Jogos de esporte

01/06/2012 03h59 - Atualizado em 01/06/2012 14h20

PES 2013 ganha trailer que mostra detalhes da nova jogabilidade

Bruno do Amaral
por
Para o TechTudo

Entre os jogos anunciados na conferência pré-E3 2012 da Konami, realizada nesta sexta-feira (1º), está um dos títulos mais esperados pelos brasileiros: Pro Evolution Soccer 2013. A promessa da empresa está em controles melhores, maior domínio de bola, inteligência artificial mais realista e captura de movimentos com mais detalhes. Para provar todo o esforço, foi divulgado um trailer que mostra os bastidores de todo esse processo de melhorias no game.

PES 2013 (Foto: Reprodução)PES 2013 (Foto: Reprodução)

Segundo o desenvolvedor chefe do game, Masuda Kei, “o conceito principal veio do feedback dos fãs”. Dessa forma, a Konami procurou dar ao jogador um controle mais preciso com a bola, proporcionando mais lances individuais. Isso está aliado a um novo sistema de drible, que permite se esquivar da marcação com maior eficácia.

O sistema de passes agora possui opções com o controle de intensidade e altura, além de um recurso chamado “toque dinâmico”, que permite ao jogador receber a bola já com a possibilidade de jogá-la para a frente. A mesma técnica pode ser utilizada ainda para aproveitar o passe e acionar um voleio, com a bola em pleno ar.


Outro ponto que a Konami melhorou em PES foi a inteligência artificial. Agora, os boleiros comandados pelo jogo se comportam melhor na defesa, deixando de marcar a bola para se focar no atacante. O goleiro também recebeu melhoras, incluindo novas animações nas defesas.

Movimentos únicos de jogadores também foram capturados para dar uma maior imersão com os gráficos e ambientes. O garoto propaganda de PES 2013, Cristiano Ronaldo, foi usado como exemplo: a maneira de o jogador do Real Madrid correr com os braços encostados ao corpo foi fielmente reproduzida.

O aspecto social do game também foi lembrado com o MyPES - ferramenta integrada com as redes sociais - recebendo uma atualização. Masuda Kei prometeu uma versão demo, mas não deu uma data exata para a liberação. PES 2013 será lançado no terceiro trimestre deste ano para Xbox 360, PlayStation 3, PSP, PlayStation 2, Nintendo 3DS, Wii e PC.

PES 2013 (Foto: Divulgação) (Foto: PES 2013 (Foto: Divulgação))PES 2013 (Foto: Divulgação)

O fenômeno de popularidade

O sucesso de Pro Evolution Soccer (também chamado de PES) vem desde o lançamento do primeiro jogo da série, em 1995. Produzido pela Konami, o título se destacou pelos gráficos que eram avançados para sua época e sua jogabilidade diferenciada, principalmente comparado ao FIFA Soccer, seu maior rival até hoje.

A mudança do nome para Pro Evolution Soccer aconteceu em 2007, como uma adaptação do nome tradicional para o mercado norte-americano, na qual o jogo se chamou Winning Eleven: Pro Evolution Soccer, e no ano seguinte, se tornou apenas Pro Evolution Soccer. No Japão, o jogo ainda mantém o nome original.

PES 2013 (Foto: Divulgação) (Foto: PES 2013 (Foto: Divulgação))PES 2013 (Foto: Divulgação)

A disputa entre PES e FIFA se estende ao longo dos anos, em cada versão lançada. Em Pro Evolution Soccer, há diferenças no controle dos jogadores, que agradam alguns fãs e desagradam outros. Outra diferença entre as duas franquias de futebol é que, no jogo da Konami, existe um número bem inferior de nomes licenciados. Isso se dá ao fato de que a série FIFA possui direitos de exclusividade, o que impede o mesmo de acontecer com seu concorrente.

Atualmente, mesmo com um número menor de vendas em outros países, PES é o jogo mais popular no Brasil e o jogador português Cristiano Ronaldo é a capa oficial do jogo. No mercado nacional, a capa também conta com a presença do jogador Neymar.

E3 (Foto: Reprodução)
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Fernando Zanetti
    2012-06-01T21:06:51

    A Konami está perdendo credibilidade, PES 2012 tá ridículo,sou fã de do PES desde ps1, mas cada vez que jogo on line contra aguém com o Barcelona fico e perplexo com bugs d jogo, to cheio ds macetes d chutar do meio da rua c messi, villa,e levar gol de cobertura,fora aquele erro ridículo d macete das faltas. Domino meu adversário faço 2x0 e o cara faz 5,6,7 x 2 só com gols de cobertura com messi, villa,virou palhaçada,estou tomando nojo do jogo PES.a Konami não fz nda para melhorar, a partir de 2013,comprarei FIFA. mesmo sendo um jogo mais complexo,e tenhoo certeza que vai ser melhor q o PES

  • Wellington Silva
    2012-07-06T12:41:01

    PES SENSACIONAL

  • Brendo Alves
    2012-06-01T13:38:33

    o pes tem que melhorar as malditas finalizaçoes do jogadores, ridiculo como os caras chutam , parece que nao tem força no pé.

  • Alexandre Alessi
    2012-06-01T12:55:25

    fifa eh melhor q o pes, pes melhor q o fifa bla bla bla.

  • Wellinghton Santos
    2012-06-01T10:01:57

    O FIFA e melhor q PES e pronto eles podem ate melhorar mais numka vao xegar aos pes de uma FIFA EU SOOO FIFEROOOOOO!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Hamilton
    2012-06-01T09:34:06

    Este PES 2013 pelo que tem mostrado vai ser muito superior ao 2012

  • Haroldo Souza
    2012-06-01T09:15:53

    Eu acho que tanto FIFA quanto PES têm muitos aspectos a melhorar. Na minha opinião, o movimento dos jogadores no PES não tem tanta "fluidez" como no FIFA (aquela velha história do robozinho), isso é fator que, se for mudado, com certeza o PES volta ao topo competindo de verdade com o FIFA, que, no meu ver, está melhor que PES atualmente. O fato de que no PES não é possível jogar com times da Libertadores contra times do resto do mundo torna o jogo um pouco menos interessante. Tirando isso, eu acho que as estruturas de Master Liga, modo carreira, etc, são muito boas, superando as do FIFA.

  • Lucas Moreira
    2012-06-01T19:09:04

    Continua uma porcaria !

  • Thiago Campos
    2012-06-01T18:34:45

    Poxa vídeo praticamente sem som coloca uma legenda então!!!!!!!!!!!!!!!!! E aos Fiferos de plantão o PES é Melhor sempre foi e sempre sera!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Deivison Souza
    2012-06-01T18:01:42

    mecânica fraca, mais os novos dubles estão legais se me derem de graça eu quero mas comprar nem da

  • Luis Silva
    2012-06-01T17:38:14

    queria ver no pes choque de cabeça e o jogador sangrar ai simm

  • Leonardo Prudente
    2012-06-01T17:26:20

    Galera falando de erros no PES12 mto erros. Comprei meu PES12 na pré-venda e nunca deu erro nem bug (jogo no ps3). PES precisa somente de um campeonato brasileiro e mais licenças internacionais. Ai fica show. MASTERLEAGUE ONLINE NOTA 10. Dps só ir melhorando e corrigindo e adaptando para nossa alegria. FIFA? oq é isso? aqui é noticia do PES. Seus baba ovo do PES fiquem com seu jogo que os jogadores se beijam e fazem outras coisas (MORRO DE RIR) pes forever.

  • Felipe Mendonca
    2012-06-01T16:26:42

    muito bom, muito bom jogo!

  • Anderson Silva
    2012-06-01T15:50:14

    O pes 2013 vao continuar um lixo de jogo ,na era play 3 e xbox , os cara estragaram o jogo, no play era o melhor jogo de futebol,O fifa passou do pes faz tempo , o fifa o melhor jogos que joguei na era play 3 e xbox ,O fifa 2013 vi bater o record de venda no brasil,pois esse ano pes foi por que todo mundo pensou que muda alguma coisa e acabou mudando nada ,fifa 2013 que te espera pes 2013 lixo

  • Roger Carvalho
    2012-06-01T15:40:16

    COMPREI O PS2012, E VONTADE DE JOGAR NA PAREDE..... ERRO DEMAIS.. NÃO CONSIGO JOGAR ONLINE, SE UM LEIGO COMPRAR O JOGO TA ENROLADO, IMAGEM EMBAÇADA, DESCONECTA TODA HORA..

  • Wagner Oliveira
    2012-06-01T15:38:41

    Bom, se não tiver o campeonato brasileiro, esquece, não vou comprar, sem contar que não é possivel jogar com times da Libertadores contra os Europeus.. estão travando o jogo...

  • Jeferson Oliveira
    2012-06-01T15:20:22

    no pes tem muitos erros grotescos

  • Jeferson Oliveira
    2012-06-01T15:19:42

    nunca joguei fifa se for melhor vou comprar

  • Luiz Henrique
    2012-06-01T15:00:12

    konami vai ter de trabalhar duro para chegar ao nível do fifa ....

  • André Fontes
    2012-06-01T14:46:53

    Tem que melhorar muito na finalização. Eu não consigo dar um chute rasteiro no PES 2012, vai tudo para o alto. Ainda assim prefiro o PES ao futebol burocrático do FIFA.

  • André Balleroni
    2012-06-01T14:04:36

    Isso é verdade Ricardo, eles vão colocar narração em portugues no fifa13, mais o pes13 vai ser demais ! Tomara que seja com a narração do José Silverio ! Pega Marcos, pega Marcos ! São Marcos !

  • Ricardo Pinto
    2012-06-01T14:01:17

    Nesta questão de melhor ou pior para FIFA / PES, eu não sei não posso opinar, só jogava PES quando tinha o Play2. Sempre com aquelas Patch´s de brasileirão e tal. Depois que comprei o XBOX só compro os jogos originais e prefiro jogar on line, com isso comprei os últimos jogos da FIFA pelo licenciamento do meu time, Clube Atlético Mineiro, não gosto de jogar com o time genérico, fica muito feio na tela da TV. Uniformes de seleções também não fica bom. E tem os nomes dos jogadores nada disso anima se não for o legítimo. Quando vejo um jogo do PES parece que é pirata.

  • Ricardo Pinto
    2012-06-01T13:58:12

    Engraçado, pelo que disse acima o PES é o jogo mais vendido no Brasil, acredito que parte disse é pelo fato de ter narração e menu em PORTUGUES. Se isso é verdade por que a EA insiste em não colocar a narração em PORTUGUES ( a que tudo indica isso pode acontecer no FIFA13, pelo menos o menu já vai sair em PT-BR).

  • Noé Neves
    2012-06-01T13:52:34

    Na verdade o PES é um ótimo jogo,um ótimo jogo para aqueles que querem mais diversão com a galera,o FIFA ja é um jogo para os mais experientes,e não da para comparar PES com FIFA,FIFA ainda sim é muito superior e tenho orgulho de dizer que sou FIFEIRO.

  • Ricardo Jesus
    2012-06-01T19:04:25

    O PES está implementando coisas que já estão disponiveis no Fifa a pelo menos 4 anos ... espero que fique bom, assim teremos mais uma opção de jogo, porque o PES 12 foi RIDICULO.