TechTudo

12/07/2012 16h41 - Atualizado em 12/07/2012 17h41

Em livro, ex-funcionária do Facebook detona a rede social e Zuckerberg

Aline Jesus Para o TechTudo

Katherine Losse, uma das primeiras integrantes da diretoria do Facebook, resolveu contar sua experiência no maior site de relacionamentos do planeta. O resultado é um polêmico livro, que ainda não chegou ao Brasil, chamado “The Boy Kings” (Os Reis Meninos).

O polêmico livro da ex-funcionária do Facebook ainda não chegou ao Brasil (Foto: Reprodução)O polêmico livro da ex-funcionária do Facebook ainda não chegou ao Brasil (Foto: Reprodução)

Contratada em 2005 e demitida em 2010, Losse trata de assuntos curiosos na publicação, como o machismo e a hierarquia da companhia, o processo criativo em torno de funcionalidades, além de detalhes “íntimos” do dia a dia dos empregados da empresa.

Algumas revelações não passam de fofocas diárias, enquanto outras têm certa relevância. Losse diz que se demitiu da rede social porque o propósito para o qual a página foi criada "estava se perdendo". 

Ela revela ainda que as poucas mulheres que trabalham no local são constantemente assediadas e recebem propostas indecentes, além de terem que usar camisas com fotos de Mark Zuckerberg no aniversário dele. Um outro exemplo de assédio moral era incentivar os empregados a morar perto do trabalho para o caso de alguma emergência.

Segundo a ex-funcionária, o Facebook se tornou "um exército". Ela afirma que a intenção de Zuckerberg e seus soldados era de conquistar o mundo – o que o fundador sempre garante ser possível por meio de uma empresa.

Katherine revela que, depois que outras redes sociais começaram a fazer sucesso, a ordem que vinha de cima era simples: tentar incorporá-la, ou por meio de aquisição (como no caso do Instagram) ou desenvolvimento de características parecidas (citando o Foursquare) com o lançamento do Places. Para a autora, nasceu ali uma obsessão em busca do topo.

Ela ainda conta sobre algumas funcionalidades que acompanhou e nunca saíram do papel, além de falar sobre seu acesso a qualquer conta de qualquer usuário do mundo – independente de suas configurações de privacidade.

A ideia do livro, obviamente, é desmistificar um pouco a imagem de que Mark Zuckerberg é um grande gênio trabalhador e um ótimo patrão. Além, é claro, de mostrar que o que pode parecer um emprego dos sonhos pode acabar se tornando uma tarefa complicada. Segundo a ex-diretora, há regras rígidas, como sempre estar usando o Facebook, nunca sair cedo, fazer hora extra se necessário e, claro, nunca falar mal da plataforma.

Via The Boy Kings

Na última quinta-feira (5), o programa Na Moral, com Pedro Bial, debateu sobre o assédio no trabalho.

Confira um dos casos ao lado em vídeo.

  • imprimir
  • Compartilhar no Orkut
  • Enviar para um Amigo
140 caracteres

Verificação de segurança

Gênero

  • Jose Lopes Fri, 30 Nov 2012 13:22:27

    eita mulherzinha burra, esse livro não vai vender nada e de quebra não será contratada nem pra trabalhar em padaria mais.

    Imagem do usuário
    • Jose Lopes Fri, 30 Nov 2012 13:22:27

      É o preço a se pagar por ser uma pessoa sincera!

      Imagem do usuário
    • Jose Lopes Fri, 30 Nov 2012 13:22:27

      É o preço a se pagar por ser uma pessoa sincera!

      Imagem do usuário
      • Ktriplo Fri, 30 Nov 2012 13:20:14

        Este negocio de conversar com as pessoas pela tela do computador não está com nada; o ideal é voce visitar seus amigos pessoalmente, pois o dialogo cara a cara é a melhor opção de conhecer os amigos verdadeiros. Pela tela não dá pra saber quem realmente é!

        Imagem do usuário
        • Ktriplo Fri, 30 Nov 2012 13:20:14

          Não seja ingênuo. Como se conhecer pessoas sempre pessoalmente nos deixassem sabendo quem elas são. Nós não conhecemos totalmente nem a nós mesmos!

          Imagem do usuário
        • Ktriplo Fri, 30 Nov 2012 13:20:14

          Não seja ingênuo. Como se conhecer pessoas sempre pessoalmente nos deixassem sabendo quem elas são. Nós não conhecemos totalmente nem a nós mesmos!

          Imagem do usuário
          • Halyne Ribeiro Fri, 30 Nov 2012 13:17:48

            É isso que dá, empregar gente traíra!

            Imagem do usuário

          TechTudo.com.br © Copyright 2010-2013 Globo Comunicação e Participações S.A. Política de Privacidade