Fabricantes

26/06/2012 10h24 - Atualizado em 26/06/2012 10h24

BMW lança sua própria bicicleta elétrica

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

Conhecida por seus automóveis e motocicletas, a BMW divulgou o projeto de uma bicicleta, a BMW i Pedelec, que funciona com energia elétrica e também com a tração gerada pelo condutor ao pedalar. Com auxílio do pequeno motor, ela pode alcançar a velocidade de 25 km/h, e seria vendida em conjunto com o BMW i3, carro elétrico tido como revolucionário e com lançamento previsto para 2013.

Modelo acompanhará o novo BMW i3 (Foto: Reprodução)Modelo acompanhará o novo BMW i3 (Foto: Divulgação)

Feita com fibra de carbono e alumínio, a bicicleta pode ser dobrada e guardada em praticamente qualquer lugar, como, por exemplo, o porta-malas do BMW i3. A Pedelec pode ser carregada diretamente no carro e em tomadas comuns, operação que leva uma hora e cinquenta minutos.

Com bateria totalmente carregada, a bicicleta pode cobrir distâncias de 25 a 40 km, dependendo do tipo de percurso: um trajeto com muitas subidas drena a energia mais rapidamente que um caminho plano. A autonomia baixa não chega a ser um problema, uma vez que o modelo é leve, pesa menos de 20 kg segundo a BMW, e basta ao condutor usar os pedais para seguir viagem.

Consumidor poderá dobrar a bicicleta para levá-la no carro (Foto: Reprodução)Consumidor poderá dobrar a bicicleta para levá-la no carro (Foto: Divulgação)

O uso dos pedais também colabora para a recarga da bateria. Adotando o princípio do dínamo, cada pedalada gera eletricidade, armazenada através de um dispositivo de recuperação de energia cinética. Com distribuição de peso precisa, 50% sobre cada roda, a bicicleta promete ser fácil de manobrar e bastante equilibrada para encarar qualquer tipo de obstáculo urbano.

Que outros veículos inovadores você gostaria de ver por aí? Dê sua opinião no nosso fórum!

Via Technabob

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Reinaldo Martins
    2012-07-03T15:44:52

    Já escrevi põ mas não apareceu o meu comentário

  • Ueverson Souza
    2012-06-26T16:52:28

    A Audi tem um modelo Zika, mais não sei dizer se é elétrica a bicicleta...

  • Leonardo Santana
    2012-06-26T15:29:09

    Achei que finalmente eu poderia ter alguma coisa da BMW para tirar uma onda, além daquelas jaquetas falsificadas para motociclista, mas ela só vem com o carro!!!

  • Reinaldo Martins
    2012-07-03T15:48:54

    Vou comentar novamente: Parabéns BMW se a moda dessas bicicletas pegar no Brasil, com certeza vão logo tascar o IPVA no usuário, bém como obrigar o pobre coitado a tirar a CNH para dirigir bicicleta.

  • Alek Alves
    2012-07-03T14:58:44

    Parabéns á BMW, não sei como pode ter tanta gente ignorante, com comentários sem relevância.

  • Victor H.
    2012-06-26T23:58:24

    Gostaria apenas de acrescentar que qualquer bicicleta elétrica não pedala sozinha. O motor serve apenas para auxiliar nas ladeiras, simulando as marchas de uma Montain Bike. Se você parar de pedalar, o motor também pára. Se um motor deste porte suportasse pedaladas sem o auxílio da força corporal, não seria uma bicicleta e sim uma motocicleta...

  • Geraldo Leite
    2012-06-26T22:34:27

    Feiosa...

  • Joao Ribeiro
    2012-06-26T21:12:25

    Bizarra e onde fica a queima de calorias que os médicos tanto falam

  • Gabriel Marquardt
    2012-06-26T18:58:06

    que coisa mais feia!

  • Carlos Fonseca
    2012-06-26T18:17:19

    muito linda , mas quero não , posso não , deve ser muito cara a manutenção dessa maquina, cruz credo !

  • Rafael Mota
    2012-06-26T16:44:06

    20Kg? Tá certo que é elétrica mas, 20kg + 80kg (meus) = 100kg. Pras minhas pernas sedentárias? Não ando nem 1km hahahaha. Sou mais as DAHON 12kg já está de bom tamanho.

  • Leonardo Leão
    2012-06-26T14:57:06  

    Prevejo cada vez mais sedentarismo no futuro, prefiro pedalar. Minha Saúde agradece. Mas tem muita gente que goste, por isso não critico, bela bike por sinal BMW.

    recentes

    populares

    • Leonardo Leão
      2012-06-26T14:57:06  

      Se você pedala da casa pro trabalho todos os dias o seu comentário faz sentido, do contrário não. Na Europa as pessoas usam bicvicletas diariamente, inclusive combinando com o uso de carro e de transporte público, quando então énecessário que ela seja compacta pra ser colocada no trem por exemplo.

  • Orci Schaefer
    2012-06-26T14:07:22  

    É UMA DESSA QUE ESTOU QUERENDO MESMO.

    recentes

    populares

    • Orci Schaefer
      2012-06-26T14:07:22