Sistemas Operacionais

22/06/2012 15h07 - Atualizado em 22/06/2012 15h08

Android 4.1 'Jelly Bean' deve ser lançado semana que vem

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

A próxima atualização do Android já tem nome e número de versão: será o Android Jelly Bean 4.1. Previso para ser lançado na próxima quarta-feira, quando o Google der início ao evento de desenvolvimento Google I/O, o novo Android substituirá o atual Ice Cream Sandwich, ou 4.0.

Lançamento da atualização 4.1 do Android pode acontecer já na semana que vem (Foto: Reprodução)Lançamento da atualização 4.1 do Android pode acontecer já na semana que vem (Foto: Reprodução)

A novidade foi revelada por meio da versão norte-americana da loja Google Play. Consumidores que visitam a página do Galaxy X (Nexus) leem no anúncio que o smartphone será vendido em breve com a versão Jelly Bean 4.1 do Android, apontando para um lançamento próximo do novo sistema. Infelizmente a imagem entrega pouca coisa das novidades do sistema operacional, mas é possível ver uma nova tela de fundo e alguns ajustes na interface gráfica da tela inicial do Galaxy X.

As apostas do site The Verge são para que a versão seja revelada no Google I/O, convenção da empresa destinada a desenvolvedores onde comumente a empresa fala de novos produtos e serviços. A edição deste ano será realizada já na semana que vem, dos dias 27 a 29 de junho. Espera-se também o lançamento do tablet Nexus, que pode trazer embarcada a nova versão do Android.

O Google tem como política sempre liberar as atualizações do Android primeiro aos aparelhos da linha Nexus. Exemplo disso é o próprio Galaxy X, que, quando lançado em outubro de 2011, trouxe consigo o Android 4.0. Como ele é o mais recente membro da família, é natural que seja também o primeiro smartphone a rodar o Jelly Bean.

O codinome Jelly Bean é conhecido desde o final de 2011, mas esperava-se que este nome fosse usado apenas na versão 5.0 do Android.

Via The Verge.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Jeferson Santos
    2012-06-25T11:35:59

    Ricardo é exatamente isso! O q as pessoas deveriam entender é q o unico smarthphone que utiliza o verdadeiro Android é os Nexus, os outros são o Android modificado e para cada fabricante existe 1. É claro q na hora de vender os vendedores não falam isso e o pessoal paga R$ 2000,00 para ter um celuar q 1 mes depois do seu lançamento ja esta ultrapassado pois ja existe uma versão melhor do SO disponivel e q não tera tão cedo para o Galasy S3.

  • Ricardo Masala
    2012-06-25T10:51:57

    Jeferson só fica atrasado quem não tem um Nexus... Tenho o Nexus S e já tenho o 4.0.4 e o meu cel funciona 100% inclusive com o conteúdo exclusivo para o temido S3... Parabéns ao Google tenho certeza que essa nova atualização vai ser inovadora... Não vejo a hora de atualizar meu Nexus!

  • André Pereira
    2012-06-23T01:51:47

    Não faz nem 3 meses que os celulares migraram pro Android ICS já lançaram nova versão. Vai ser mais uma demora até chegar o 4.1 pro Brasil... u.u'

  • Claudio Aguiar
    2012-06-22T16:50:56

    Tá brincando né Sergio? Atualizações são sempre bem vindas. Seu celular continua o mesmo e funcionando 100% mesmo sem a atualização. Reclame com a samsung caso seu celular demore a ser atualizado.

  • Fabio Luiz
    2012-06-25T12:26:12  

    Os outros ficam defasados em partes né? No Galaxy S2 por exemplo, tem a rom F1 GalaxyNexus, que é baseada na 4.0.4 do Nexus. 100% Google experience, só que com pequeninas melhorias. Ainda consegue rodar mais rápida e suave que a original do Nexus. Já comparei ambas lado a lado.

    recentes

    populares

    • Fabio Luiz
      2012-06-25T12:26:12  

      Ihuuu por isso amo meu galaxy nexus. pena que tinha colocado a versão 4.0.4 a pouco tempo e perdido minha agenda por erro meu. Com a atualização acredito que não vou cometer o mesmo erro.

  • Jeferson Santos
    2012-06-25T10:23:29  

    Parabens ao Google melhorando seu Android para a unica linha q realmente presta utilizar Android, a linha Nexus. Agora para os q gastaram R$ 2.000,00 em um Galaxy S3 meus pesames mas vcs ficaram sem essa atualização por pelomenos 1 ano quando provavelmente ja existir um Galaxy S4! Ai esta a diferença entre usar Android em celulares q não são Nexus ou utilizar iOS e o futuro WP8, comunidade Android sempre estara 1 passo a traz do atual. Gente chega de imitações parem de achar q esses Galaxy é melhor q iPhone pois esta longe de ser! Ou então gastem R$ 2000,00 e fiquem sempre atraz do mais atual!

    recentes

    populares

    • Jeferson Santos
      2012-06-25T10:23:29  

      E quanto ao Windows Phone, os Nokia Lumia não vão receber atualização do 7.5 para o 8. Ou seja, quem pagou R$2000 em um Nokia, vai morrer seco esperando atualização do sistema. Um sistema que não suporta Flash (como o IPhone), não suporta OpenGL (que é o driver gráfico mais utilizado para jogos para dispositivos móveis), não suporta mais de um núcleo de processador e, como o IPhone, não suporta tweaks nem personalizações.

    recentes

    populares

    • Jeferson Santos
      2012-06-25T10:23:29  

      Se fala tanto em fragmentação do Android, "quem tem Android depende da operadora e da fabricante", mas temos um sistema aberto, e só fica dependendo dos fabricantes quem quer, ou quem não sabe o real potencial de um smartphone. Pra esses é válida a recomendação do IPhone ou WP, mas meu Defy por exemplo, veio originalmente com um processador rodando em 800 MHz, hoje ele roda em 1.3 GHz com modificações na memória RAM, scheduler da memória interna, processamento da GPU, enfim, uma série de melhorias. Da mesma forma o Optimus, um dual-core que roda a 1.506 GHz

  • Fabricio Freitas
    2012-06-23T08:49:36  

    Agora vem 99% dos usuarios de android na expectativa de receber uma atualização, quando sabem que nem um terço recebera essa atualização, e os que receberem vao demorar muito tempo. WP8 chega logo.

    recentes

    populares

    • Fabricio Freitas
      2012-06-23T08:49:36  

      Concordo Fabricio...!! E que chegue logo o WP8' Pra Acabar com essa palhaçada do Google.

    recentes

    populares

    • Fabricio Freitas
      2012-06-23T08:49:36  

      Mas vocês estão esquecendo que o WP8 só vai ser instalado em novos smartphone, os antigos vão ficar no máximo na versão 7.8

  • Durvalino Rocha
    2012-06-22T22:34:58  

    Paulo Bueno, o galaxy X faz parte da linha nexus sim, na verdade ele é o Galaxy Nexus, só que no brasil o nome nexus não pode ser usado, por causa de uma confusão judicial de outro produto que leva o nome nexus tbm, quem tem o Galaxy X pode ficar tranquilo, que semana que vem vai receber o 4.1!

    recentes

    populares

    • Durvalino Rocha
      2012-06-22T22:34:58  

      Em que versão o Galaxy X vendido pela Samsung está atualmente? Quer dizer, qual doi a última liberada? Estou querendo comprar um e estou com essa dúvida

  • Paulo Bueno
    2012-06-22T17:19:50  

    Só uma correção: o Galaxy X NÃO faz parte da linha Nexus! Ele é controlado pela Samsung. O correto é o Galaxy Nexus, o mais recente Google Phone, que deve receber a versão 4.1 do Android. O Galaxy X só vai receber a atualização quando a Samsung autorizar. De qualquer modo, as atualizações são sempre bem vindas!

    recentes

    populares

    • Paulo Bueno
      2012-06-22T17:19:50  

      Lucas Araujo A Samsung teve que fazer modificações no sistema do Galaxy X para ele se adequar as normas da Anatel. Mesmo sendo quase imperceptíveis são suficientes para que a Samsung seja responsável por esse aparelho. Porém como o sistema do Galaxy X é puro, a diferença deve ser de uma ou duas semanas para receber o update.

    recentes

    populares

    • Paulo Bueno
      2012-06-22T17:19:50  

      Lucas Araujo Galaxy Nexus está na 4.0.4 já o Galaxy X está 4.0.2 O Galaxy X não recebe atualizações direto da google, vaso queira receber atualizações direto da google basta usar a ROM Yakju. e Oficial da google transformará seu Galaxy X em um Nexus recebendo atualizações direto da google.

  • Adriano Oliveira
    2012-06-22T18:57:44  

    Comprei um S3 hoje, será que essa atualização do android vai sir logo para ele,,, espero que sim!

    recentes

    populares

    • Adriano Oliveira
      2012-06-22T18:57:44  

      Com certeza vai. Pode ficar despreocupado! :)

    recentes

    populares

    • Adriano Oliveira
      2012-06-22T18:57:44  

      Luciano Asunção Creio que não devido ao Touchwiz, pode acontecer o mesmo que aaconteceu com ele, a samsung deve estar trabalhando já para adaptar o SO com o touchwiz, mas não acho que o S3 será um dos 1ºs.

  • Sergio Neto
    2012-06-22T16:10:19

    É uma piada, né? Nem instalamos ainda o 4.0 e já dizem em novo android? Arrependi-me profundamente em optar pela samsung/android.