Notebook

30/05/2012 16h16 - Atualizado em 31/08/2016 15h47

Tim Cook explica o porquê dos nomes dos produtos da Apple

Guilherme Godin
por
Para o TechTudo

Durante a D10, evento de tecnologia do site All Thing Digital (da Wall Street Journal) que aconteceu na noite da última terça-feira (29), o CEO da Apple, Tim Cook, foi questionado sobre a forma que a empresa nomeia os seus produtos. A pergunta foi gerada após uma grande discussão sobre o iPhone lançado em outubro passado se chamar "4S".

Para Cook, só existe a necessidade de mudar o nome quando o produto lançado tem novas características de design, o que não foi o caso do 4S, que sofreu apenas mudanças no seu interior e a inclusão do Siri, o assistente de voz. Segundo Tim, o iPhone 4S é chamado assim por ser a 4° versão do produto, e o "S" é justificado pelo Siri.

Tim Cook durante o evento realizado na terça-feita (Foto: Reprodução/ Engadget)Tim Cook durante o evento realizado na terça-feita (Foto: Reprodução/ Engadget)


Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

O CEO afirma que a Apple nomeia seus produtos de acordo com o desempenho e a forma que o produto se estabelece no mercado, como é o caso dos iPods, que sempre tiveram o nome e um complemento de acordo com o lançamento. “Muita gente me pergunta sobre os iPods, mas todo mundo conhece eles por serem um iPod. Se lançássemos, por exemplo, o iPod Shuffle como apenas Shuffle, teríamos que ficar explicando o que ele faz de diferente” explicou ele.

Outro fato que ajuda na nomenclatura, de acordo com Tim, é as pessoas adorarem números depois de uma marca já existente e forte no mercado, pois denota uma continuidade de geração. Foi o caso do iPhone 3GS, 4 e 4S, que à princípio seria chamado assim pela velocidade, mas depois se tornou versões do aparelho.

Sobre o iPad, ele diz que não existirá mais nomes diferentes ou versões, e que a mundaça começou já com o "novo iPad", lançado em março pela Apple. Neste caso, mesmo que o público chame-o de iPad 3, o nome oficial é apenas iPad. Isso segue a tendência como dos Macbooks e iMacs, que não recebem nomes de versão ou qualquer oura referência.

Esta mudança na nomeclatura também é esperada para o novo iPhone, que ao invés de ser chamado de iPhone 5 pode chegar às prateleiras somente como iPhone, mas nada foi confirmado por Tim.

Via Cult of Mac.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Luiz Gomes
    2012-05-31T00:48:36

    Tanta coisa boa foi dita por Tim Cook e você só conseguiu elencar o porquê dos nomes dos produtos! Muito fraquinho você amigão, leia mais e.... ouça mais! Abração.

  • Wagner Bonfim
    2012-05-30T23:28:13

    Mas e o sucesso que o Jobs com a "Lise"?

  • Allan Cruz
    2012-05-30T23:24:13

    Viva a parceria GLOBO & APPLE!