Robótica

22/06/2012 08h10 - Atualizado em 22/06/2012 08h10

Pele artificial fará com que robôs sejam aptos a sentir contatos físicos

Flavio Croffi
por
Para o TechTudo

Uma nova tecnologia desenvolvida pela Universidade do Sul da Califórnia permite que robôs possam ter o sentido do tato. Em uma linguagem mais clara, eles poderão sentir contato físico por meio de uma pele artificial.

sensorRobôs serão aptos a sentir contatos físicos (Foto: Reprodução)

O sensor, desenvolvido por pesquisadores da Escola Viterbi de Engenharia – que faz parte da Universidade –, funciona como uma espécie de dedo robótico cheio de painéis, capazes de detectar qualquer tipo de contato.

A tecnologia, quando entra em contato com os materiais, pode identificar diversos tipos de texturas por meio de suas vibrações. Além disso, é possível também que o sistema reconheça calor e pressão.

O sensor robótico, no entanto, não consegue definir qual textura é preferível. Mesmo assim, seus criadores permanecem esperançosos de que ele possa ser usado no futuro como um componente de próteses humanas.

Via Digital Trends

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Marcus Batista
    2012-06-22T14:24:19

    a palavra ''robor'' no título, na pagina inicial, está errada ...