Sistemas Operacionais

09/08/2012 09h00 - Atualizado em 09/08/2012 09h00

Após ataque de hacker, Apple bloqueia troca de senhas das contas AppleID

Edivaldo Brito
por
Para o TechTudo

Após uma falha de segurança, a Apple ordenou na última terça-feira (7) que a sua equipe de suporte parasse imediatamente o processamento de trocas de senha de ID Apple solicitadas por telefone. O objetivo da empresa com a iniciativa é rever seu sistema de segurança para evitar futuros ataques de hackers.

Redefinir senha de ID Apple agora só na Web (Foto: Divulgação) (Foto: Redefinir senha de ID Apple agora só na Web (Foto: Divulgação))Redefinir senha de ID Apple agora só na Web (Foto: Divulgação)

O ID é a chave usada pelos clientes da empresa para fazerem o login no iCloud e iTunes para usar os serviços da companhia e fazer compras de apps e músicas online. De acordo com um repórter do site Wired, a informação veio de um funcionário da Apple ligado à área. Ele afirmou que o bloqueio de troca de senhas por telefone duraria pelo menos 24 horas, e acredita que isso foi posto em prática para dar à Apple mais tempo para determinar o que deve ser alterado nas suas políticas de segurança.

Tudo indica que esta seja a primeira medida da Apple depois que um hacker tomou o controle da conta de Mat Honan, repórter do Wired. O fato aconteceu enquanto ele estava em sua casa e desconectado de tudo. Um hacker conseguiu ter acesso à conta dele, apagou os dados do seu MacBook Air, iPhone e iPad e começou a usar as contas do Twitter e do site Gizmodo (onde ele já foi colaborador e ainda tinha acesso livre) para postar mensagens.

O caso da Apple é semelhante ao ocorrido com a Amazon, que fechou um buraco em seus sistemas de atendimento ao cliente. A falha dava a qualquer um que soubesse informações como o nome, endereço de e-mail e de envio da vítima, o controle da conta do cliente.

Natalie Kerris, porta-voz da Apple, afirmou que foi suspenso temporariamente a opção de redefinir senhas de IDs Apple pelo telefone e que eles estão pedindo aos clientes que precisem redefinir suas senhas que continuem usando o sistema online iForgot. Ainda segundo ela, assim que tudo voltar a funcionar normalmente, os clientes serão obrigados a oferecer formas mais seguras de identificação antes de prosseguir na redefinição de senhas pelo telefone.

Via Wired

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares