavalcanti
    2012-05-30T19:05:17

    Dizer que estão copiando é facil mais afinal, QUEM COPIOU QUEM 1º ??? vamos ler sobre as coisas pra depois sair falando B*****

  • Adan Scaramelo
    2012-06-11T10:58:22

    Se liga Cook... Estamos em um mundo em que nada se cria, tudo se copia. Esperto é quem copia e aprimora a idéia original.

  • Carlos Algarte
    2012-05-31T13:21:20

    Xerox não ousa atacar a Apple Inc. na justiça por violação de propriedade intelectual, o que não impede a Apple de atacar a Digital Research na justiça, que realizara uma cópia idêntica da interface para o PC: Digital Research é obrigada pela justiça e degradar sua interface até torná-la inutilizável. Alguns anos mais tarde, a Apple faria um processo similar contra a Microsoft pelo Windows 3.0 e, principalmente, Windows 3.1, mas a opinião dos juízes sobre a propriedade das ideias de interface (e não do código que a implementa) mudou consideravelmante, e a Apple não ganharia a causa.

  • Carlos Algarte
    2012-05-31T13:20:17

    Na década de 1970, o centro de pesquisas Xerox em Palo Alto - o Xerox PARC (Xerox Palo Alto Research Center) - inventa a interface gráfica moderna, os ícones e o revolucionario mouse. Essas ideias serão aproveitadas em máquinas experimentais como o Alto, e mais tarde comercializadas como o Star. Mas estas máquinas revolucionárias são muito caras e lentas demais com as tecnologias e custos da época.

  • Duda Weyll
    2012-05-30T18:10:19  

    Por favor, empresas, não copiem a Apple explorando trabalho escravo chinês para baratear custo de produtos. xD

    recentes

    populares

    • Duda Weyll
      2012-05-30T18:10:19  

      kkkk engracado,sera que vc nao tem nada da nike na sua casa? ou de um monte de empresas americanas,inglesas e outras??todas as grandes empresas no mundo fazem isso hj em dia.acorda!!