18/06/2012 20h22 - Atualizado em 19/06/2012 19h56

Microsoft lança Surface: com Windows 8, o tablet já é o maior concorrente do iPad

Allan Melo
por
Da redação

Em um evento cercado de mistérios, a Microsoft anunciou nesta segunda-feira (18) o Surface, uma linha de PCs-tablet com Windows 8 e hardware assinado pela própria companhia. Ainda sem preço e data de lançamento, os dois modelos apresentados possuem tela sensível ao toque de 10,6 polegadas, tecnologia contra arranhões Gorilla Glass e apenas 9,3 milímetros de espessura.

Microsoft Surface (Foto: Divulgação)Microsoft Surface (Foto: Divulgação)

Os aparelhos foram apresentados por Steve Ballmer, CEO da Microsoft, que explicou antes do lançamento como a empresa investiu em hardware nesses anos. Em exemplo, Ballmer citou o mouse, na época do Windows 1. "Sempre foi claro para nós que o que nosso software pode fazer nos obrigava a usar a capacidade do hardware até onde, às vezes, os nossos parceiros não tinha nem sequer imaginado", declarou o CEO da Microsoft antes de apresentar o tablet.

O suporte "Kickstand" faz parte do tablet (Foto: Reprodução/The Verge)O suporte "Kickstand" faz parte do tablet (Foto:
Reprodução/The Verge)

Sob o nome "Surface", a linha é composta por dois dispositivos: um com Windows 8 Pro, alimentado pelo processador Ive Bridge Intel de 22nm "para uma completa experiência do Windows"; e outro com Windows RT, uma versão do sistema para processadores ARM (usados em tablets e smartphones).

Na versão com processador Intel, o Surface roda o Windows 8 completo, sem limitações. Nas demonstrações a empresa revelou aplicações como o Microsoft Word, funcional sob a tela sensível ao toque, e uma versão do Netflix própria ao sistema.

Ambos são revestidos por um case de magnésio, em metal líquido, e graças a esta tecnologia de fabricação os tablets são super resistentes e leves. O modelo RT tem apenas 9,3 milímetros de espessura e 676 gramas. Já o Pro é um pouco mais robusto, com 903 gramas e 13,5 milímetros de espessura.

"Assim como nós reinventamos o Windows, nós tivemos nossa visão sobre o que poderia ser um tablet", disse o presidente da divisão Windows e Windows Live, Steven Sinofsky, durante a apresentação.

Surface, o novo tablet com Windows 8 da Microsoft (Foto: Divulgação)Surface, o novo tablet com Windows 8 da Microsoft (Foto: Divulgação)

Um dos grandes diferenciais da linha Surface é o fato de eles terem o seu próprio suporte integrado ao chassi, o que chamaram de Kickstand. Mas vários outros acessórios e demonstrações encantaram os olhos dos presentes. O primeiro, o Microsoft Surface Touch Cover, é uma espécie de SmartCover, e assim como o iPad, ela é conectada magneticamente ao Surface. O Touch Cover tem apenas 3 milímetros de espessura e serve, ao mesmo tempo, como teclado e capa protetora, trazendo um teclado QWERT completo e funcional com, inclusive, um touchpad com suporte a múltiplos toques.

Surface com seu corpo fino vem capa cover e com teclado fino (Foto: Reprodução / The Verge)Surface com seu corpo fino vem Touch Cover e com teclado fino (Foto: Reprodução / The Verge)

Semelhante ao primeiro, a Microsoft lançou também uma versão "física" da Cover, chamada de Type Cover. Nela, o teclado é semelhante às dos notebooks, com teclas ergonomicamente mais confortáveis para trabalhos e aplicações robustas.

VEJA A GALERIA DE FOTOS DO MICROSOFT SURFACE

Além das capas, a Microsoft demonstrou também uma espécie de caneta Stylus de alta precisão, que utiliza um sensor dedicado para o seu reconhecimento (o que, na prática, possibilita que você use a caneta ao mesmo tempo que faça comendos em toque, e que o tablet reconheça cada comando apropriadamente.

Microsoft Surface com Type Cover (Foto: Divulgação)Microsoft Surface com Type Cover (Foto: Divulgação)

Segundo a Microsoft, o modelo Surface RT será lançado junto com o Windows 8, previsto para ser apresentado em outubro (ainda não há confirmação oficial da empresa). Já a versão Pro chegará ao mercado apenas três meses depois, possivelmente em janeiro. A empresa não revelou seus preços, mas disse que a informação será divulgada próximo do lançamento. Analistas especulam que o preço seja compatível com as ofertas atuais de tablets (no Brasil, entre R$ 1.200 e 2.000) e ultrabooks Intel (cerca de R$ 3.800).

Entenda a diferença entre os modelos:

  MICROSOFT SURFACE
MICROSOFT SURFACE PRO
Sistema
Windows RT Windows 8 Pro
Peso
676 gramas 903 gramas
Espessura
9,3 milímetros 13,5 milímetros
Tela
HD (720p) 10,6 polegadas ClearType FullHD (1080p) 10,6 polegadas ClearType
Conectores
USB 2.0, microSD, Micro HD Video, 2x2 MIMO antennae USB 3.0, microSDXC, Mini DisplayPort Video, 2x2 MIMO antennae
Ferramentas
Office Home & Student 2013 RT, Touch Cover, Type Cover Touch Cover, Type Cover, Pen with Palm Block
Memória interna
32 GB e 64 GB 64 GB e 128 GB

.

Proporção aproximada entre o iPad e o Surface (Foto: TechTudo)Proporção aproximada entre o iPad e o Surface (Foto: TechTudo)

Veja o vídeo oficial de apresentação da linha Surface, abaixo:


.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Bruno Oliveira
    2012-06-19T08:34:07

    Já vem com 1 ano de Avast? BORING... ligue seu tablet, ele não será cavalo como seu pc, logo, aguarde 2 minutos de scan e pode começar a usar.

  • Fabrício Pinto
    2012-06-19T08:12:41

    Agradou os meus olhos, tem que ver ele trabalhando...

  • Jeferson Santos
    2012-06-19T15:16:31

    Ta logen desse Windows 8 com esse tablet por medo ou acabar com o mercado do iPad mas a Microsoft começou bem pois é totalmente responsavel pela sua criação diferente de outros por ai q usa Hardware proprio e Android modificado q ainda foi uma copia fajuta do iOS. A grande questão q a Microsoft pode olhar para seus usuarios e criar soluções voltados ao tipo de usuario q compra seu produto. Ja as concorrentes fazem tablets e smarthphone para tentar derrubar a Apple e não conseguem por qualidade em seus produtos apenas Marketing!

  • Sergio Silva
    2012-06-19T00:12:34  

    Para mim, tablet é para ser usado livremente. Com esse teclado, só em uma mesa. Onde está a praticidade desse tablet?

    recentes

    populares

    • Sergio Silva
      2012-06-19T00:12:34  

      Um verdadeiro nerd, esse aí. pelamordeDeus

    recentes

    populares

    • Sergio Silva
      2012-06-19T00:12:34  

      como doem meus olhos de ter que ler uma coisa dessas

  • João Gauer
    2012-06-18T23:24:44  

    Parei de ler no "com Windows 8"

    recentes

    populares

    • João Gauer
      2012-06-18T23:24:44  

      parei de ler com WINDOWS! KKKKKKKKKKK

    recentes

    populares

    • João Gauer
      2012-06-18T23:24:44  

      É a frase não sei, não quero saber e tenho raiva de quem sabe." na prática. Isso chama-se ignorancia.

  • Andre Oliveira
    2012-06-18T23:53:24  

    é o único do mercado, que sai de fabrica com virus! kkk

    recentes

    populares

    • Andre Oliveira
      2012-06-18T23:53:24  

      Isso é coisa de pessoa fraca, pobre de pensamento e despeitada que esta com dor de cotovelo.

  • Ireno Brito
    2012-06-19T00:27:55  

    Legal o esforço da microsoft em lançar um produto dela, mas acho que erraram o caminho... eu acho q ninguem compra um tablet querendo um notebook, se fosse comprava um notebook oras... usou no top o windows "normal" ao inves de mobile (ja vejo a tela azul e virus chegando), dexou muito pesado e grosso... sei nao, acho q a tendencia dos dispositivos eh justamente se afastar da proposta dela... ele disse ter repensado a ideia de tablet a la microsoft, mas nao repensou, soh fez um all-in-one touch screen com tela pequena... nada mais

    recentes

    populares

    • Ireno Brito
      2012-06-19T00:27:55  

      Interessante seu comentário mas discordo. Tenho Ipad 2 e MacBook. Gostaria muito de utilizar em reuniões e até no trabalho o Ipad, mas fui obrigado a comprar um MacBook porque o Ipad não supre tarefas simples como digitar um texto mais longo ou realizar uma apresentação, embora tenha aplicativos para tais tarefas. Acho que o produto apresentado pela Microsoft supre esta lacuna e pode ser utilizado par lazer e trabalho sem a necessidade de utilizar dois aparelhos, pois esta é uma tendência, unificar tudo em um espaço cada vez menor.

  • Leandro Alves
    2012-06-18T23:59:57  

    Não se iludam com os produtos da Microsoft. Não é melhor, não foi e nunca vai ser melhor que os produtos da Aple.

    recentes

    populares

    • Leandro Alves
      2012-06-18T23:59:57  

      E quem te perguntou alguma coisa? as pessoas compram o que elas quiserem, se quiser comprar um produto da Apple tudo bem, com Linux Ok, mais se quiserem compra da Microsoft tem todos os direito, quem és tu para falar que uma pessoa deve compra ou não? Se você gosta dos produto da Apple o gostou é seu mais não me venha com essa não de afirma que o produto de fulano ou sicrano é melhor ou pior, não tem melhor ou pior cada um tem o seu próprio gosto.

  • Oberdan Almeida
    2012-06-19T00:46:22  

    Acho que vocês não viram o video, não perceberam que o teclado é apenas uma opção a mais? ele se encaixa ao tablet quando você quiser! Se quiser apenas o tablet retire o teclado! Se quiser usa-lo em uma mesa ele traz mais esse recurso!

    recentes

    populares

    • Oberdan Almeida
      2012-06-19T00:46:22  

      Boa cara!!! Esse povo aí de baixo acha que é inteligente. Não espera terminar a matéria para poder argumentar! BANDO DE BURROS, E AINDA ACHAM QUE SÃO INTELIGENTES! KKKK...

  • Fernando Sbrogio
    2012-06-19T03:05:11  

    É, Microsoft entro no mundo dos tablets já com pé na porta. Cara fico impressionado de como tem fanboy apple alienado. Pra eles n existe nada melhor q a maça. Deixem-os na ignorância...

    recentes

    populares

    • Fernando Sbrogio
      2012-06-19T03:05:11  

      Rpz, eu nem discuto com esse tipo de pessoal, pois até matam se vc falar mal dos produtos da Apple... Ainda bem que essa febre não pega, pois se não estariam todos alienados e sem saber que existe coisa muito melhor no mundo!!!

  • Gabriel Santos
    2012-06-20T01:55:53  

    É ótimo ver um produto Evolucionário (evolucionário e não REvolucionario) chegando. A Apple é uma empresa fantástica e faz os melhores produtos e bla bla bla... Mas meu, o que adianta ter isso se ele é restrito a uma classe de pessoa? Certamente esse tablet vai vir com o preço abaixo do ipad (vide guerra de PC´s e iMac que o próprio Jobs admitiu ter perdido) De que adianta tem um produto perfeito, onde poucos podem comprar? Microsoft, obrigado por fazer algo assim, fomenta o mercado, Garanto que a grande maioria não está interessada em gastar alguns mil´s em tablets que mudam a cada 6 meses

    recentes

    populares

    • Gabriel Santos
      2012-06-20T01:55:53  

      os produtos da APPLE(gocêntrica) estão longe de serem perfeitos hein...

  • Metalúrgica Lcm
    2012-06-20T08:54:57  

    Interessante falar de concorrência de um produto que nem foi lançado, nem mesmo a configuração dele foi disponibilizada. Isso tudo por causa da case nova? Vamos abaixar a bola e aguardar o lançamento, saber as configurações e ver ele rodando o SO para dai sim dizer se vai ser concorrente de algum outro tablete. Por enquanto tudo não passa de mera especulação. Lembrem se que o que vai concorrer é o tablete, a case daqui a pouco vai ter para Android e IOS. "NO MUNDO NADA SE CRIA, TUDO SE COPIA"

    recentes

    populares

    • Metalúrgica Lcm
      2012-06-20T08:54:57  

      macfag, não sabe nem a cabacice que ta fazendo... o courier foi o primeiro TABLET (e não tablete) de todos a ser feito, mas nunca foi lançado pela microsoft. Entã

  • Ademar Souza
    2012-06-20T16:33:22  

    Visualmente é sensacional....precisamos ver se a MS resolveu a lerdeza do Windows...fora isso parece que é um concorrente fortíssimo contra o iPad. Eu tenho um iPad 2 e estou super satisfeito...porém a única coisa que ficou muito a desejar foi a qualidade da câmera...se o surface tiver uma câmera boa, bons aplicativos e o Windows rodar rápido...vai vencer o iPad com facilidade

    recentes

    populares

    • Ademar Souza
      2012-06-20T16:33:22  

      o Windows é bem rápido. Quando fica lento geralmente é o PC q é ruim.

  • Renato Aguiar
    2012-06-19T16:09:48  

    Uma coisa é o video, a outra é o uso de fato. Imagino que se for para comprar no lugar de um Ultrabook, vou preferir o Ultrabook com teclado melhor onde posso usar no colo o mes e com um poder de processamento e aplicativos mais robustos já existentes. Se fora para comprar como Tablet, não tem app (ainda) e segundo outra matéria que li os desenvolvedores não estão empolgados em desenvolver app para o windows. Estes preferem o IOS e Android. A julgar pela lerdesa da Microsoft em atualizar o IE e pelo valor do sistema operacional e de tantos versões, acredito q COBRE para atualizar futuramente

    recentes

    populares

    • Renato Aguiar
      2012-06-19T16:09:48  

      Maicon Edipo No ponto dos desenvolvedores ele tem razão,realmente pesquisando encontrei essas respostas...

    recentes

    populares

    • Renato Aguiar
      2012-06-19T16:09:48  

      Maicon Edipo, tive o trabalho de criar uma conta no site, só para concordar com você. Tem gente que deveria sim estudar mais antes de escrever um comentário desses.

  • Aparecido Mata
    2012-06-18T23:40:16

    show! fantastico! agora sim vou trocar meu Galaxy Tab. Surfece neles.

  • Cristiano Lopes
    2012-06-18T23:35:28

    gostei ...

  • Edson Silva
    2012-06-19T00:08:09

    KKKKKKKK. É uma piada.KKKKKKKK

  • Emerson Nascimento
    2012-06-19T00:04:45

    Tablet Micosoft: Notebook pequeno. Tablet Apple: Celular grande. O que vc prefere: Um celular ou um notebook? A maça que se cuide...

  • Lucas Tanaka
    2012-06-19T01:20:06

    a ideia do USB eh sensasional, microsoft vc foi 10 !

  • Habib Nicolas
    2012-06-19T01:10:37

    Uso Mac e achei muito interessante. Achei interessante a ideia do teclado. Mas depois me passou pela cabeça um tal de Mac Air...

  • Iago Sousa
    2012-06-19T01:06:59

    tá tão parecido com um netbook que tem gente julgando-o como tal: vai pegar vírus, a memória ram é fraca.. vão usar um tablet pra programar ? pra ver pornô ? pqp viu

  • Adan Scaramelo
    2012-06-19T02:42:46

    APPLE MORRENDO EM 5, 4, 3, 2, 1...

  • Manumalu
    2012-06-20T17:07:51

    PIXELSENSE!!

  • Agnaldo Junior
    2012-06-19T18:56:28

    O bom é que o windows pode absorver os apps androids e quiça os ios. Microsoft sempre será um mago.

  • Rafael Cruzeiro
    2012-06-19T05:43:54

    Olha, desde que vi o Windows 8 pela primeira vez, já imagino-o num tablet muito bacana. Estava apenas aguardando o pançamento de um pra decidir se troco meu iPad por outro ou pelo Windows tablet e, parece, que vou apostar no Windows tablet. Claro que ainda precisamos aguardar mais um pouco, mas me mostrou potencial. E a sacada do teclado na cover foi genial! Aliás, o comercial ficou muito bom tbm.