Câmera

05/07/2012 16h42 - Atualizado em 05/07/2012 16h48

Empresa anuncia óculos inteligentes para concorrer com o Google Glass

Paulo Higa
por
Do Tecnoblog

A fabricante japonesa Olympus anunciou que está desenvolvendo o protótipo de óculos inteligentes similares ao Project Glass, do Google. Chamado de MEG4.0, a novidade possui uma pequena tela com resolução de 320x240 pixels, pesa menos de 30 gramas e pode se conectar com smartphones e tablets por meio do Bluetooth.

Óculos da Olympus será semelhante ao Google Glass (Foto: Reprodução/The Verge)Óculos inteligentes da Olympus serão semelhantes ao Google Glass (Foto: Reprodução/The Verge)

O acessório é capaz de exibir as informações enviadas pelos smartphones nas suas lentes, e pode fazer uso do acelerômetro embutido para detectar e reagir de acordo com os movimentos da cabeça do usuário. Segundo a fabricante, o visor foi posicionado para não causar incômodos: é possível ver "quase 100%" do que uma pessoa enxergaria sem o gadget.

Mas ao contrário dos óculos do Google, o modelo da Olympus, ao que parece, não terá uma câmera para fazer fotos e vídeos - o que é curioso, já que esta é a especialidade da empresa japonesa. De acordo com a companhia, o protótipo tem como principal característica a bateria de longa duração: são oito horas de autonomia, considerando que o dispositivo seja utilizado por cerca de 15 segundos a cada três minutos.

A Olympus já havia trabalhado em protótipos semelhantes em 2005, mas os produtos nunca foram lançados no mercado. O novo MEG4.0, no entanto, pode ser uma ótima jogada da fabricante de câmeras para competir com o Google, que lançará os Glasses para desenvolvedores em 2013 e só em 2014 para o grande público, pelo valor de US$ 1,5 mil (cerca de R$ 3 mil).

Via The Verge

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares