Internet

12/06/2012 15h35 - Atualizado em 12/06/2012 15h35

Botão 'não curtir' é usado para ataque hacker no Facebook

Gabriela Viana
por
Da redação

Mais um golpe de hackers está circulando pelo Facebook. Dessa vez, é oferecido aos usuários a oportunidade de instalar o botão “não curti” – tão sonhado pelos adeptos da rede social. No entanto, o aplicativo – chamado Enable the Dislike Button (permita o botão “não curti”, em tradução livre) - é falso e, ao ser instalado, permite o fácil acesso de hackers aos perfis e computadores das vítimas. O golpe já atingiu mais de 8 mil usuários.

Os usuários do Facebook  (Foto: Reprodução)Aplicativo falso permite acesso de hackers aos perfis e computadores de ussuários do Facebook (Foto: Reprodução)

Conhecido como scam, o ataque hacker aparece como um link na seção “Notificações”, por meio do qual o usuário é convidado a instalar o falso aplicativo: “O Facebook agora tem o botão ‘não curti’. Clique no menu ativar e instale-o!”. Ao ativar o aplicativo, uma mensagem é publicada no mural do usuário sugerindo a outros amigos o download do botão “não curti”: "Acabo de baixar o botão de não curtir, então agora posso 'descurtir' todas as suas mensagens”. Além disso, o perfil da vítima se torna vulnerável ao ataque de invasores, disparando inúmeros spams.

Essa não é a primeira vez que o Facebook sobre golpes com relação ao botão “não curti”. Em 2009 e 2010, o falso recurso circulou pela rede, invadindo perfis de usuários. De acordo com Mark Zuckerberg, CEO e fundador da rede social, não há pretensões para a criação da funcionalidade no Facebook.

Como deletar o aplicativo ‘não curti’

Se você instalou o aplicativo, vá até suas Configurações de Privacidade. Em seguida, clique em Aplicativos. Selecione Editar Configurações em Aplicativos. Após localizar o Enable the Dislike Button, clique em Remover, e pronto. Vale lembrar que é bom usar um antivírus, já que ainda não se sabe ao certo os danos que a instalação do aplicativo pode causar ao computador.

Via O Globo




 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Tiago Fernandes
    2012-06-14T00:44:01

    Aí galera, para quem quer remover o aplicativo e usa o Firefox é só apertar F10, FERRAMENTAS, COMPLEMENTOS, EXTENSÕES e aí é só EXCLUIR O ENABLE DISLIKE! ; ]

  • Talitha
    2012-06-13T18:40:09

    Eu removi dos aplicativos ontem, e quando entro em aplicativos não está mais lá, mas quando to na minha pagina inicial eu ainda tenho a opção "não curti" o que eu faço??????????

  • Flávia Procópio
    2012-06-13T01:19:30

    Só remover das extensoes ou aplicativos... e pra quem chamou quem baixou isso de burrinho...parem de se achar...vcs ainda vao cair numa bem bobinha...

  • Gustavo Silva
    2012-06-12T23:43:56

    instalei pel celular .. parecia mto autentico... q coco!

  • Gustavo Silva
    2012-06-12T23:43:47

    me fodi

  • Gustavo Oliveira
    2012-06-12T23:33:40

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk,

  • Wil Bac
    2012-06-12T19:54:57

    tem que ser muito idiota para cair numa dessa

  • Leonel
    2012-06-12T18:38:58

    Podem dizer que a migração do orkut, mas um monte de gente metida à inteligente instalou essa praga.

  • Luís Fernando
    2012-06-12T16:48:11

    Instalei hj esse apliacativo! PQP vou remove-lo agora!

  • Alex Lourenço
    2012-06-12T16:35:43

    Tem um tempão que isso ta rolando.....fazer o que,a parte que ainda não tinha migrado do orkut pro face chegou, e junto...

  • Julio Diniz
    2012-06-12T20:44:43  

    mas que droga , o meu navegador eh o chrome e nao tem opção de remover aplicativos, como faço ?

    recentes

    populares

    • Julio Diniz
      2012-06-12T20:44:43  

      Julio vc vai nas configuraçoes,extensoes e lá vc remove este falso aplicativo. bjss

  • Gustavo Pacheco
    2012-06-12T19:17:26  

    O PESSOAL Q NAO ESTA ENCONTRANDO COMO TIRAR PELO FACE E PORQUE ELE INSTALO DIRETO PELO NAVEGADOR, VA EM FERRAMENTAS DIRETO PELO NAVEGADOR E APLICATIVOS DO NAVEGADOR.. ELE ESTA LA! E SO DESINSTALAR.. E PASSE O ANTI VIRUS!

    recentes

    populares

    • Gustavo Pacheco
      2012-06-12T19:17:26  

      Gustavo, com que nome está o aplicativo? Procurei nos aplicativos do servidor e não achei... Não consigo desisntalar de jeito nenhum!

    recentes

    populares

    • Gustavo Pacheco
      2012-06-12T19:17:26  

      Gustavo, relaxa que eu já descobri como! Na verdade não é aplicativos do servidor, É COMPLEMENTOS, e depois EXTENSÕES!

  • Fernando Pereira
    2012-06-12T19:09:48  

    Na boa tem que ser muito inocente pra instalar isso, se agora tivesse o não curti não precisaria de instalar nada!!! me mandaram para instalar eu ignorei

    recentes

    populares

    • Fernando Pereira