Jogos de aventura

01/06/2012 03h03 - Atualizado em 01/06/2012 13h10

Tomb Raider ganha novo trailer e data de lançamento

Bruno do Amaral
por
Para o TechTudo

A produtora Crystal Dynamics divulgou um novo trailer de Tomb Raider e confirmou a data de lançamento para 5 de março de 2013. O jogo será lançado para os consoles Xbox 360, PlayStation 3 e PC. Uma versão demo estará disponível na E3 2012, feira de games que acontece entre os dias 5 e 7 de junho em Los Angeles, nos Estados Unidos

Tomb Raider (Foto: Divulgação)Tomb Raider (Foto: Divulgação)

O trailer, repleto de ação e com mais detalhes sobre o enredo, ainda não mostra tanto da jogabilidade, mas foca sempre em situações extremas para Lara Croft, nas quais ela precisa sobreviver em condições adversas. Apesar de mais sério, Lara não perde o senso do humor e até brinca no final do vídeo: “odeio tumbas”. Fazendo assim um trocadilho com o título da série, Tomb Raider ("Exploradora de Tumbas").


Um novo rumo para a série

Já tem um tempo desde que Tomb Raider deixou de ser uma referência nos jogos de ação. Após o declínio com uma sucessão de títulos não tão aclamados, a Crystal Dynamics, hoje sob o comando da Square Enix, planeja revigorar a franquia com um reboot para a personagem, mostrando uma heroína prestes a viver sua primeira aventura.

Tomb Raider voltará em 2013 (Foto: Divulgação) (Foto: Tomb Raider voltará em 2013 (Foto: Divulgação))Tomb Raider voltará em 2013 (Foto: Divulgação)

Colocar Lara de volta ao mapa dos gamers é uma tarefa árdua para a produtora. Após um bem recebido trailer na E3 2011, a empresa anunciou em maio que adiaria o lançamento para o primeiro trimestre de 2013. O tempo extra para o desenvolvimento, no entanto, pode ser bem-vindo para o jogo trazer a qualidade esperada pelos fãs, ao mesmo tempo em que agrada aos novos jogadores possivelmente em um primeiro contato com a franquia.

O fato de a personagem reaparecer mais nova ilustra bem a intenção de renovação, mas a Crystal Dynamics também fez questão de se distanciar da imagem sexista do jogo. Lara não mais se assemelha mais com uma atriz pornô e nem aparece sempre em trajes provocantes, com apelo sensual em cenas desnecessárias. Agora, ela é realista: uma jovem mulher tentando sobreviver após um naufrágio em uma ilha cheia de mistérios.

Desta vez, Lara Croft está muito mais humanizada (Foto: Divulgação)Desta vez, Lara Croft estará mais humanizada (Foto: Divulgação)

O trailer de 2011 mostrou forte influência na série Uncharted, mas com cutscenes dignas da Square Enix e sua franquia de maior sucesso, Final Fantasy. Isso distancia um pouco da jogabilidade tradicional dos demais títulos do universo Tomb Raider, baseada em plataformas, com pulos precisos e malabarismos, e mecânica de tiros pouco intuitiva para os dias de hoje.

Mesmo assim, o Tomb Raider mais tradicional acabou por influenciar toda a geração atual de games de aventura em terceira pessoa. Deixando de lado os visuais do PlayStation 1, com os seios da protagonista formados por triângulos, o primeiro jogo ainda é divertido, ainda mais na edição Anniversary, com gráficos reformulados em alta definição.

O último capítulo da série oficial, Underwold, lançado em 2008, já reuniu diversas melhorias, mas a franquia precisava de um tempo para “respirar” e voltar repaginada. A primeira intenção para isso foi a chegada em 2010 de Lara Croft: The Guardian of Light, um spin-off com visão isométrica e ação tipo arcade que recebeu diversos elogios. Com o reboot simplesmente intitulado Tomb Raider, é bem possível que a arqueóloga consiga, enfim, retomar seu posto de heroína principal dos videogames – e sem apelar para o lado sensual.

E3 (Foto: Reprodução)
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Rafael Agapito
    2012-06-01T10:29:41

    Tudo bem que eu ficava toda hora manipulando a câmera pra ver a Lara "melhor", mas o jogo em si sempre foi ótimo. Uncharted aprendeu com Tomb Raider, e agora Tomb Raider mostra que aprendeu com Uncharted. Aguardo muito esse jogo, e não vi comentários, mas será que vai ter multiplayer?

  • Michael Bechior
    2012-06-04T08:10:23

    Fodástico demais, melhor do ano! bota pra chorar o Kratos e Natan Drake juntos! Parabéns à Cristal Dynamics pelo reboot na série, aguardamos ansiosamente pelo Lagacy of Kain/Soul Reaver series!

  • Cristiano Lopes
    2012-06-02T20:25:39

    LEI MARIA DA PENHA para cada um que bateu nela hauauahahauhauh

  • Luciano Nunes
    2012-06-01T19:49:44

    Se ela tivesse um filho com o Nathan Drake, nasceria o Indiana Jones.

  • Samuel Oliveira
    2012-06-01T14:27:01

    Tem tudo para ser o melhor jogo do ano (2013) o novo trailer arrebentou ;D

  • Kíssilla Eliza
    2012-06-01T13:34:56

    hehe' Lara Croft é a melhor,e agora ta mais perfeita do que nunca.! é a minha heroína! xD

  • Estefano Pontes
    2012-06-01T10:56:41

    ou fernanda paes leme?

  • Estefano Pontes
    2012-06-01T10:56:17

    Scarlet johansonn???

  • Bruno Ribeiro
    2012-06-01T08:44:57

    Tá mais gata que a antiga!!!