Jogos de esporte

04/06/2012 19h43 - Atualizado em 05/06/2012 00h43

FIFA 13 terá Lionel Messi e rede social para competir com PES

Bruno do Amaral
por
Para o TechTudo

Em sua mais recente aposta para a eterna batalha contra o PES 2013, a Electronic Arts apresentou nesta segunda-feira (04) mais detalhes sobre FIFA 13 na E3, feira de games que acontece em Los Angeles, nos Estados Unidos. O título contou com ajuda do jogador argentino Lionel Messi no desenvolvimento para aprimorar o sistema de dribles e agora contará também com uma espécie de rede social, a Football Club, para acompanhar e compartilhar a evolução dos times.

FIFA 13 tem novo sistema de dribles (Foto: Divulgação)FIFA 13 tem novo sistema de dribles (Foto: Divulgação)

Para representar o jogo, Messi foi o atleta escolhido pela EA para aparecer na capa, até por ter ajudado na captura de movimentos para a segunda geração da engine utilizada. Apresentado pelos executivos da empresa como “o melhor jogador do mundo, talvez de todos os tempos”, o argentino contribuiu para um novo sistema de dribles mais livre.

A nova mecânica promete um melhor controle da bola, mas também traz uma defesa mais eficaz, causando batalhas pela posse da pelota. No ataque, a inteligência artificial agora permite um avanço mais tático, com jogadores levando a marcação para abrir caminho para os colegas.

Cobranças de faltas agora também podem ser táticas, exibindo jogadas ensaiadas para um tiro livre ao gol ou um cruzamento estratégico. “O time da EA em Vancouver [Canadá] está trabalhando duro para transformar FIFA 13 em um marco”, exagerou o executivo.

Com a novidade social, FIFA 13 poderá carregar os progressos já feitos no game anterior, aproveitando a experiência e as melhorias feitas nos times e jogadores. Uma nova espécie de catálogo vai permitir adquirir itens exclusivos em datas comemorativas, como uniformes temáticos. Mesmo as versões para iOS (iPad e iPhone) e Android, além de um aplicativo de gerenciamento de jogadores para iPhone, contarão com integração com o Football Club, rivalizando com o recurso MyPES, da Konami, para sua franquia.

FIFA 13 será lançado para em setembro para Xbox 360, PS3, PC, Wii, 3DS, Vita, PS2, iPhone, iPad e Android.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Camus Aquario
    2012-07-18T14:58:07

    Fifa e horrivel olha o grafico que lixo jogadores todos correm igual retardados nao se parecem com os da vida real. PES e superior em tudo grafico jogabilidade entreterimento passes dribles no PES os jogadores ate suam voce ve claramente fifa sinceramente e jogar dinheiro e tempo fora. Nem na camisa o fifa acerta olha o tamanho do numero na camisa do fifa ridiculo muito ruim fifa decepçao

  • Matheus Medune
    2012-06-04T22:14:39

    pes é tosco, fifa é muito melhor

  • Marcelo Fernandes
    2012-06-04T21:42:58

    PES É PES!!! SEMPREEEEE...

  • Marcelo Ribeiro
    2012-06-04T21:15:38

    Rapaz... nada contra o PES, mas o FIFA está show! Cada jogo tem sua particularidade ou joga os 2... que babaquice os players ficarem discutindo, deixa essa briga entre a EA e KONAMI

  • Hugo Missel
    2012-06-04T21:01:30

    Quebrar o galho de quem? se só quem ganha comprando FIFA ao invés de PES, é vc mesmo!

  • Renan Melo
    2012-06-04T20:40:40

    ANTES EU COMPREI O PES 12 E MUITOS DOS MEU AMIGOS FALARAM QUE O FIFA É MELHOR E AGORA SO PRA QUEBRA O GALHO VOU COMPRAR O FIFA 13

  • Rodrigo Banho
    2012-06-05T10:56:16

    Eu só fico preocupado em a EA pegar logo o Messi para basear a sua condução de bola... o cara é totalmente PES carregando a bola.... leva ela grudada nos pés dando pequenos toquinhos pra frente (estilo argentino de "enganche")...99% dos jogadores não carregam a bola dessa maneira... vamos ver....

  • Rafael Agapito
    2012-06-05T09:38:38

    Galera sempre fui fã do PES, mas quando peguei o PS3 e joguei o PES11 achei péssimo. Demorei pra aceitar, mas fui pro FIFA, é melhor em dobro. Tipo, se o PES é nota 1, Fifa é nota 2. É melhor sim, mas ambos os jogos estão ruins na jogabilidade. O último bom jogo de Futebol que joguei foi o PES10 do PS2. Bom, pra mim, o Fifa está melhor que o PES, porém os 2 tem que melhorar muito a jogabilidade.

  • Gilberto Santos
    2012-06-05T08:59:42

    Olha, jogo FIFA dese 09, um colega que jogava apresentou, era KONAMI desde a época do Winning Eleven, mas depois de conhecer e entender a jogabilidade do FIFA é incomparável, no entanto os gráficos do PES é muito superior. A história sempre será essa, quem gosta de PES é PES e pronto e assim da mesma forma quem é FIFA é FIFA. Porém, uma coisa que ambos deveriam melhorar eram os goleiros, Deus o livre, nos dois o goleiro é MUITO ruim.

  • Rogerio Nascimento
    2012-06-05T07:23:46

    Poxa concordo com um comentario ai , disseram que ia recriar uma nova parte grafica , mais pelo que vejo nas fotos e a mesma coisa de fifa 10 , fifa 11 e fifa 12 , isso desanima um pouco.

  • Rangel Silva
    2012-06-05T05:01:25

    o Fifa á muito tempo e bem melhor do que o pes que discorda e fã boy que na verdade nunca jogou fifa a muito tempo o fifa superou o pes.

  • Ivo Filho
    2012-06-05T01:04:12

    Fifa é, foi e sempre será o melhor.

  • Ronan Oliveira
    2012-06-05T00:14:22

    Sempre gostei mais do PES.Jogabilidade eu nem discuto:os dois jogos tem jogabilidades totalmente diferentes.Cada pessoa tem seu gosto. Eu nunca gostei da jogabilidade do FIFA.Mas em relação aos graficos o PES está mto a frente.Se vc pegar o FIFA 10 verá q o grafico dos jogadores sao os mesmos comparados ao 11 e 12. Isso no FIFA nunca evolui e parece n vai continuar a mesma coisa no 13. Vcs podem perceber q o formato do rosto de todos jogadores é o mesmo. A unica vantagem q eu vejo do FIFA em relação ao PES é o fato dos times serem licenciados. Mas n me preocupo mto com isso. PES13 vai humilhar

  • Samuel Souza
    2012-06-04T23:51:54

    eu gosto dos 2 tb.só que o gráfico do pes2012 evoluiu mais do que o fifa 2012.os jogadores do fifa 2012 são quadrados.e muito lento.

  • Henrique Serbino
    2012-06-04T23:32:06

    eu gosto dos 2, só que pes evoluiu mais que fifa na transição do 2011 para o 2012

  • Thiago Pereira
    2012-06-04T23:26:30

    pelo menos PES não tem os jogadores q fica se pegando no meio do jogo que nem mostra alguns videos na net por ai ^^''

  • Paulo Vieira
    2012-06-04T23:12:54

    sempre joguei pes, mas realmente do jeito que ta o fifa vai acabar com a konami e o pes. o fifa 11 foi melhor que o pes 2011 o fifa 12 nem precisa falar vamos ver agora o fifa13 e o pes 2013 por que afinal das contas quem ganha somos nos fanaticos por futebol !!!!

  • Anselmo Junior
    2012-06-04T23:01:14

    PES MUITO FRACO, nem comparacao com FIFA

  • Filipe Henriques
    2012-06-04T22:59:54

    O reinado do PES acabou faz tempo, Fifa é disparado melhor game de futebol.

  • Rosivan Silva
    2012-06-04T22:12:38

    Não tem comparação FIFA É 1000 VEZES MELHOR, MAS, TEM QUE RESPEITAR O PES, QUE POR SUA VEZ É UM ÓTIMO GAME, SÓ QUE INCOMPLETO SE COMPARADO AO FIFA.

  • Zezinho Silva
    2012-06-04T21:32:46  

    Na moral PES é jogo de criança!

    recentes

    populares

    • Zezinho Silva
      2012-06-04T21:32:46  

      E FIFA E PRA BEBES HAHAHA

    recentes

    populares

    • Zezinho Silva
      2012-06-04T21:32:46  

      E FIFA E PRA BEBES COMO VC KKK

  • Pedro Pires
    2012-06-14T19:23:50  

    Pes é horrivel, fifa é muito melhor. sem comparação;

    recentes

    populares

    • Pedro Pires
      2012-06-14T19:23:50  

      horrivel e tu lixo q n sabe jogar futebol e chama o Pes de Lixo , Lixo e o FiFA e tu .

    recentes

    populares

    • Pedro Pires
      2012-06-14T19:23:50  

      Marcos Paz Conte-me como é jogar com jogadores Robôs no PES.

  • Ivan Chuino
    2012-06-05T16:41:59  

    Sou fifeiro com muito orgulho. Espero ansioso fifa 13. pess e um lixo!!!!!!!!

    recentes

    populares

    • Ivan Chuino
      2012-06-05T16:41:59  

      Lixo e Tu

  • Adriano Dias
    2012-06-04T22:44:57  

    Fifa é muito artificial, leva vantagem porque tem todos os campenatos, na jogabilidade PES é muito melhor.

    recentes

    populares

    • Adriano Dias
      2012-06-04T22:44:57  

      Fifa é artificial? Não não, fifa é muito mais realístico, lógico que como qualquer outro jogo, há bugs. Mas o PES é muito robótico, já foi bom esse estilo PES, mas hoje em dia não dá não. Fifa muito mais realístico, o PES precisa se remodelar para bater de frente com o Fifa.

  • Elvis Dias
    2012-06-04T22:42:35

    ipócritas respeitem o pes q é desde o play 1 só agora o fifa ficou bom e vocs paga est pra ele. a fala serio ano q vem o velho pes vai vim melhor, eu espero.