Jogos de aventura

04/06/2012 20h47 - Atualizado em 04/06/2012 20h49

Rayman Legends é apresentado na E3 2012 e mostra integração com Wii U

Bruno do Amaral
por
Para o TechTudo

Entre as novidades apresentadas pela Ubisoft hoje (04/06) durante sua conferência na E3 2012 em Los Angeles, nos Estados Unidos, um grande foco foi dedicado ao novo console da Nintendo, o Wii U. Entre os games exibidos pela produtora, Rayman Legends foi um dos mais festejados, com um personagem exclusivo para o aparelho e possibilidade de multiplayer para até cinco jogadores.

Rayman Legends (Foto: Reprodução) (Foto: Rayman Legends (Foto: Reprodução))Rayman Legends foi anunciado hoje na E3 2012(Foto: Reprodução)

 

A abordagem da Ubisoft é de proporcionar interações novas com o hardware da Nintendo. O novo personagem, Murphy, é uma espécie de inseto que voa pela tela inteira, controlado por movimentos deslizantes do dedo no display do tablet do Wii U. Além disso, ele pode auxiliar os demais jogadores no modo multiplayer, ao mover plataformas com movimentos que utilizam o acelerômetro do controle (oficialmente chamado de GamePad).

Os demais personagens podem ser jogados normalmente com o Pro Controller, o joystick comum (semelhante ao do Xbox 360) do Wii U, e o Wii Mote. O grande foco no multiplayer cooperativo permite uma jogatina com até cinco usuários, embora não se saiba ainda se a função estará disponível online também. Muitos dos puzzles parecem ser possíveis apenas com ao menos um segundo jogador.

O visual continua incrível, com excelentes gráficos em 3D, mas cenário e jogabilidade em 2D. Uma fase em particular exibiu uma grande dinâmica com a música, progredindo com a ação de maneira ritmada com o rock de fundo. Rayman Legends chegará às lojas junto com a primeira leva de jogos para o Nintendo Wii U, durante o outono norte-americano (primavera no Brasil).

Provavelmente os jogadores mais novos devem estar familiarizados com a versão de Rayman. O personagem possui membros flutuantes e aparece nos recém-lançados Rayman Origins, Rayman 3 HD e Rayman Legends. No entanto, Rayman é um pouco mais antigo e sua primeira aparição foi em 1994, nas mãos do jovem designer gráfico Michel Ancel. Conheça a história de Rayman, o mascote da desenvolvedora de jogos francesa Ubisoft e saiba porque ele é tão querido.

Rayman na sua versão mais atual. (Foto: Rayman na sua versão mais atual.)Rayman na sua versão mais atual (Foto: Divulgação)

Na época, a Ubisoft decidiu dar uma chance ao personagem, desenvolvendo sua primeira aventura, e investindo tudo o que tinha no projeto. Rayman foi lançado no primeiro Playstation, em 1995, e se tornou um sucesso instantâneo. Pela primeira vez, uma publicadora de jogos do ocidente ofereceu uma alternativa mais séria de personagem de aventura, frente aos criados pelos japoneses. O personagem sem pernas e sem braços, e com olhinhos esbugalhados, era super articulado e conseguia fazer incríveis movimentos aéreos, além de ter um grande senso de humor.

Ele podia correr, pular, atirar seu punho no espaço, ou usar seu cabelo (que alguns acham até hoje que são orelhas) como hélices, fazendo com que o personagem pudesse planar por alguns momentos. Em sua primeira aventura, Rayman confrontou o terrível “Mister Dark” e conseguiu retornar a ordem ao seu mundo devastado. As cores vibrantes, a grande variedade de trilhas sonoras e o grau de dificuldade do jogo – um pouco maior que os demais jogos do gênero – fizeram do título um mega-hit.

Desde sua criação, há 18 anos, a franquia Rayman já rendeu 21 jogos e passou por diversas plataformas como: todos os consoles do Playstation, Nintendo 64, Nintendo DS e 3DS, PC, Xbox 360, Game Boy Advance, dentre outros. Ao contrário de algumas tentativas frustradas de outras empresas, para firmar um personagem ícone de games de plataforma no ocidente, a Ubisoft conseguiu fazer Rayman sobreviver e, recentemente, deu um novo fôlego à franquia – mas mantendo sempre a nostalgia e a jogabilidade de quase 20 anos atrás.

Assista ao vídeo do Rayman Legends

E3 (Foto: Reprodução)
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares