Jogos de esporte

30/05/2012 09h00 - Atualizado em 05/06/2012 12h13

Testamos Pro Evolution Soccer 2013

Alexandre Silva
por
Para o TechTudo

A Konami anunciou para este ano: Pro Evolution Soccer 2013, a sequência da franquia esportiva que chega em novembro ao Brasil para Xbox 360 e PlayStation 3. Em um evento realizado em São Paulo no dia 9 de maio, PES 2013 foi apresentado à imprensa, tanto nacional quanto internacional. Os produtores Naoya Hatsumo, Manorito Hosoda e Toru Kato comentaram sobre as novidades da versão, e também deram a oportunidade a todos os presentes de testar o título.

PES 2013 (Foto: Divulgação) (Foto: PES 2013 (Foto: Divulgação))PES 2013 (Foto: Divulgação)

Esta é a primeira vez que um jogo da franquia é apresentado em primeira mão no Brasil, algo que até então acontecia apenas no Japão. Mesmo no estágio inicial do desenvolvimento, algumas diferenças já puderam ser notadas em comparação a PES 2012.

Domine completamente a bola

As melhorias principais estão na jogabilidade, o que inclui um novo sistema de dribles manuais. Através de comandos específicos no controle, é possível realizar jogadas completas, recurso ideal para jogadores mais experientes. Estes foram os principais pontos trabalhados pelos produtores: o controle da bola e uma inteligência artificial pró-ativa.

O sistema de controle da bola pôde ser testado nos terminais presentes no evento. Em PES 2013 é possível reduzir a velocidade da bola, dominá-la de maneiras diferentes, fazer outros passes e trocar de pé. Pode demorar um pouco para o jogador pegar o jeito da coisa, mas o resultado é legal: dá para fazer o adversário passar um pouco de vergonha com os “olés”.

Para se ter uma ideia da liberdade de movimento, dá para manter os passes e chutes em um modo manual, e assim controlar a altura e velocidade da bola rolando. Os dribles em velocidades diferentes certamente darão ao jogador várias possibilidades - isso se ele souber utilizá-los.

PES 2013 (Foto: Divulgação) (Foto: PES 2013 (Foto: Divulgação))PES 2013 (Foto: Divulgação) (Foto: PES 2013 (Foto: Divulgação))

Conheça o sistema Player ID

Outra novidade é o chamado Player ID, que dá maior individualidade para jogadores icônicos do futebol mundial. Os produtores do game capturaram movimentos característicos de jogadores como Neymar, Messi e outros, que terão movimentos únicos. Ao todo, são cerca de 50 atletas a possuírem tal peculiaridade.

Entre os escolhidos, estão atacantes (em sua maioria), zagueiros e até mesmo goleiros, que terão animações exclusivas de acordo com seu estilo de jogo na vida real.

PES 2013 (Foto: Divulgação)PES 2013 (Foto: Divulgação)

Mudança nos goleiros

Por falar em goleiros, eles também ganharam novas animações de defesa, aumentando assim o realismo de uma forma geral. Agora, o jogador pode escolher repor a bola de uma forma mais rápida e fazer contra-ataques, por exemplo.

Goleiros sempre foram considerados o maior problema da franquia. Para contornar o problema, a Konami trabalhou junto de atletas reais para capturar os movimentos reais. Houve muito feedback por parte dos jogadores durante a criação do novo sistema de controle.

PES 2013 (Foto: Divulgação)PES 2013 (Foto: Divulgação)

Mantendo a essência

Mesmo com todas as mudanças, PES continua sendo PES. Ainda é cedo para fazer comparações com o rival FIFA, mas a impressão é que o clima do jogo permanece o mesmo dos antecessores – o que pode ser bom para alguns e ruim para outros.

Lembrando que a versão brasileira (e a mais popular da série) tem alguns elementos extras já conhecidos pelos fãs, como a inclusão de Neymar na capa e a narração feita pela dupla Sílvio Luíz e Mauro Beting.

Vale lembrar que PES 2013 estará na E3 2012. Você confere a cobertura completa da feira aqui no TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Fernando Ribeiro
    2012-05-30T10:15:45

    Até Ronaldinho Soccer é melhor que FIFA. PES então... deita. Nas lan houses só dá PES.

  • Wilame Queiros
    2012-05-30T10:13:16

    TENHO UMA LOCADORA DE VIDEO GAMES QUER DIZER TENHO VARIAS PESSOAS QUE JOGÃO O "PES" E EU SEI QUE A OPINIÃO DE TODOS É QUE DEVERIA TER TODOS OS TIMES DA PRIMEIRA DIVISÃO DO BRASILEIRÃO É MUITO CHATO TER QUE FAZER PATCH OS JOGADORES SÃO MUITO DIFERENTES DOS QUE VEM NO GAME, NO BRASIL O PES AINDA É MAIS VENDIDO QUE O FIFA MAIS SE ISSO NÃO MUDAR A KONAMI VAI PERDER O MERCADO BRASILEIRO, MAIS UMA DICA PARA OS GOLEIROS COMO TEM AQUELAS BOLAS OFICIAIS DA ADIDAS, NIKE TEM QUE COLOCAR AS LUVAS DOS GOLEIROS COM AS MARCAS OFICIAIS ESSAS QUE ELE USAM ATUALMENTE SÃO MUITO FEIAS E NADA REAIS PARECE COPA 58.

  • Ditter Candido
    2012-05-30T10:32:29

    tive campeonato brasileiro no pes eu devolvo o jogo.ninguem joga com isso so da barça e real e espanha .

  • Michel Milanezi
    2012-05-30T10:26:21

    Hola senhores moro na espanha faz muitos anos i sempre fui fan do PES mais os dois ultimos anos me decepeciono bastante aqui na europa o fifa 2012 arraso com Pes para começar no realismo no grafico a diferença e abismal i nem falar sobre as licenças

  • Maurício Brito
    2012-05-30T10:24:51

    pes >>> fifa.... e estão rolando boatos na net que esse pes vai ter o campeonato brasileiro e argentino.... ai é só alegria!!!!

  • Samuel Ribeiro
    2012-05-30T10:13:01

    Tem que melhorar o Lag deste jogo, vc entra pra jogar online contra um argentino por exemplo, o cara cai do jogo, o PES Penaliza os dois isso é muita burrice, da pra saber que conexão desconectou e penalizar somente o trapaceiro PÔ maior saco!!!!!

  • Lucas Locatelli
    2012-05-30T10:09:16

    Sempre fui fã do PES, mas pra mim estragaram o jogo no Pes 2011.... as finalizações são broxantes, os chutes, os goleiros pulando para fazer as defesas... os estádios, a distribuição da torcida na arquibancada... tudo isso o FIFA dá um show no Pes. É uma PENA que a Libertadores e a UEFA são exclusivas da Konami (PES) e não da EAsports (FIFA).

  • Cairo Ribeiro
    2012-05-30T10:04:55

    vai ter que melhorar demais pra ficar mais ou menos!! o fifa está mto acima !!

  • Thiago Paraiso
    2012-05-30T10:03:50

    Corrigindo algumas falhas de zagueiros e goleiros o PES 2013 tem tudo para ficar cada vez melhor!

  • Jean Mendonça
    2012-05-30T09:58:11

    Desde quando esse vídeo é de gameplay ? aeuaue

  • William Santos
    2012-05-30T09:52:51

    Até q enfim!! algo q ja tem no fifa a decadas.

  • Cogumelos Azuis
    2012-05-30T09:47:17

    IRADO!!!!

  • Eric Oliveira
    2012-05-30T09:46:46

    Tem que ter o brasileirão, senão o fifa vai continuar sendo sempre melhor que o pes. é um saco ter que atualizar o jogo com patch extra oficial.

  • Marcos Santos
    2012-05-30T17:34:08

    Não mencionaram a versão PC, não vai ter??????

  • Edilson Ribeiro
    2012-05-30T17:31:23

    só tenho uma coisa a dizer pra quem gosta do FIFA e fala mal do PES:se vcs preferem o FIFA pra que vcs estão comentando algo sobre o PES??deixem de ser invejosos,e vão curti o joguinho de rôbos do FIFA e deixe esse espaço para quem gosta de FUTEBOL!!!

  • Jairo Santos
    2012-05-30T17:28:12

    Não venham dizer que são amantes do FIFA ou do PES, quem sabe jogar futebol sabe qual dos 2 é melhor, falar do que gosta, qualquer um fala, mas em questão de jogabilidade, e pra quem sabe jogar de verdade, o FIFA 12 até o momento, 100% melhor. Por isso, parem de falar aquilo que gostam e digam aquilo que vale a pena: FIFA FIFA FIFA FIFA

  • Wagner Peres
    2012-05-30T17:27:14

    PES jogo de video game...FIFA simulador de futebol

  • Gutemberg Menezes
    2012-05-30T17:26:10

    Gente ... não me matem do coração... vocês mencionaram apenas Xbox 360 e PlayStation 3. Cadê Computadores? lembram? PC, Descktop sei lá oque...

  • Wagner Peres
    2012-05-30T17:25:26

    PES criança...Fifa adulto...não tem comparação!!!!

  • Danilo Nogueira
    2012-05-30T17:20:16

    O pessoal reclama do Fifa por causa do sistema de marcação. mas isso deixou o jogo mais disputado. Um jogador lento tem chance de passar por um velocista com um drible, ao contrário do outro tipo de marcação que vc apenas fica pressionando um botão e o cara tira a bola. PES virou jogo pra crianças iniciantes!

  • Diego Silva
    2012-05-30T17:09:33

    Na minha opniao, em quanto nos jogadores virtuais tivermos esta disputa para sabermos quem é melhor para jogar PES OU FIFA, sera de grande valia para nos, ate porque isso força as duas concorrentes sempre a produzirem um futebol de alto nivel para nos jogamos virtuais, Competição saudavel e quem sae ganhando somos nos mesmo. Eu jogo pes 2012 online direto, mas fifa tambem é um grande jogo, importante é ser apaixonado por futebol, quem venha PES 2013 E FIFA 2013

  • Antonio Matos