09/08/2012 14h14 - Atualizado em 09/08/2012 14h14

Disney desenvolve tecnologia de interação com plantas através do toque

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

Pesquisadores da Disney criaram uma tecnologia que permite transformar qualquer planta em uma interface de sensível ao toque. Chamada de Botanicus Interactus, a invenção transforma o vegetal em um circuito elétrico sem lhe causar qualquer tipo de dano. A princípio, esta novidade foi desenvolvida para a criação de atrações interativas para parques temáticos. Contudo, ela pode ser aperfeiçoada para transformar qualquer superfície em dispositivos de entrada para computadores, smartphones e tablets.

Corrente elétrica transforma a planta num tipo de dispositivo touch (Foto: Reprodução)Corrente elétrica transforma a planta num tipo de dispositivo touch (Foto: Reprodução)

O funcionamento da tecnologia é bastante simples. É necessário apenas colocar um fio na base onde a planta está calçada, como a terra de um vaso, por exemplo. Este fio emite uma corrente elétrica bem pequena. Em um primeiro momento, a energia serve para definir o contorno do vegetal, de tal forma que ele possa ser reproduzido em uma tela.

A corrente elétrica que circula pela planta, entretanto, pode sofrer perturbações, como o toque de um dedo. É essa alteração que é traduzida como estímulo de entrada pela interface. Em resumo, este é o mesmo princípio de funcionamento das telas sensíveis ao toque usadas atualmente em smartphones e tablets.

Tecnologia pode permitir que qualquer objeto seja convertido em um dispositivo touch (Foto: Reprodução)Tecnologia pode permitir que qualquer objeto seja convertido em um dispositivo touch (Foto: Reprodução)

A diferença, porém, está no fato de que as telas dos dispositivos móveis têm um limitado nível de frequências para trabalhar. Enquanto isso, a interface da Botanicus Interactus tem mais de 200 frequências para perceber um estímulo elétrico. É essa amplitude que permite captar movimentos mais sutis e complexos do que o simples tocar em algo.

Via Engadget e Geek

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares