Celular

01/06/2012 17h41 - Atualizado em 01/06/2012 20h08

Formato nano-SIM é aprovado como padrão para chips de celulares

Rafael Silva
por
Do Tecnoblog

A criação de um novo padrão de chips SIM para celular já é algo debatido desde o ano passado, mas foi em março desse ano que Apple, Nokia, Motorola e outras fabricantes decidiram mostrar suas propostas. Depois de muitos debates entre ideias concorrentes e deliberação do órgão responsável por padronizar o chip, o padrão proposto pela Apple foi finalmente aceito nesta sexta-feira (1): o nano-SIM.

Diferença entre o micro-SIM e o nano-SIM (Foto: Reprodução/Engadget)Diferença entre o micro-SIM e o nano-SIM (Foto: Reprodução/Engadget)

Chamado tambem de 4FF, o novo formato de chip tem 12,3 mm de largura, 8,8 mm de comprimento e apenas 0,67 mm de espessura. Este padrão é 40% menor do que o micro-SIM - usado em aparelhos como o Lumia 900, iPhone 4S e iPad -, mas também consegue ser compatível com os slots antigos, desde que usado com um adaptador.

A RIM - fabricante do BlackBerry - havia proposto originalmente um padrão diferente em conjunto com a Nokia e Motorola que, de acordo com as empresas, teria várias vantagens técnicas em relação ao projeto da companhia da maçã. Mas o padrão aprovado foi quase inteiramente desenhado pela Apple, embora tenha recebido algumas ideias das concorrentes ao longo dos meses em que foi debatido.

Segundo o órgão responsável, o ETSI, qualquer espaço que possa ser economizado nos aparelhos atuais vai ajudar a deixá-los melhores. "Com o padrão nano-SIM, os celulares poderão ser ainda menores e mais finos do que os atuais, o que vai permitir que eles tenham cada vez mais funcionalidades", diz o anúncio oficial.

Via Engadget

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Guilherme Souza
    2012-06-04T09:12:30

    Primeiro: a Apple não quer criar um novo padrão, segundo a matéria, ela já criou! Segundo: diminuir o tamanho do SIM não quer dizer que os aparelhos vão ser menores, por que existe a questão das telas cada vez maiores. Diminuir o tamanho do SIM vai dar lugar para outras tecnologias e, assim, melhorar os aparelhos. Tecnologias menores para um celular com maiores funções....

  • Filipe Costa
    2012-06-02T13:34:28

    Faz diferença nenhuma realmente, a tendencia são telas maiores, o que muda diminuir uns milímetros do chip? A Apple quer criar um novo padrão para as pessoas dependerem dela.

  • Wanderson Cardoso
    2012-06-02T12:11:56

    se isso for p/ malhorar alguns problemas em evidencia ai sim e bem vindo, apesar de ñ sabermos se vai ter a mesma quantidade de memoria, acreditamos que tenha, ou sera que foi aprovado so por q e a apple que colocou a ideia? e se fosse outra empresa sera que seria aprovado? mais a materia e legal, informação e importante agora bastamos refletir valeuu

  • Filipe Costa
    2012-06-02T11:38:59

    Isso é bobagem por a apple ter patente sobre isso, e quer ganhar dinheiro em cima das outras empresas para usar a tecnologia.

  • Sergio Gomes
    2012-06-02T10:56:57

    Mas,a memória continuará a mesma?

  • Guilherme Silva
    2012-06-02T00:19:33

    nossa ai sim, mais isso ainda vai dar muito oq falar...........