Sistemas Operacionais

12/06/2012 17h08 - Atualizado em 06/08/2013 12h03

Windows Phone 8 pode ter mapas em 3D da Nokia e Skype nativo

Paulo Higa
por
Do Tecnoblog

A próxima versão do Windows Phone deve chegar com várias novidades interessantes, algumas delas decorrentes das recentes aquisições e parcerias da Microsoft. O aplicativo de Mapas do sistema finalmente deve ganhar a navegação 3D da Nokia, enquanto as chamadas por voz poderão ser realizadas por VoIP (telefonia via Internet) com a tecnologia do Skype.

Windows Phone 8: lançamento confirmado para o final de 2012 (Foto: Reprodução/Gizmologia) (Foto: Windows Phone 8: lançamento confirmado para o final de 2012 (Foto: Reprodução/Gizmologia))Windows Phone 8 deve trazer muitas novidades aos usuários (Foto: Reprodução/Gizmologia)

A integração com os mapas da Nokia está sendo realizada gradualmente pela Microsoft. O Bing Maps, serviço de mapas online da empresa de Bill Gates, já utiliza as informações de tráfego e o algoritmo de cálculo de rota da fabricante finlandesa de celulares. O Windows Phone, que ainda não possui mapas em três dimensões como os concorrentes Android e iOS 6, poderá ganhar o recurso em breve graças a essa integração entre as companhias.

Uma funcionalidade que poderá ajudar o usuário a economizar é a integração do sistema móvel com o Skype, que poderá vir de forma nativa (e não como um aplicativo) no Windows Phone 8. Além da possibilidade de usar bate-papo em texto através de atalhos no hub Contatos, como já é possível com o Windows Live Messenger e o Facebook Messenger, também será possível efetuar chamadas de voz.

Entre as outras novidades cotadas para aparecer no Windows Phone 8 estão a integração com NFC (de troca de dados por aproximação) para pagamentos digitais, criptografia BitLocker e um sistema de busca com reconhecimento de voz, semelhante ao Siri. A Microsoft também deverá permitir a execução de aplicativos com "código nativo", possibilitando que desenvolvedores portem seus aplicativos do Android e do iOS para o Windows Phone.

As primeiras informações oficiais sobre o Windows Phone 8 devem ser anunciadas pela Microsoft na próxima quarta-feira (20), quando a gigante de Redmond promove um evento para os desenvolvedores da plataforma.

Via LiveSide

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Jose Lopes
    2012-06-13T09:51:11

    IOS6 não tem mapas em 3D funcionando ainda, vejam o teste realizado pelo Gizmodo. Sò que tem isso é o google maps, estão publicando materia errada.

  • Jose Lopes
    2012-06-13T09:49:47

    ao que tudo indica será possivel que alguns celulares com winphone 7 sejam atualizados para win8, ai eu vi grande vantagem, o mesmo OS do desktop e tablet, integração similar ao IOS com MacOSX com a diferença que o Windows sempre teve mais peso no mercado. Era exatamente o que eu precisava, com certeza vou comprar.

  • Bruno Moura
    2012-06-13T09:09:25

    Opa.. Esse ai é um Lumia 710..... Com WP8? Gostei..