Celular

23/05/2012 08h05 - Atualizado em 23/05/2012 08h05

SMS pode substituir bilhetes de trem no Rio

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

Os usuários do trem no Rio de Janeiro podem, em breve, passar por uma revolução tecnológica: há cerca de um mês, funcionários da empresa que administram o serviço, a SuperVia, estão testando um novo tipo de bilhete. Ao invés do cartão físico, a entrada nas estações agora poderá ser feita por meio de mensagens de texto em celulares.

Testes de nova tecnologia estão sendo na Central (Foto: Divulgação) (Foto: Testes de nova tecnologia estão sendo na Central (Foto: Divulgação))Testes de nova tecnologia estão sendo na Central (Foto: Divulgação)

O sistema funcionaria da seguinte forma: a venda de passagens seria online ou em totens nas estações. O número de telefone celular do comprador seria registrado no momento da conta, e, assim, ele receberia um SMS com um código para ser lido pela catraca. O projeto é o mesmo que foi testado na rodovia Dom Pedro, em São Paulo, também com sucesso – mas que ainda aguarda uma aprovação da Agência de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp).

Nos trens cariocas, as avaliações estão sendo feitas em uma catraca especial, na estação Central, que tem um equipamento capaz de ler as informações do SMS. Segundo Rodrigo Petroni, sócio diretor da companhia que trouxe a tecnologia da Suécia para o Brasil, a UPM2, os resultados até o momento estão sendo bem positivos. Apesar disso, é bom lembrar que ainda não há nenhuma decisão concreta sobre a aquisição do leitor. “Não houve qualquer problema até agora. A leitura é feita em 50 milissegundos, mesmo tempo do cartão hoje utilizado pela SuperVia”, explicou.

Via Mobile Time

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Angela Maria
    2012-05-23T17:20:43

    Higor tem razão......

  • Higor Lyra
    2012-05-23T14:17:16

    De que adianta se o serviço continua um lixo? Modernizar as catracas é mole, quero ver modernizar os trens!