Internet

07/07/2012 07h39 - Atualizado em 07/07/2012 07h39

Canadá ganha rede social para localizar crianças desaparecidas

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

Uma ferramenta está mudando o conceito dos sites de relacionamento no Canadá. The World’s Most Valuable Social Network (algo como "Rede Social Mais Valiosa do Mundo") é dedicada única e exclusivamente a auxiliar na busca por crianças desaparecidas no país. Criado pela agência Grey Canada, em parceria com a organização Missing Children Society of Canada, ela já se tornou um verdadeiro sucesso.

Ferramenta emite alertas no Facebook para auxiliar nas buscar de crianças desaparecidas (Foto: Reprodução)Ferramenta emite alertas no Facebook para auxiliar nas buscas de crianças desaparecidas (Foto: Reprodução)

A ideia é bem simples: as pessoas são convidadas a “doarem” os seus perfis de outras redes sociais, como Facebook e Twitter, para a caridade. Como? Basta autorizar o compartilhamento de notícias da entidade em seus feeds. Sempre que uma criança desaparece em uma área próxima a você, a ferramenta dispara um alerta através do seu perfil do Facebook. Assim, a probabilidade de que mais pessoas tomem conhecimento do caso e tenham informações sobre a criança é maior, o que é uma grande ajuda no processo de buscas. 

A ferramenta também cria uma espécie de rede de relacionamentos entre as pessoas de diversas comunidades canadenses, sendo mais fácil, portanto, para que em casos de novos desaparecimentos, a notícia se espalhe mais rapidamente e informações possam ser divulgadas. Afinal, as primeiras horas de um desaparecimento são fundamentais para o sucesso de uma busca.

A iniciativa é nobre e merece atenção não somente dos canadenses como de todo o mundo. Quem sabe o modo de atuação não se torne mais adotado e auxilie famílias a encontrarem entes desaparecidos? Afinal, estar conectado em um site de relacionamentos pode ser muito mais importante do que simplesmente manter contato com os amigos.

Confira abaixo um vídeo de divulgação do projeto:


Via Brainstorm9

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Daniel Benicio
    2012-07-07T21:52:50

    parece uma ótima idéia parece um pouco com o facebook essa nova rede social! que não uma rede social mesmo apenas parece eles publicaram o título errado!

  • Wanderley Kiste
    2012-07-07T13:05:45

    Ótima mecanismo de busca criado c/ esta interligação entre o facebook, twitter e outros. Certamente já ajudou muita gente. Mas se tornará mais interessante quando criarem um mecânismo de exclusão automático do sistema, quando solucionarem tais desaparecimento, assim evitando que o e-mail ou postagem continue circulando meses ou anos como temos presenciado muitos deles ainda sendo divulgado pela midia.

  • Vanessa Vilela
    2012-07-07T10:55:40

    Acho legal e tals, mas se o outro lado (no caso o site das crianças desaparecidas) não se comprometer que na hora que acharem a criança eles tiram o caso do site não adianta nada. Pq aqui a gente vive recebendo casos no face e vai ver a criança já foi encontrada a anos. Eu nem leio mais.