Sistemas Operacionais

07/07/2012 15h45 - Atualizado em 07/07/2012 15h45

Find and Call é identificado como o primeiro malware para iOS

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

Pragas virtuais não são mais exclusividade do Android: o sistema operacional usado nos aparelhos da Apple, o iOS, teve o seu primeiro registro de malware esta semana, distribuído pela AppStore, a loja oficial de apps da empresa. O aplicativo Find and Call age como um cavalo de troia: ele rouba os dados de contatos do usuário e os envia para um servidor localizado na Rússia.

Aplicativo Find and Call é, na verdade, um cavalo de troia (Foto: Reprodução)Aplicativo Find and Call é, na verdade, um cavalo de troia (Foto: Reprodução)

Depois que os dados chegam ao servidor, ele se encarrega de disparar spams por SMS. Por questões logísticas, os alvos preferidos do esquema são os consumidores russos. Dessa forma o Find and Call abre o precedente: mesmo com o exigente crivo dos analistas da Apple, um malware pode ser submetido e aprovado para distribuição na loja virtual da plataforma iOS.

O flagrante foi realizado por um especialista da Kaspersky, conhecida desenvolvedora de softwares de segurança. Ele entrou em contato com a Apple e o Google (o app também tem uma versão para Android) alertando sobre a situação. Na AppStore o aplicativo não é mais encontrado, e a posição da Apple sobre o caso é de que ele foi removido por usar a lista de contatos do usuário sem permissão, algo que viola as regras da empresa. A empresa não se manifestou sobre o esquema de distribuição de spams.

Este não é o primeiro caso de aplicativo barrado na AppStore por conta da captura dos dados de agenda dos consumidores. Em 2008, o game Aurora Feint passava os dados para servidores da desenvolvedora do aplicativo e só foi liberado depois que o recurso de captura da agenda de contatos foi removido. O ineditismo do Find and Call está em que ele foi exclusivamente desenvolvido como parte de um esquema de violação de privacidade e distribuição massiva de spam.

Via BGR e Forbes.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares