06/07/2012 06h10 - Atualizado em 06/07/2012 06h10

Painéis solares de dupla face aumentam eficiência em 50%

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

A grande limitação da energia solar é o rendimento dos painéis responsáveis por converter a luz solar em eletricidade. Pensando nisso, a Bsolar, uma empresa de Israel, usou uma lógica simples e interessante para aprimorar o poder de geração dos painéis: aumentou a área de exposição sem aumentar o tamanho das células.

Painéis com dupla face podem tornar a energia solar mais eficiente no futuro (Foto: Divulgação) (Foto: Painéis com dupla face podem tornar a energia solar mais eficiente no futuro (Foto: Divulgação))Painéis com dupla face podem tornar a energia solar mais eficiente no futuro (Foto: Divulgação

O conceito, que pode parecer estranho, é, na verdade, a grande sacada dos técnicos da Bsolar. Eles perceberam que, hoje, um painel solar comum tem apenas uma face voltada para o Sol, e, por isso, a área útil para geração está limitada à área correspondente a essa face. A ideia foi passar a usar, também, a outra face do painel. A empresa batizou o projeto de Bifacial.

Como é fisicamente impossível voltar as duas faces para o mesmo ponto no espaço, a Bsolar trabalhou num criativo conceito que reflete a luz do sol para que ela chegue à parte posterior do painel. Em testes, a técnica se mostrou animadora: o aumento de eficiência, quando o painel Bifacial é colocado na vertical, bateu a casa dos 50%.

Esquema explica o funcionamento do painel dupla face (Foto: Reprodução) (Foto: Esquema explica o funcionamento do painel dupla face (Foto: Reprodução))Esquema explica o funcionamento do painel dupla
face (Foto: Reprodução)

O número é mais significativo quando se considera que os painéis solares mais avançados convertem, apenas, de 30 a 35% da luz que recebem. A ideia de painéis solares de dupla face já existe há alguns anos, mas os projetos mostravam-se excessivamente caros e não ofereciam grandes acréscimos na geração de energia. A Bsolar já negocia o licenciamento de sua tecnologia para diversos fabricantes de painéis solares.



Via Gigaom

 


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Silvio Almeida
    2012-07-23T12:04:40

    será que é possível gerar energia durante a noite, usando luz artificial dessas de led que tem consumo baixíssimo?