Internet

22/06/2012 09h44 - Atualizado em 22/06/2012 09h44

Estudante que usou webcam para espiar colega de quarto é solto

Marcelo Cardoso
por
Para o TechTudo

Um ex-aluno da Universidade de Rutgers, em New Jersey, Estados Unidos, foi solto nesta terça-feira (19) após passar 20 dias na cadeia por ter utilizado uma webcam para espionar seu colega de quarto. Dharun Ravi, de 20 anos, assistiu pela webcam a seu colega Tyler Clementi beijar outro homem, e depois divulgou o fato através do Twitter, SMS e via programas de mensagens instantâneas. Alguns dias mais tarde, Clementi cometeu suicídio.

Dharun Ravi (Foto: Dharun Ravi)Dharun Ravi foi solto após 20 dias preso (Foto:
Reprodução)

Em sua defesa, Ravi alegou que instalou a webcam para evitar que o visitante de Clementi roubasse seu iPad. Condenado a 30 dias de prisão, ele teve sua pena reduzida por bom comportamento e por ter trabalhado durante o tempo em que esteve na cadeia. Agora, terá que cumprir três anos de liberdade condicional e prestar 300 horas de serviço comunitário, além de pagar US$ 11 mil em multas (cerca de R$ 22.500).

A acusação solicita uma punição mais severa para Ravi, um cidadão indiano que está legalmente nos Estados Unidos e não corre risco de ser deportado, segundo as autoridades de imigração. A lei americana prevê penas de até dez anos de detenção para casos como esse.

O caso provocou debates entre a comunidade gay por todo o país. Algumas pessoas argumentam que a pena imposta foi muito leve, enquanto outras alertam que atrair a atenção da opinião pública para uma condenação mais rígida é uma forma de tirar o foco de uma discussão mais ampla, sobre o impacto emocional e psicológico sofrido pelos gays que não recebem apoio de seus entes queridos.

Via Mashable

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Francisco Neto
    2012-06-22T16:28:26

    Essa situação é complicada, o rumo que a coisa tomou foi imprevisível, o cara está totalmente errado em expor a intimidade do outro,mas quem iria pensar que causaria morte.Culpado sim em expor,deveria ficar até mais tempo preso e pagar uma grana pra família, mas não tem culpa direta na morte, o cara era desequilibrado e se matou por não conseguir sair do armário.

  • Jair Souza
    2012-06-22T16:23:50

    Sera que peno menos ele levara em sua consciência a culpa de ter ocasionado a morte de outro ser humano? Ou ele é um psicopata e acha que os diferentes tem mais é que morrer mesmo???

  • Vinicius Matos
    2012-06-22T16:09:13

    Só o peso na consciência que esse LIXO vai ficar já é pior que tudo, saber que o rapaz se matou por causa dele, merecia levar uma surra de ficar todo quebrado !

  • Silva
    2012-06-22T14:14:41

    A divigulção do vídeo foi a gota d'água, mas pra transbordar o balde tem que estar cheio.

  • Ana Duin
    2012-06-22T13:02:35

    Não sei qual foi a real acusação da qual ele conseguiu essa pena, nem conheço a lei americana, mas no Brasil ele não seria condenado por participação em suicídio muito menos homicídio, visto não ter praticado o ato material. Por mais que o comportamento dele tenha levado o outro a se matar, ele não é responsável por isso nos crimes que mencionei anteriormente. A lei é muito clara galera, participação em suicídio é induzir, instigar ou prestar auxílio material. Não aconteceu nenhuma dessas hipóteses neste caso, portanto, pelo menos no Brasil dessa acusação ele seria absolvido.

  • Otavio Andradas
    2012-06-22T12:50:12

    Duas coisas: esse indiano deveria pegar uma pena MUITO MAIOR. Errou feio, é responsável DIRETO pela morte do outro jovem. Alegar que colocou a cam apenas para monitorar o visitante contra um possível roubo chega a ser um insulto contra a inteligência de todos. E depois publicou as imagens, oras. É um criminoso sim. Com relação às pessoas que dizem que rezam pra quem é preconceituoso e que estes terão q pagar as contas com deus, peço que guardem esse fanatismo ignorante pra vocês mesmos. Até na hora de defender uma causa vcs escorregam no fanatismo e no absurdo.

  • Fernanda Bueno
    2012-06-22T11:35:37

    .j

  • Marcus Gessario
    2012-06-22T11:33:45

    responder a justiça vai ser mais facil do q ter uma noite de sono tranquila.

  • Neuza Grottone
    2012-06-22T11:31:34

    A lei protege que tem dinheiro. Pagou livrou. O que comentar mais.

  • Daniella Rocha
    2012-06-22T15:44:49  

    onde está meu comentario? so pq eu chamei de os indianos de fedidos? nao estou falando nenhuma mentira.

    recentes

    populares

    • Daniella Rocha
      2012-06-22T15:44:49  

      hahahaha pior que sao msm

  • Reiginaldo Assunção
    2012-06-22T13:49:14  

    Tenho horror dessa raça de indianos...

    recentes

    populares

    • Reiginaldo Assunção
      2012-06-22T13:49:14  

      que cara racista

    recentes

    populares

    • Reiginaldo Assunção
      2012-06-22T13:49:14  

      Imagine quao real e quando alguns dizem tenho nojo, horror dessa raca de brasileiros vermes, ridiculos, miseraveis, assassinos, ladroes...sera que todos os indianos sao iguais?? sera que todos os outros brasileiros sao iguais aos que nao valem nem mencionar 1 centavo???? Tenho muitos amigos indianos e gosto deles. Sao educados e embora la tenha o lado grande da pobreza nao ha o medo que voces vivem ai no Brasil dia-a-dia....

  • Fernanda Bueno
    2012-06-22T11:33:48  

    Paulo Freitas, ele nao matou ninguem?? O GAROTO COMETEU SUICIDIO POR CAUSA DELE e vc ta falando que ele nao matou ninguem??

    recentes

    populares

    • Fernanda Bueno
      2012-06-22T11:33:48  

      Belo pensamento hein... quer dizer que se você se recusar a ficar com alguém, e esse alguém ficar transtornado e se matar por conta disso, você é a assassina! Beleza de raciocínio!

    recentes

    populares

    • Fernanda Bueno
      2012-06-22T11:33:48  

      O indiano não matou foi suicídio e o garoto cometeu não por causa do indiano e sim por medo dos pais e da sociedade em geral.O indiano recebeu a pena pela divulgação das imagens.

  • Carla Medeiros
    2012-06-22T11:33:28  

    É muito ruim ver alguns dos comentários abaixo, ver como não se dá valor a vida do próximo. Ele merecia sim ser punido, pois a ação dele resultou na morte de alguém. E não Gleise Rodrigues a vida de um homossexual não é só tristeza como você mencionou, se pensa assim está muito engada e tem uma noção de felicidade extremamente limitada. Antes de julgarem alguém pela sua orientação sexual, pensem que acima de tudo se trata de um ser humano como outro qualquer, com sentimentos e direitos e preconceito é coisa de covarde.

    recentes

    populares

    • Carla Medeiros
      2012-06-22T11:33:28  

      O suicídio também é a maior covardia que possa existir,principalmente por um motivo de ter sua opção sexual revelada mesmo que sem consentimento. O indiano foi punido sim mais pela divulgação.

  • João Campos
    2012-06-22T11:13:13  

    O Gleise você é feliz...

    recentes

    populares

    • João Campos
      2012-06-22T11:13:13  

      Claro que ela nao! Olha o comentário dela. Essa ai deve ser daquelas que nao tem nada de bom na vida. Deve ser uma velha gorda e feia cheia de pelancas!!

  • JULIANA NEUMANN
    2012-06-22T11:04:54

    Olha a chamada do anúncio cara....

  • Paulo Freitas
    2012-06-22T10:46:49  

    Ele não matou ninguém... OK de ser processado por invasão de privacidade ou coisa do tipo (não entendo muito de legislação), agora ele não é assassino, então não pode ser punido como tal!

    recentes

    populares

    • Paulo Freitas
      2012-06-22T10:46:49  

      Mas aqui ele esta sujo, e universidade nenhuma vai quer ele!!!

    recentes

    populares

    • Paulo Freitas
      2012-06-22T10:46:49  

      O povo aqui ta falando nisso por que aqui as coisas funcionam.... o problema que no brasil a galera rouba, mata, estupra, faz picadinho, faz salgadinho, da pro cachorro e nao acontece nada.. aqui nao, entao quando acontece esse tipo de impunidade o povo comenta ne....

  • Gisleide Santos
    2012-06-22T10:38:40  

    Só isso? Que impunidade... enfim, a vida dele continua numa boa... a do coléga que já era. Eita mundo.

    recentes

    populares

    • Gisleide Santos
      2012-06-22T10:38:40  

      Eu nao sei se depois dessa, a vida dele vai continuar numa boa nao!!

  • Maria Green
    2012-06-22T13:40:34

    Ele deveria ser condenado por difamação.

  • Fernando
    2012-06-22T12:36:37

    Absurdo uma pena de 30 dias, e nem pra cumpri-la? Ele foi o agente que desencadeou o suicídio. Totalmente culpado. É o mesmo que empurrar alguém que está ameaçando se jogar da janela.

  • Aureliano Neto
    2012-06-22T12:28:04  

    Creio que ele tenha sim colaborado no suicidio do rapaz, assim com o detetive particular contratado pela esposa do empresário da YOKI. Saiu correndo do local do flagrante e poucas horas depois as imagens da traição estavam nas moas de uma pessoa sem nenhuma estrutura psicologica de receber tal informação daquela forma, sem nenhuma sondagem de suas intenções e tals............

    recentes

    populares

    • Aureliano Neto
      2012-06-22T12:28:04  

      Apoiado.percy nygere

  • Maria Amelia
    2012-06-22T12:03:07  

    Pode ate ter instalado a camera para vigiar o iPad dele, mas nao tinha o direito de expor a intimidade do amigo. As vezes as pessoas tomam atitudes sem pensar nas consequencias e isso pode ter graves consequencias. Pensem bastante antes de fazer qualquer coisa a outra Pessoa. Penske Como voce se sentiria se fosse com voce.

    recentes

    populares

    • Maria Amelia
      2012-06-22T12:03:07  

      A pena se deu pela divulgação e não pelo suicídio.

  • Evelyn Ferreira
    2012-06-22T11:57:40  

    O pior de não ser assassino direto, é saber q o cara se matou por uma maldade tola cometida por você......Se alguém ainda acredita em Deus, sabe que a consciência desse cara não tá nada leve, portanto, essa é a PIOR punição !!

    recentes

    populares

    • Evelyn Ferreira
      2012-06-22T11:57:40  

      Evelyn Ferreira eu discordo de voce. Nao deveria mencionar ele como assasino em momento nenhum. Ele cometeu um ato errado em postar um video em momentos intimos de outra pessoa. Mas dizer que ele indiretamente assasinou o rapaz em minha opinao nao se pode julgar ele como culpado. Quem sabe o rapaz tinha outros problemas pessoais? Quem sabe se ele nao se drogou? Em MINHA opiniao ele fez errado, mas nao o julgo pela morte de Clementi.

  • Vitor Kim
    2012-06-22T15:08:38  

    tinha q fazer isso em um lugar que outra pessoa dorme?

    recentes

    populares

    • Vitor Kim
      2012-06-22T15:08:38  

      É um dormitório. São compartilhados. Se fosse um hétero com sua namorada ninguém ia achar ruim. E era o dormitório dele também.

  • Elisa Gomes
    2012-06-22T14:15:22  

    Se alguem publicasse eu fazendo sex com meu marido na net eu teria morrido de vergonha e o estrago psicologico pra mim e para meu marido seria grande , esse rapaz nao matou seu colega mas sua maldade e perversidade sim e deveria ser punido severamente pois ninguem tem o direito de expor a intidade de ninguem sem consentimento, isso por si so e um crime. A justica dos homens falhou aqui mas tomara que sua conciencia nao falhe e o mae de remorco..

    recentes

    populares

    • Elisa Gomes