Câmera

22/06/2012 06h00 - Atualizado em 22/06/2012 06h00

Com simples fotos, programa reconstrói instantaneamente ambientes em 3D

Marcelo Cardoso
por
Para o TechTudo

Pesquisadores do Tokyo Institute of Technology estão trabalhando em um software capaz de reconstruir ambientes 3D rapidamente com base em imagens comuns. O procedimento inova ao não exigir equipamentos especiais.

Com uma simples câmera digital munida de cartão wireless Eye-Fi (para transferir as fotos), é possível executar de forma praticamente instantânea a reconstrução do ambiente original, mesmo à distância.

software (Foto: software)Software que gera ambiente em 3D a partir de fotos está em desenvolvimento (Foto:Reprodução)

O resultado é possível por causa da técnica SfM (Structure from Motion) que estima a forma de objetos a partir de várias fotos da mesma cena. Para reproduzir os dados 3D de maneira eficiente, o método identifica os pontos com características similares entre duas imagens e faz a junção entre eles, recriando o cenário.

“O sistema que estamos apresentando ainda está em fase inicial, mas pretendemos desenvolvê-lo ainda mais, para que ele possa lidar com superfícies online e não apenas pontos”, concluiu Torii. 

O professor assistente Akihito Torii, do Tokyo Tech, sugere a realização de fotos aéreas como uma das possíveis aplicações para o software. Com o recurso, o piloto não precisaria pousar, verificar as imagens e então retornar para fazer novas fotos se necessário. Ele poderia enviá-las durante o próprio voo, conferir os resultados online e fazer as fotos complementares no mesmo instante.

Via PetaPixel

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Lex Aleksandre
    2012-06-22T20:25:00

    Interessante ver que esse programa roda em Linux Ubuntu. Isso para verem que o software livre nos remete a horizontes sem limites.

  • Marcio Martins
    2012-06-22T15:43:09

    hein???