Sistemas Operacionais

05/07/2012 09h35 - Atualizado em 05/07/2012 09h55

'Jeitinho' permite instalar o Google Now no seu Android

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

O Google Now já pode ser instalado no seu Android. Apesar de ainda não ser uma versão oficial e de dar um pouquinho de trabalho, é possível colocar o novo software apresentado junto com o Jelly Bean em qualquer smartphone que tenha a quarta versão do sistema operacional móvel (Ice Cream Sandwich).

Google Now já está funcionando em aparelhos com Android ICS (Foto: Reprodução)Google Now já está funcionando em aparelhos com Android ICS (Foto: Reprodução)

O projeto só funciona para quem tem uma ROM AOSP instalada em seu smartphone (ou seja: ROM original, instalado em aparelhos desbloqueados, sem adaptações de operadoras). O método de instalação é diferente e mais complicado do que o de um app qualquer instalado fora do Google Play.

Para colocar o Now em seu smartphone é preciso substituir a barra de busca rápida do Google por ele. Para isso é preciso acessar a raíz do telefone. O processo todo ocorre na pasta do sistema, dentro do aparelho, e foi detalhado em um tutorial feito pelo site xda-developers. Lá, inclusive, você pode baixar o arquivo responsável por instalar o Now no seu Android.

O TechTudo não recomenda que você faça essa operação se não souber o que está fazendo, e não se responsabilizará por modificações nos arquivos do sistema do seu dispositivo. Faça-o por sua conta e risco, sabendo da possibilidade de que o seu smartphone poderá apresentar falhas ou instabilidades.

Os passos são os seguintes: renomear o apk do Now para "GoogleQuickSearchBox.apk", depois acessar a pasta do sistema e apagar o arquivo original da barra de busca rápida. Copie o arquivo renomeado e cole no smartphone, ajuste as permissões do “/System/App/GoogleQuickSearchBox.apk” para RW-R–R–, reinicie seu aparelho e pronto.

As primeiras pessoas que testaram garantem que conseguiram utilizar o programa tranquilamente. A única função que não parece funcionar é a busca por voz. No entanto, assim como todas as versões não oficiais e portadas desta maneira, também é normal experimentar um ou outro comportamento inadequado. Afinal, o programa não foi feito para o Android 4.0.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Marcos Ferracioli
    2012-07-06T13:32:38

    Pessoal, só não entendi essa parada de ajustar permissão para RW-R--R... Quando entro nas permissões, aparece uma tela com Owner, read, write entre outras opções para marcar e desmarcar...

  • Fernando Koller
    2012-07-05T13:09:59  

    Cadê o Jeferson Santos ou o Thiago Nunes que tanto falam mal do Android pra comentar agora? Quero ver vocês habilitarem funções do Iphone 4S no Iphone 3G quando não estão disponíveis. No Android a gente consegue. Overclock, acesso a root, agrupamento de memória, alteração de scheduler, etc, etc, etc, quero ver vocês fazerem isso no IOS ou no Windows Phone. ;)

    recentes

    populares

    • Fernando Koller
      2012-07-05T13:09:59  

      Mandou bem Fernando.

    recentes

    populares

    • Fernando Koller
      2012-07-05T13:09:59  

      Vinicius Lourenço , você leu tudo? Root, overclock, agrupamento de memória. Jailbreak serve pra desbloquear as funções básicas do iphone cara pálida...