22/06/2012 06h50 - Atualizado em 22/06/2012 11h48

Proposta de ponte funcional purifica água de rio

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

A designer Margot Krasojevic criou um conceito de ponte inusitada, capaz de purificar a água. O projeto foi concebido como uma alternativa para ligar as porções da cidade de Amsterdã, na Holanda, isoladas pelos canais que serpenteiam pelo local e que são fundamentais para que a cidade não seja tragada pela água do mar.

Proposta visa a criação de pontes capazes de purificar a água (Foto: Reprodução)Proposta visa a criação de pontes capazes de purificar a água (Foto: Divulgação)

A ponte seria mais uma espécie de túnel, que faria com que a água circulasse em tubulações que se estenderiam por toda a construção. No processo, o líquido dos canais seria purificado com sistemas de sanitização da água, embutidos nos canos metálicos. Depois de limpa, a água seria devolvida ao canal ou disponibilizada para uso dos moradores.

A ideia da ponte purificadora dos canais se encaixa no contexto da cidade, que busca água potável de apenas um reservatório, o lago IJsselmeer. É desse lago que os holandeses retiram porções consideráveis de água para purificar e realimentar os canais de Amsterdã, até três vezes por semana. Sem os canais, a cidade estaria submersa pelo mar. Por conta disso, o projeto de Margot mostra-se interessante: ele reduziria a pressão sobre o suprimento do IJsselmeer.

Esquema mostra as entranhas do projeto (Foto: Reprodução)Esquema mostra as entranhas do projeto (Foto: Divulgação)

A designer também criou coffee shops anexos ao complexo. A ideia é que os espaços sirvam como forma de confraternização entre moradores, turistas e, especialmete, ciclistas, que são muito comuns pela cidade.

Via Yanko Design

 


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares