Sistemas Operacionais

11/06/2012 16h48 - Atualizado em 11/06/2012 17h23

Para 'derrubar' o Google, Apple lança novo Mapas para iOS

Marlon Câmara
por
Da redação

A Apple anunciou diversas novidades no evento para desenvolvedores WWDC 2012, entre elas, seu novo sistema operacional móvel, o iOS 6. E entre as mudanças trazidas pela próxima versão da plataforma está um novo sistema de mapas desenvolvido pela própria empresa, para extinguir de vez o Google Maps de seus aparelhos.

Novo sistema de mapas da Apple é anunciado na WWDC (Foto: Reprodução/The Verge)Novo sistema de mapas da Apple é anunciado na WWDC (Foto: Reprodução/The Verge)

O aplicativo de mapas apresentado pela companhia conta com navegação turn-by-turn, que informa o usuário constantemente sobre novas possibilidades de trajetos - considerando o trânsito e os acidentes ao longo da rota -, além de possuir uma integração com o assistente virtual Siri.

O app tem ainda uma tecnologia de visualização em 3D chamada Flyover que, de acordo com o site The Verge, parece ser superior à anunciada recentemente pelo Google Maps. O recurso permite que você siga todo o seu percurso assistindo à vista aérea da cidade, com os prédios em terceira dimensão sendo renderizados em tempo real.

Uma outra novidade do novo Mapas da Apple é a sua integração com o site Yelp, que publica avaliações e reviews de diversos serviços, como restaurantes e lojas. A parceria possibilita que o aplicativo ofereça este tipo de consulta aos usuários iOS, recurso que o localizador do Google já possuía.

A empresa da maçã já vinha planejando há algum tempo cortar de vez os serviços do Google de seu sistema operacional, e nos últimos anos comprou três companhias de localização e mapeamento - o Placebase, o Poly9, e o C3 Technologies. O resultado do investimento só veio a aparecer agora, com o anúncio dos novos mapas.

Curiosamente, o Google anunciou na última semana algumas novidades no seu serviço de mapas para smartphones, como a navegação offline e a própria tecnologia 3D. Tal anúncio levou a empresa de Mountain View a crer que a Apple desistiria de substituir seus mapas dos aparelhos iOS por ora, já que foi deixado claro que as novidades não estariam limitadas aos dispositivos com Android. Não foi o que aconteceu, no entanto.

Via The Verge

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Danny Costa
    2012-06-12T23:26:51

    Fico rindo dos comentários, porque agora a Apple lançou e o povo já esta reclamando. Para quem não sabe a Apple tem parceria com TOMTOM nesses novos mapas. Só falta o povo dizer que não presta ou talvez preste porque já que a Google utiliza a base da TOMTOM como referencia aqui no Brasil. Para quem conhece a empresa sabe que ela busca sempre qualidade nos serviços e não ser a mais popular do mundo.

  • Noemário Maciel
    2012-06-12T12:30:38

    Sem sombra de dúvidas, os produtos da Apple são de excelente qualidade. Mas cada vez mais ela se torna exclusivista e discriminatória. Concordo que não demora, que só poderão adquirir seus produtos apenas "os selecionados". Acredito que temos o direito de usar o aparelho do jeito que quiser, colocar os aplicativos que venha atender ao nosso gosto e necessidade. Chega de exclusivismo!

  • Cristiano Abade
    2012-06-11T18:02:28

    apple esta virando copia srsrsr

  • Rafael R.
    2012-07-02T10:41:15

    aposto que quem está reclamando ai embaixo nao tem dinheiro nem pra comprar um ipod touch huasuashuhasuasuuhasuhasuh

  • Victor Alexandre
    2012-06-12T09:49:58

    Não é só isso que a Apple copia dos outros.