Sistemas Operacionais

04/06/2012 14h36 - Atualizado em 04/06/2012 18h13

Microsoft anuncia serviço de integração entre Xbox, smartphones e tablets

Aline Jesus
por
Para o TechTudo

A conferência da Microsoft na E3 2012 contou com mais novidades do que se esperava. A companhia, além de mostrar lançamentos para o Xbox 360, anunciou ainda outras ferramentas interessantes, como o SmartGlass. O aplicativo pode ser instalado em computadores, tablets e smartphones para possibilitar a integração entre os aparelhos e o console da companhia.

Smartglass é um aplicativo que permite integração de aparelhos móveis com videogame (Foto: Reprodução)Smartglass é um aplicativo que permite integração de dispositivos móveis e Xbox (Foto: Reprodução)

O app funciona como um controle remoto que possibilita que os usuários controlem o que está sendo reproduzido no Xbox 360, além de ser uma opção de tela adicional para exibir conteúdo relacionado aos games. Ou seja, seu computador, smartphone ou tablet vai se tornar um acessório extra para o console, no qual você vai poder ter acesso a ferramentas e vídeos relacionados aos jogos do videogame.

A apresentação do serviço no evento E3, por exemplo, foi feita com o jogo Game of Thrones. O SmartGlass foi rodado em um tablet para abrir uma espécie de mapa interativo do jogo, explicando onde as ações do game estavam acontecendo no momento. 

Mas os desenvolvedores vão poder utilizar a tecnologia para criar associações com muitos outros jogos. Na ocasião do evento foram demonstrados conceitos também para o Madden NFL 13 e para o Halo 4, dois lançamentos da empresa. No primeiro, será possível usar o dispositivo com SmartGlass para desenhar jogadas de futebol americano, enquanto no segundo o usuário vai poder conferir detalhes como estatísticas, mapas e sessões de multiplayer do game.

A melhor notícia, no entanto, fica por conta da compatilibidade. Assim como no serviço de música Xbox Music, a Microsoft não quer limitar o SmartGlass aos seus próprios aparelhos. A companhia deve liberar versões do programa também para iOS e para o Android - com algumas limitações, é claro, para dar um diferencial para os usuários do Windows Phone 8, a plataforma móvel da própria empresa.

Via The Verge

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Alexandre Ísola
    2012-06-04T18:57:46

    Legal essa matéria! A colunista Elis já leu?