Jogos de ação

12/06/2012 13h04 - Atualizado em 01/08/2013 12h14

Cinco razões para escolher Max Payne 3 e não sua alma gêmea no dia dos namorados

Leonardo Avila
por
Para o TechTudo

Se você encomendou Max Payne 3 através das principais redes varejistas do país (afinal quem não ama DLCs grátis?), certamente se deparou com uma notícia bem desanimadora: em lojas como FNAC, Americanas e Wal Mart, o jogo foi adiado por mais de uma semana devido à alta demanda do produto e à incapacidade da distribuidora Arvato em atendê-la com o lote inicial do game. Aliás, desanimador é apelido.

Mas nem tudo está perdido: a nova data prevista para o shooter, segundo apontam as lojas, é esta terça-feira (12). É, justo no Dia dos Namorados! Agora, claro, sabemos que todo gamer, assim como qualquer pessoa normal, sabe muito bem de suas prioridades; quando é a hora de largar o controller, comprar umas flores e chocolates e dar valor a um pouco do bom e velho “quick-time event”.

Mas nós do TechTudo ainda achamos que a nova aventura do policial nova-iorquino vale – e muito – sua atenção. Afinal, Max Payne 3 é o novo jogo dos criadores de GTA, a sequência de uma das mais adoradas séries de PC e um herdeiro dos mais cinematográficos games deste lado do entretenimento interativo. Por isso trazemos uma listas das cinco razões por que você talvez devesse trocar sua cara metade por algumas horinhas com Max Payne neste dia tão mágico.

maxpaynediadosnamorados1Max Payne (Foto: Divulgação)

5. AQUELE SENTIMENTO ESPECIAL

O tempo para nos trilhos com a suavidade de uma manhã de primavera. Gotas de chuva desaceleram sua trajetória, leves como pluma. O ar se torna denso, os sons, abafados, e a noite gira em torno de si como se aquele momento jamais tivesse fim. Amor à primeira vista? Na na ni na não! O nome disso é “Bullet Time”!

A grande cartada do primeiro Max Payne foi justamente trazer a câmera lenta direto dos filmes dos irmãos Wachowski para os videogames, transformando-a em uma ferramenta de gameplay não apenas imprescindível para os tiroteios muitas vezes desiguais do jogo, mas também divertida e viciante. Saltar em direção a um adversário com a graça de Chow Yun-Fat, disparando centenas de balas contra o inimigo e vendo o mundo ao seu redor reagir ao impacto da ação em slow-motion… cara, não havia nada igual. Era uma mescla entre estética cinematográfica e jogabilidade que era apenas marginal em jogos como Deus Ex, mas se tornou o centro das atenções com a abordagem simples e truculenta do game da Remedy.

O terceiro game traz de volta os mesmos elementos de gameplay do original. Mas desta vez a Rockstar trouxe na bagagem a Euphoria, o motor de física que foi responsável por tornar o mundo de GTA IV um bocado mais dinâmico. O resultado é que agora Max responde realisticamente ao cenário: salte de cima de uma escada em câmera lenta e o policial irá despencar e rolar dolorosamente. Faça o mesmo em direção a uma parede e Max irá dar uma cacetada contra ela. Além de um elemento tático extra, todo o dinamismo da ação garante que todo mergulho com Max é, como dizem por aí, um flash!

maxpaynediadosnamorados2Max Payne (Foto: Divulgação)

4 - Conteúdo é sim documento! Se você decidiu comprar a edição limitada do jogo (se você ainda não o fez, melhor se apressar), sabe que um dos extras é uma estatueta de 25cm do agora barrigudo anti-herói da série, pronto para a ação. 25 contímetros! A gente nem sequer sabe o que fazer com tanto Max! Ok, talvez colocá-lo no volante do conversível da Barbie e levar o Ken como passageiro no maior estilo Breaking Bad. Ou em um duelo mexicano contra algum daqueles Power Rangers perdidos no armário. Vai saber!

maxpaynediadosnamorados3Max Payne (Foto: Divulgação) 

3. UM CARA COM PROBLEMAS DE VERDADE

Quando foi a última vez que seu namorado fez drama. Tempo demais no Facebook? Fortunas que você gasta com cosméticos todo mês? Sogra? Ora, Max Payne tem coisas maiores a se preocupar. Coisas como matar caras pra dedéu. Ou fazer monólogos super espinafrados sobre sua mulher e filha terem morrido em um incidente pra lá de escatológico, e sobre sua amante aparentemente ir e voltar do mundo dos mortos.

A vida do policial não fica nada melhor com sua mudança para São Paulo. De fato, só fica pior e pior. E pior de novo. Max é o tipo de cara que você quer levar pra casa, emprestar um cobertor, fazer um chocolate quente e contar historinhas até botá-lo para dormir. E aí, hora de voltar às redes sociais!

maxpaynediadosnamorados4Max Payne (Foto: Divulgação) 

2. NADA DE ESPERAS

E você, meu amigo? Cansado de ter que esperar sua garota decidir que roupa levar, o que pedir de jantar, quais amigos convidar, etcetera, etcetera? Bem, por mais dramática que seja a vida de Max, uma coisa ele não tem do que reclamar: não há um minuto de monotonia na rotina dele. Seja conhecendo novas pessoas, mergulhando em novas culturas ou provando novos drinques, o gringo sempre arranja um motivo para sacar suas armas do coldre e partir para mais um duelo slow-motion em terceira pessoa. Demora literalmente uns 15 minutos até que o jogo te mande ao seu primeiro momento de ação, e de lá o ritmo nunca diminui.

maxpaynediadosnamorados5Max Payne (Foto: Divulgação) 

1. SEU NAMORADO(A) POSSIVELMENTE RONCA

Bem, encare os fatos. É estatisticamente bem possível. Não é?

E mesmo se não for, a Rockstar fez um trabalho tão bom com o áudio do game que é realista esperar que você até esqueça o terrível som da respiração errática que seu docinho de côco (provavelmente) emite tarde da noite. Estamos falando de uma excelente trilha sonora (Emicida incluso. Ame ou odeie) e um excelente trabalho de dublagem e localização. Max banca o verdadeiro gringo perdido, se relacionando com personagens que falam um português longe do macarrônico e tendo que lidar muitas vezes com gente que fala inglês com sutaque canarinho. Isso sem contar horas e horas de conteúdo extra, incluindo novelas completamente em português e todo o trabalho quase documental pelo qual a equipe de GTA e L.A. Noire é conhecida. Tudo, claro amarrado pelo poderoso barítono de James McCaffrey, a voz de Max Payne – que inclusive empresta o rosto para o personagem.

Brincadeiras a parte, nós do TechTudo desejamos um excelente dia dos namorados para todos os pombinhos gamers, geeks, nerds e afins. Chocolates, buquês de flores ou convites para um split-screen para todos os apaixonados de hoje!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Jonhy Evolution
    2012-06-12T16:46:23

    eu quero escolher a namorada do maxpayne aqui: namorada maxpayne games evolution

  • Wellinghton Santos
    2012-06-12T15:11:19

    tem o 4 sim, so nao tem um tema mais tem sim!! começa assim"4 - Conteúdo é sim documento!"

  • Diego Silva
    2012-06-12T13:18:20

    Não tem o item 4, porém excelente matéria.

  • Alessandro Zinher
    2012-06-12T13:10:27

    Impressão minha ou não tem o item 4?