Jogos de esporte

04/06/2012 13h51 - Atualizado em 04/06/2012 16h16

EA Sports mostra integração de FIFA 13 com Kinect

Bruno do Amaral
por
Para o TechTudo

Nesta segunda-feira (04/06), durante a apresentação da Microsoft na E3 2012 em Los Angeles, Estados Unidos, a Electronic Arts exibiu maiores detalhes sobre FIFA 13, sua bem sucedida franquia de simulador de futebol. Assim como o game Madden NFL 13 (de futebol americano), o título ganhará suporte ao Kinect para controles por voz.

O Fifa 13 terá integração com Kinect  (Foto: Reprodução)O Fifa 13 terá integração com Kinect (Foto: Reprodução)

 

A novidade ajuda a dar uma nova dimensão à jogabilidade. É possível realizar substituições, mudar o esquema tático e até reclamar de alguma marcação - tudo pela voz, sem precisar recorrer ao menu de pausa do game. Só não vale xingar o juiz, pois aí o jogador paga com punição. A ideia é oferecer mais um diferencial em relação à concorrência do PES 2013, da Konami, que também promete novidades.

O mesmo acontece no Madden. No jogo, o Kinect funcionará de maneira semelhante, podendo dar comandos para os outros jogadores quando estiverem atacando ou defendendo. O ex-jogador Joe Montana demonstrou o recurso, fazendo uma homenagem ao game Sports Talk Football, para o Mega Drive, um dos primeiros a usar narração com voz digitalizada na época.

O FIFA 13 será lançado em setembro para Xbox 360, PS3, PC, Wii, 3DS, Vita, PS2, iPhone e iPad. Já o Madden NFL 13 chegará às lojas em 28 de agosto.

A história do FIFA

Considerada atualmente a franquia de futebol mais vendida no mundo, a série FIFA Soccer (ou apenas FIFA) passou por diversas mudanças desde o lançamento do primeiro jogo, em 1993. Haviam vários jogos de futebol nesta época, mas o título da EA Sports se destacou especialmente pelo fato de ter times e equipes licenciadas pela FIFA.

FIFA 12 (Foto: Divulgação)FIFA 12 (Foto: Divulgação)

Não apenas os times e campeonatos eram fiéis, mas os jogadores também tinham seus nomes verdadeiros. Este era o diferencial necessário para emplacar o jogo em meio à tanta concorrência no gênero. É possível jogar a Copa do Mundo da FIFA, a Liga dos Campeões da UEFA, e outros torneios menores. Com o passar dos anos, a franquia criou ramificações que foram além de apenas jogar futebol, dando ao jogador a chance de gerenciar equipes como técnico.

De tempos em tempos, os craques que mais se destacam no mundo acabam recebendo propostas para aparecer nas capas do jogo. Atualmente, os jogos da série serão representados por Kaká, Wayne Rooney e Lionel Messi em suas capas, bem como outros meios de divulgação.

Hoje o maior rival de FIFA no mercado é o jogo Pro Evolution Soccer, produzido pela Konami e que possui uma grande legião de fãs, mesmo com os números menores nas vendas. As novas versões já estão em desenvolvimento, com mudanças na jogabilidade que podem mudar a opinião de alguns, ou não.

Assista o trailer do novo Fifa 13:

E3 (Foto: Reprodução)
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Fernanda Bunho
    2012-07-22T00:01:47

    que seja mesmo em português...

  • Pedro Wagner
    2012-07-21T02:19:35

    Legal..... Thiago e Caio Ribeiro narrando ai simm

  • Heitor Gomes
    2012-06-04T17:28:26

    Fifa e outro nivel neh!!!!

  • Carlos Gomes
    2012-06-04T16:48:58

    VAI SER MASSA C/ O KINECT, O PROBLEMA VAI SER O PORTUGUES, TOMARA QUE TENHA (ACHO MUITO DIFICIL)

  • Humberto Green
    2012-06-04T14:07:50

    First !!

  • Bruno Oliveira
    2012-06-04T14:07:52

    Sim, mas, qual a relação entre a matéria e a manchete?? Quais as novidades do jogo??

  • Davi Moreira
    2012-06-05T13:03:29

    Tbm acho que falta mais campeonatos sul-americanos no fifa pois deveria tentar conseguir a libertadores e outros campeonatos como o argentino.Outro aspecto importante e que ruim jogar o modo manager sem ter as outras series brasileiras como as B e C.O (fifa prescisa de mais times brasileiros)

  • Antonio Nazareth
    2012-06-05T11:24:31

    Kinect é muito ruim ! você pula quando cai ai sim o boneco la pula entao fica meio chato esse lag!

  • Michael Bechior
    2012-06-05T11:19:50

    Tá faltando idéas úteis aí na EA?

  • Glaucon Costa
    2012-06-04T20:39:28

    quem acha lucro comprar um xbox 360 com tantos boatos de novos video games para sair vou comprar mais estou com medo

  • Petterson Santos
    2012-06-04T19:56:11

    Fabiano, narrração em Pt esquece vi entrevista esses dias.. ainda não há nem previsão. Nem para o proximo fifa que seria o 14.

  • Aaron Gabriel
    2012-06-04T19:16:22

    vai ser muito iraddo xingar o juiz

  • Patrick Rosa
    2012-06-04T19:07:08

    O Matheus eu li as descrições acho que da mais ser punido eu acho vai ser muito irado vo xinga muito kkkkkkkkk

  • Matheus Reis
    2012-06-04T18:58:59

    tomara q seja baratonão sei se vou ter grana $ mas se der eu vou xingar o juíz pra cara.....

  • Fabiano
    2012-06-04T17:56:11

    Tomara !!!!

  • Fabiano
    2012-06-04T17:56:17

    Tomar que eles colocar naracao em portugues... Ai sim o Fifa13 vai ficar Sinistro!!!

  • Fernando Lima
    2012-06-04T17:50:45

    gostei dessa cobrança de falta ensaiada

  • Deivison Souza
    2012-06-04T17:12:40

    Como sempre fifa vem com muitas novidades que surpreendem os fãs, não desmerecendo o PES mas o FIFA é o melhor game de futebol!!

  • Felipe Freitas
    2012-06-04T16:58:38

    Vish que doido!

  • Daniel Rodrigo
    2012-06-04T20:26:10  

    Claro que novidades sao sempre bem vindas.. mas a mais de 20 anos o FIFA ainda nao corrigiu alguns vicios ridiculos do jogo - como - GOLEIRO RESERVA NAO SERVE PRA NADA - praticamente impossivel o goleiro titular ser expluso, sair machucado, etc. nao eh a toa q muitos montam o time reserva sem goleiro. MODO MANAGER nao inclui selecoes, claro que nao deveria poder ser tecnico de selecao de cara, mas depois q voce ganha 20x todos os campeonatos poderia existir um modo selecao - sem contar convocacoes - sistema de bola parada e dribles complexo (facil pra jogadores veteranos, mas ineficaz pra mts)

    recentes

    populares

    • Daniel Rodrigo
      2012-06-04T20:26:10  

      Daniel, eu ja tive o goleiro expulso várias vezes no FIFA 12, mas só por fazer faltas no ultimo jogador, mas concordo que o modo Carreira está muito atrasado, o do próprio iPhone é melhor que o do PS3

  • Marcio Bandeira
    2012-06-04T19:48:37  

    Matheus Reis, sinto te dar essa ma noticia, mas nada relacionado a games é barato aqui no brasil. por baixo eu chutaria uns R$180,00. A franquia rocksmith emplacou um precinho camarada de R$265,00. Eu comprei.. mas fico vendo esses numeros e as vezes tenho vontade de me enforcar (literalmente, pq financeiramente o fiz) por ter cometido essa loucura. Mas tomara que o FiFA venha menos salgado, pq senao os shoppings populares vao lucrar mais que os fabricantes, como sempre.

    recentes

    populares

    • Marcio Bandeira
      2012-06-04T19:48:37  

      Marcio, vc podia dar uma informação ai, pq to pensando em comprar o rocksmith mas to com dúvida se vale o gasto.

  • Daniel Corrêa
    2012-06-04T17:35:16  

    Mano que ridículo. Xingar o juiz é punido? Qual a graça disso?

    recentes

    populares

    • Daniel Corrêa
      2012-06-04T17:35:16  

      Você pode até achar ridículo, mas há pessoas que gostaram da ideia, por isso mesmo que haverá a opção de usar com a interação de voz com o kinect e sem a interação, satisfazendo os dois gostos, assim não havendo problema nenhum...

    recentes

    populares

    • Daniel Corrêa
      2012-06-04T17:35:16  

      Então eu vou ficar sem jogadores nessa M,♣♂♂ÈÚB

  • Raphael Ferreira
    2012-06-04T16:38:12  

    "Haviam vários jogos de futebol..." foi pesado. Consertem aí. Mas sem botar a culpa no estagiário...

    recentes

    populares

    • Raphael Ferreira
      2012-06-04T16:38:12  

      Não sei a sua idade,mas o pior que haviam mesmo... sidekick, International superstar soccer, goal, entre alguns que tentavam um sucesso não alcançado no Nes.

    recentes

    populares

    • Raphael Ferreira
      2012-06-04T16:38:12  

      Teo Total Ele quis dizer que não existe "haviam". Verbo haver no sentido de existir não se flexiona, o correto seria : "Havia vários jogos de futebol..."