Sistemas Operacionais

05/07/2012 14h47 - Atualizado em 05/07/2012 14h47

Windows 8 perde suporte aos desktop gadgets

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

Segundo informações do site Win8China, os gadgets para desktop do Windows, criados na versão Vista, não estarão mais presentes no Windows 8. Apesar de marcarem presença nas edições Consumer Preview e Release Preview do novo sistema operacional, os ítens como relógio, medidor de CPU, previsão do tempo, quebra-cabeça e outros não devem ser suportados na versão final do software.

Gadgets criados no Vista podem não ser aceitos no Windows 8 (Foto: Reprodução)Gadgets criados no Vista podem não ser aceitos no Windows 8 (Foto: Reprodução)

De acordo com a publicação, eles já estão cortados do build 844x do Windows 8, que ainda não está disponível para o público. A engine foi introduzida pela Microsoft no lançamento do Windows Vista, com a utilização de uma barra de tarefas especial. Estes mini-aps, baseados em HTML, podem obter uma variedade grande de informação de feeds da web, porém não estão agradando muito a companhia.

Uma prova disso é que já no Windows 7 a barra de ferramentas foi excluída, apesar de os gadgets ainda serem funcionais. Agora, contudo, com a novíssima interface Metro, os desenvolvedores poderão construir apps HTML para ela, sem a necessidade deste tipo de gadget. No entanto, ainda não há confirmação oficial sobre a removação dos pequenos programas.

Vale lembrar que o Windows 8 só deverá ser lançado no fim do ano e, até lá, algumas modificações importantes ainda devem ser feita em relações aos previews que vêm sendo disponibilizados pela Microsoft. Por isso, esta remoção dos gadgets do build 844x pode ser, por exemplo, um teste temporário.

Via The Verge

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares