Jogos de esporte

30/05/2012 09h00 - Atualizado em 05/06/2012 12h13

Testamos Pro Evolution Soccer 2013

Alexandre Silva
por
Para o TechTudo

A Konami anunciou para este ano: Pro Evolution Soccer 2013, a sequência da franquia esportiva que chega em novembro ao Brasil para Xbox 360 e PlayStation 3. Em um evento realizado em São Paulo no dia 9 de maio, PES 2013 foi apresentado à imprensa, tanto nacional quanto internacional. Os produtores Naoya Hatsumo, Manorito Hosoda e Toru Kato comentaram sobre as novidades da versão, e também deram a oportunidade a todos os presentes de testar o título.

PES 2013 (Foto: Divulgação) (Foto: PES 2013 (Foto: Divulgação))PES 2013 (Foto: Divulgação)

Esta é a primeira vez que um jogo da franquia é apresentado em primeira mão no Brasil, algo que até então acontecia apenas no Japão. Mesmo no estágio inicial do desenvolvimento, algumas diferenças já puderam ser notadas em comparação a PES 2012.

Domine completamente a bola

As melhorias principais estão na jogabilidade, o que inclui um novo sistema de dribles manuais. Através de comandos específicos no controle, é possível realizar jogadas completas, recurso ideal para jogadores mais experientes. Estes foram os principais pontos trabalhados pelos produtores: o controle da bola e uma inteligência artificial pró-ativa.

O sistema de controle da bola pôde ser testado nos terminais presentes no evento. Em PES 2013 é possível reduzir a velocidade da bola, dominá-la de maneiras diferentes, fazer outros passes e trocar de pé. Pode demorar um pouco para o jogador pegar o jeito da coisa, mas o resultado é legal: dá para fazer o adversário passar um pouco de vergonha com os “olés”.

Para se ter uma ideia da liberdade de movimento, dá para manter os passes e chutes em um modo manual, e assim controlar a altura e velocidade da bola rolando. Os dribles em velocidades diferentes certamente darão ao jogador várias possibilidades - isso se ele souber utilizá-los.

PES 2013 (Foto: Divulgação) (Foto: PES 2013 (Foto: Divulgação))PES 2013 (Foto: Divulgação) (Foto: PES 2013 (Foto: Divulgação))

Conheça o sistema Player ID

Outra novidade é o chamado Player ID, que dá maior individualidade para jogadores icônicos do futebol mundial. Os produtores do game capturaram movimentos característicos de jogadores como Neymar, Messi e outros, que terão movimentos únicos. Ao todo, são cerca de 50 atletas a possuírem tal peculiaridade.

Entre os escolhidos, estão atacantes (em sua maioria), zagueiros e até mesmo goleiros, que terão animações exclusivas de acordo com seu estilo de jogo na vida real.

PES 2013 (Foto: Divulgação)PES 2013 (Foto: Divulgação)

Mudança nos goleiros

Por falar em goleiros, eles também ganharam novas animações de defesa, aumentando assim o realismo de uma forma geral. Agora, o jogador pode escolher repor a bola de uma forma mais rápida e fazer contra-ataques, por exemplo.

Goleiros sempre foram considerados o maior problema da franquia. Para contornar o problema, a Konami trabalhou junto de atletas reais para capturar os movimentos reais. Houve muito feedback por parte dos jogadores durante a criação do novo sistema de controle.

PES 2013 (Foto: Divulgação)PES 2013 (Foto: Divulgação)

Mantendo a essência

Mesmo com todas as mudanças, PES continua sendo PES. Ainda é cedo para fazer comparações com o rival FIFA, mas a impressão é que o clima do jogo permanece o mesmo dos antecessores – o que pode ser bom para alguns e ruim para outros.

Lembrando que a versão brasileira (e a mais popular da série) tem alguns elementos extras já conhecidos pelos fãs, como a inclusão de Neymar na capa e a narração feita pela dupla Sílvio Luíz e Mauro Beting.

Vale lembrar que PES 2013 estará na E3 2012. Você confere a cobertura completa da feira aqui no TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Antonio Matos
    2012-05-30T11:46:21

    Eu não vi nenguem dizer que jogabilidade do PES é melhor, não pode...kkk vc acha melhor a jogabilidade que a bola cola no pé, movimentos super falsos, sem reaismo nenhum, os jogadores dão um giro 360° que meu Deus, eu ficaria tonto girando daquele jeito, é vicio quem curte PES, é pq é fanboy, Fifa esta mto a frente desde 2009...

  • Gilson Oliveira
    2012-05-30T11:43:58

    nao gosto destes toque q ele da na bola a bola rola e para daew ele tem q da um toque nela de volta po vc adianta a bola dependendo da força ela tem q ir mais longe

  • Rafael Rodrigues
    2012-05-30T11:42:17

    Olha, tenho os dois jogos, tanto o PES e o FIFA são bons jogos, mas cada um tem a sua escolha, uma característica de um jogo a pessoa se identifica porque gosta disso e daquilo. Eu prefiro PES, desde a jogabilidade e rapidez na interface do jogo, entre outras coisas. Não tem situação de fanboy, cada um jogo o jogo que gosta e pronto, não tem que gostar do que outros gostam, no caso dos que preferem o FIFA.

  • Marcelo Neves
    2012-05-30T11:40:52

    Gosta de Vídeo Game : Jogue PES Gosta de Futebol: Jogue FIFA Com certeza o FIFA arrebenta!! PES já era... parou no tempo

  • Edson Silva
    2012-05-30T11:45:58

    Tenho os dois tanto FIFA12 e PES2012 gosto de ambos, mensagem que querem passar é clara; FIFA é o Futebol que assitimos e o PES é o Futebol que gostariamos ou sonhamos em ver.....Respeito tanto quem curte um ou outro, não entendo essas ofensas para quem curte outro.

  • Alan Silva
    2012-05-30T11:43:36

    pes tem mais graça de jogas tem mais ataques mais gol tem mais emoçao fifa tem mais toque de bola e chato isso

  • Alan Silva
    2012-05-30T11:40:35

    podia ter o campeonato brasileiro e os times brasileiros podiam ser a nivel dos times portugueses. tem campeonato holandes por que nao o brasileiro

  • Luiz Henrique
    2012-05-30T11:40:28

    FIFA JOGABILIDADE PES GRÁFICO, infelizmente se perdeu no tempo o PES....

  • Gustavo Wenceslau
    2012-05-30T11:37:22

    FIFA de uns anos pra cá, vem humilhando o PES. O FIFA supera em tudo o PES em tudo. O cara que fala que FIFA é isso é aquilo, é porque não conhece, e não sabe jogar.

  • Tiago Morais
    2012-05-30T11:32:14

    cinto muito mas o FIFA é jogo de fraco, é nós PES.

  • Marcelo Medeiros
    2012-05-30T11:32:26

    Julio Junior Já percebeu a diferença de como os jogadores falam? Todo 'FIFEIRO' vem com argumentos do jogo pra falar que FIFA é melhor. Até agora os 'PESEROS' que apareceram aqui, só vem como mesmo papo: "Fifa é jogo de bobo" "Fifa é jogo de moça" "Fifa é ruim, PES é melhor" Argumento pra valer, do jogo mesmo, nenhum... Cada comentário desse me dá a certeza que PES tem fanboy, pq eles tem preguiça de jogar outro jogo...

  • Eduardo Silva
    2012-05-30T11:31:20

    Porque tem pessoas que falam ainda do pes é o melhor jogo da atualidade em termo de futebol. agora fifa que ser muito individualista bmas acaba estragando o jogo

  • Carlos Souza
    2012-05-30T11:26:14

    Tentei jogar o Fifa, nao deu, e olha que tentei muito mesmo. Jogabilidada do pes ( pra mim muito superior, e outra coisa para jogar fifa tem que fazer um curso de ingles antes, vai ser complicado assim la na china, cheio de nove horas pra comecar. Pes forever... ja quero comprar na pre-venda.

  • Jandion Silva
    2012-05-30T11:24:23

    FIFA WINS.

  • Diogo Brito
    2012-05-30T11:23:16

    FiFa e Horrivel eu comprei e se pudesse devolver eu devolvia.... Pes é o melhor e unico pra mim...

  • Divino Lombardi
    2012-05-30T11:22:02

    Gosto de joga Pes , n vejo graça no fifa , narraçao portugues , jogabilidade muito legal, fifa robo , agora essa galera que ta falando mal do pes , ta vendo video dos pes 2013 !!!!!!

  • Diego Santos
    2012-05-30T11:21:19

    Vai sair pra PC não?

  • Raphael Barbosa
    2012-05-30T11:13:05

    Podia licenciar mais times, principalmente os brasileiros e as seleções... agora uma coisa que sempre discordei foi com os pontos de habilidade dos jogadores, pois tem uns que só por jogarem na europa, têm pontuação gigantesca sem jogar nada (Fabregas 95... WTF), enquanto outros, por não serem badalados, apesar de jogarem muito, aparecem no jogo com pontuação de 75 ou menos. Se o FIFA tivesse narração em português, ia disparar em vendas em relação ao PES, comentário em inglês é muito sem graça

  • Eduardo Braz
    2012-05-30T11:12:29

    Quem joga PES e fala que FIFA é ruim, é prq é o tipo de jogador que ñ sabe experimentar coisas novas, testar pelomenos pra ver se é bom.... FIFA é Fodalistico, jogabilidade monstra, fora as outras coisas os estadios, os times... o Fifa só tem um defeito, não tem campeonatos Sul-Americanos tipo libertadores e copa Sul-Americana. Mas acredito que no FIFA 13 ja vem com esses campeonatos. O PES tem varios defeitos, não tem muitos times, não tem estadios, RUIM RUIM RUIM!!!

  • Julio Junior
    2012-05-30T11:11:18

    FIFA é jogo de menina, PES sempre foi melhor e pelo jeito sempre será!!

  • Ênio Martins
    2012-05-30T11:10:20

    eu acredito que a opção de jogo(pesou fifa) seja relativo, eu sou acostumado com o pes, acho o fifa bem interessante mais não troco o pes por ele! ja estou adaptado ao moto de jogo, imagem etc. só critico as poucas opções de times e ligas.

  • Caio Domingues
    2012-05-30T11:10:15

    Estão tentando FIFAR o pes...

  • Otavio Mendes
    2012-05-30T11:09:05

    Não consegui instalar o FIFA, e o CD é Original.

  • Matheus Beninca
    2012-05-30T11:07:08

    Até 2010 eu considerava o PES melhor que o FIFA. Em 2011, empataram. Agora, os games 2012 não tem nem comparação. O FIFA é muito mais tático, inteligente, técnico. O PES 2012 é robótico. Em alguns momentos parece um Super Star Soccer. Foi só eu dar alguns dias de chance pro FIFA e nunca mais joguei PES. E vai ser difícil voltar a jogar, com as melhoras que estão por vir esse ano por parte da EA Sports.

  • Marcelo Medeiros
    2012-05-30T10:58:09

    Jogador de PES tem um defeito que eu tinha. Não consegue experimentar outra coisa. FIFA é mais estratégico, tem que treinar pra driblas, dá pra humilhar o adversário. Nada paga voce pegar o CR7 na linha de fundo, com 4 caras em cima e vc fazendo firula pra passar o tempo. É animal. O PES 12 tem movimentos que parecem fliperama, irreais. A camera é tosca e os goleiros são uma piada. Entrem no youtube e vejam vídeo dos dribles do FIFA 12. Duvido que não fiquem com vontade de jogar.