Sistemas Operacionais

04/06/2012 08h00 - Atualizado em 04/06/2012 08h00

Google chama Nokia e Microsoft de 'trolls' e as acusa por deixar celulares mais caros

Thássius Veloso
por
Do Tecnoblog

O Google enviou à Comissão Europeia uma reclamação formal sobre a união da Nokia e da Microsoft. Segundo a gigante das buscas, a união disparou os preços de todos os dispositivos móveis, deixando-os mais caros do que antes do acordo. Nas palavras do Google, as  duas empresas trabalham como “trolls”.

Nokia Lumia 800 (em cima e embaixo), e Lumia 710 (esquerda e direita) (Foto: Reprodução)Nokia Lumia 800 (em cima e embaixo), e Lumia 710
(esquerda e direita) (Foto: TechTudo/Allan Melo)

Nokia e Microsoft firmaram um acordo no primeiro semestre de 2011 que prevê a união de esforços para a disseminação da plataforma Windows Phone, sucessora natural do Windows Mobile nos mercados em que a Nokia atua. A linha de produtos Lumia é resultado do acordo, e foi apresentada mundialmente em outubro do ano passado, durante o evento Nokia World.

De acordo com o Google, a parceria entre as concorrentes no campo dos smartphones culminou com o “aumento dos custos dos dispositivos móveis para os consumidores, criando patent trolls que colocam de lado compromissos que as duas companhias assumiram”.

Nokia e Microsoft são acusadas de utilizar empresas desconhecidas e não declaradas formalmente para comprar e gerenciar patentes cujos royalties são pagos pelos fabricantes de celulares. Estariam, portanto, forçando as empresas adeptas do Android a pagar mais por patentes que versam sobre o funcionamento padrão dos celulares.

A Microsoft veio a público questionar a reclamação do Google, dizendo que o criador do Android também “não responde preocupações crescentes de reguladores, autoridades e juízes sobre seu abuso em patentes essenciais”. A MS também diz que o Google detém posição dominante no mercado de smartphones, com 95% de publicidade e buscas nesse tipo de aparelho.

Já a Nokia diz que o portfólio de patentes das empresas é gerido de maneira independente, e ressaltou que alguns aparelhos com Android cometem infrações graves relacionadas a propriedade intelectual controlada pela Nokia.

Parece ser o começo de uma nova briga judicial, não?

Via Mobile Business Briefing e Reuters.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Eduardo Siemann
    2012-06-04T15:16:33

    Detalhe as patentes que utilizam são ridículas... Na verdade o sistema de patentes é ridículo pq um advogado australiano John Keogh registrou a patente como se a invenção fosse sua autoria e propriedade a RODA ISSO MESMO A RODA. Ou seja temos que pagar a ele qualquer RODA que usarmos... sério vontade não deve faltar para o GOOGLE comprar a empresa que gerencia as patentes e fechar de uma vez... Pq as patentes eram para proteger idéia ou invenções, pequenos inventores, porém estão patenteando TUDO e cobrando por coisas absurdas e claro estão sendo usadas por GRANDES EMPRESAS.

  • Caíque Feu
    2012-06-04T11:56:05

    Hmm...Acho o Lumia caro para um celular com processador One core e 512 de RAM , mais acho que foi meio burra a declaração do Google, para uma empresa desse porte.

  • Sylvio Pascolato
    2012-06-04T10:42:19

    Sou o usuario do android mas nao concordo com a posição do google, é lider de mercado e esta preocupado com o que??? esta com medo??? e outra, se for verdade que vcs estão usando patentes deles acho melhor se preparar, dinheiro é que nao falta para MS e Nokia entrar com processo.

  • Guilherme Fernandes
    2012-06-04T12:22:44  

    Sylvio o Google não está preocupado com si próprio ou com o Android, está preocupado com você. O Android é distribuido gratuitamente para as empresas poderem colocar em seus aparelhos e graças às patentes trolls os preços dos smartphones com Android vão subir, sejam os de entrada como o Galaxy Y ou um Topo de linha como o HTC One X, ou seja, estão prejudicando os pobres, é isso que o Google está reclamando.

    recentes

    populares

    • Guilherme Fernandes
      2012-06-04T12:22:44  

      Nossa o Google é tão bonzinho!!!!! Ah pelo amor de Deus...dizer que estão preocupados com os pobres???? Essa foi demais!!!!

    recentes

    populares

    • Guilherme Fernandes
      2012-06-04T12:22:44  

      Amigo, você está defecando pela boca. Se a Google fosse tão boazinha assim, baixaria os preços de seus telefones, incentivando a produção, a concorrência, e ela tem dinheiro pra isso, afinal, ela deixaria de lucrar com isso.