Internet

25/05/2012 12h41 - Atualizado em 28/05/2012 14h31

Yahoo lança nova ferramenta de busca: 'Axis' com maior integração mobile

Edivaldo Brito
por
Para o TechTudo

Em mais uma tentativa de voltar a ser um referencial de buscas na Internet, o Yahoo lançou, na última quarta-feira (23), um novo software de pesquisa, o Axis. Baseado na tecnologia HTML5, ele mostra os resultados da busca por meio de pré-visualizações de páginas em vez de uma listagem dos links.

axisServiço de buscas "Axis" do Yahoo (Foto: Reprodução)

O serviço foi lançado como um plug-in para navegadores e esta disponível para Chrome, Firefox, Safari e Internet Explorer 9. Para iPad/iPhone e iPod Touch ele foi disponibilizado como um aplicativo completo. O Yahoo informou que uma versão Android já está sendo desenvolvida. Em ambos os clientes, os resultados da pesquisa vêm do Bing da Microsoft, isso é resultado de uma parceria entre as duas empresas.

Nos computadores ele aparece como uma caixa de pesquisa na barra inferior dos navegadores e nos dispositivos móveis da Apple está disponível como parte de um navegador próprio, a justificativa para isso, é que a Apple não permite que se instale plug-ins no Safari Mobile. Para usar a ferramenta basta digitar na pequena caixa de pesquisa, com isso aparecerá uma lista vertical de sugestões no canto inferior esquerdo do navegador e ao lado, um conjunto horizontal de pré-visualizações das páginas.

Embora com versão para os navegadores desktop, o Yahoo! Axis ganha destaque na sua versão para dispositivos móveis, pois a mobilidade é o foco desse sistema. Com a devida autorização dos proprietários, o Yahoo armazenará a atividade de buscas destes em seus servidores para que eles possam acessar suas pesquisas anteriores em qualquer computador ou iPhone, o serviço aceitará logins que os usuários usam no Google, Facebook e claro, do próprio Yahoo.

Confira o vídeo Demo do novo Axis do Yahoo:

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Henderson Bariani
    2012-05-25T14:22:44

    Eu testei, mas os resultados são da versão em inglês do Yahoo! fica ruim quando você está procurando algo mais específico do Brasil. De resto, me pareceu excelente