Sistemas Operacionais

23/05/2012 16h55 - Atualizado em 23/05/2012 16h55

RIM fala sobre futuro dos smarts BlackBerry na América Latina

Stella Dauer
por
Para o TechTudo

Nesta quarta-feira (23) a RIM deu início ao evento BeFirst na cidade colombiana de Cartagena, com representantes de 12 países da América Latina. Restrito a jornalistas, a reunião mostrou os rumos que a empresa pretende dar aos seus smartphones da linha BlackBerry na região, como as campanhas comerciais que serão veiculadas, incluindo estrelas como Sabrina Sato.

Evento BeFirst, promovido pela RIM em Cartagena, Colômbia (Foto: Stella Dauer)Evento BeFirst, promovido pela RIM em Cartagena, Colômbia (Foto: Stella Dauer)

O diretor geral regional da RIM, Rick Costanzo, anunciou na abertura do evento que a empresa tem 77 milhões de usuários da plataforma em todo o mundo, e deixou claro que o evento não traria nenhuma resposta sobre o esperado BB10. Atualmente na versão 7, o BlackBerry OS é utilizado também por governos como os da Austrália e Nova Zelândia, e está presentes em 10 grandes companhias no Brasil. De acordo com o executivo, a RIM é a maior vendedora de smartphones da América Latina há dois anos.

A nova campanha publicitária da RIM ressaltará as vantagens dos produtos da marca, incluindo o popular sistema de mensagens BBM. Mesmo com uma loja de aplicativos reduzida e com muitos buracos, Costanzo afirma que em apenas um ano a empresa registrou um aumento de 300% na América Latina, a região com o mais rápido crescimento no mundo.

O diretor geral dos países Andinos e Caribe, Wes Nicol, deu um panorama ampliado da aposta da RIM nesses países, que crescem rapidamente e, assim, representam um ótimo mercado novo para a plataforma. Com foco na Colômbia, Nicol mostrou dados sobre a rápida adoção à tecnologia móvel no país. O ministro de Tecnologia da Colômbia, Diego Molano Vega, reforçou seu discurso e comentou a forte conexão que há nos números de crescimento de usuários da internet e a diminuição da pobreza. No Chile, por exemplo, o crescimento de 10% na penetração da banda larga diminuiu em 2% o desemprego.

Para finalizar as apresentações corporativas, o vice-presidente sênior e membro do Grupo de Pesquisa de Redes, Wally Swain, discorreu sobre dados móveis no mundo todo. A empresa estima que até 2015, 5 bilhões de pessoas estejam conectadas, e 55% dos que responderam a uma pesquisa da RIM afirmaram que seu próximo telefone será um smartphone. Para ele, o mercado de smartphones na América Latina terá 300 milhões de aparelhos ativos até 2016. Em um gráfico, Swain mostrou como cada vez mais as pessoas abandonam seus celulares simples e passam a adotar os smartphones, seja pela necessidade de estar conectado, seja pela maior oferta e melhor preço dos aparelhos.

Em uma pesquisa realizada pela RIM com o mercado hispânico, em 2011, consumidores apontaram as principais características que seus telefones devem ter: internet e email estavam em segundo e terceiro lugares, atrás apenas das câmeras. Além disso, 85% afirma que utiliza diariamente mensagens de texto, e 60% usam e-mail. Dados de março de 2012 mostram que o uso de mensageiros instantâneos para smartphones cresceu bem de 2010 para 2011, e as projeções para 2012 também são boas. Até 2016, espera-se um crescimento geral de 22%.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares