Internet

10/05/2012 14h48 - Atualizado em 10/05/2012 14h48

Windows 8 para tablets pode não ter suporte a navegadores alternativos

Paulo Higa
por
Do Tecnoblog

A próxima versão do Windows deve chegar ainda neste ano, e os desenvolvedores já começaram a produzir interfaces específicas para serem utilizadas na edição RT do sistema operacional, voltada principalmente para tablets. A novidade em relação à nova plataforma, no entanto, é que ela talvez não dê suporte a nenhum outro navegador que não o Internet Explorer.

Entre no aplicativo do Internet Explorer, na tela Start da interface Metro (Foto: Reprodução/Júlio Monteiro) (Foto: Entre no aplicativo do Internet Explorer, na tela Start da interface Metro (Foto: Reprodução/Júlio Monteiro))Internet Explorer na plataforma Windows 8 (Foto: Reprodução/Júlio Monteiro)

Assim, ainda que o visual do novo Mozilla Firefox para dispositivos móveis tenha sido divulgado recentemente, se depender da Microsoft o browser alternativo poderá não estar presente em aparelhos com a plataforma Windows 8. De acordo com a Mozilla, a Microsoft impõe limitações em aplicativos desenvolvidos por terceiros para o Windows 8 RT, impedindo que os concorrentes produzam navegadores à altura do Internet Explorer.

O Google também reclamou da decisão da companhia de Bill Gates, dizendo que compartilha "das preocupações que a Mozilla levantou sobre o ambiente do Windows 8 que restringe a escolha do usuário”. A limitação prejudicaria também o Chrome, atualmente o segundo browser mais utilizado no mundo, atrás apenas do próprio Internet Explorer.

Apesar da declaração das concorrentes, a Microsoft ainda não deu qualquer declaração oficial sobre o posicionamento da Mozilla e do Google.

Via ExtremeTech

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Jonathan Chagas
    2012-05-14T00:00:56

    Jeferson**

  • Jonathan Chagas
    2012-05-14T00:00:41

    Duvido que a Microsoft vá manter esse posicionamento até o lançamento da versão final do sistema. Pra quem não se lembra, ela teve que vender edições especiais na UE sem um dos programas dela (não lembro qual). Não acho que ela vá querer passer por problemas legais novamente… Jeferso, esse pensamento é das pessoas que abandonaram o IE e nunca mais o testaram. A evolução do IE8 para o IE9 é absurda, mas o IE9 ainda não aceita TODOS os padrões da W3C que deveria aceitar. Já o IE10 (uso no Win8), aparentemente, suporta todos os padrões (exceto o WebGL, mas ele não é padrão, suponho eu).

  • Alexsandro Silva
    2012-05-10T15:40:29

    É né... Fazer o que?

  • Jeferson Santos
    2012-05-10T14:58:09

    Tenho o internet explorer, mas sinceramente, sou mais o Chrome. O internet explorer eh ruim de mais.