31/08/2012 08h21 - Atualizado em 31/08/2012 10h14

Edição de imagem 'racista' da Microsoft vira meme virtual

Aline Jesus
por
Para o TechTudo

Edições de imagens no Photoshop, em muitos casos, geram "fails" inesquecíveis. É o caso da propaganda da Microsoft, que acabou virando meme na Internet, após ser bruscamente alterada. O rosto de um homem negro que estava na fotografia original foi trocado por um branco no produto final da campanha na Polônia.

Imagem original com homem negro ao centro na propaganda da Microsoft. Foto: (Reprodução)Imagem original com homem negro ao centro na propaganda da Microsoft. Foto: (Reprodução)

O problema é que a modificação foi feita só na cabeça. O corpo, a roupa e até mesmo as mãos do homem negro continuam na imagem, porém foi utilizado um programa de edição de imagem para colocar a cabeça de um homem branco neste tronco. O resultado, obviamente, é bizarro. A primeira reação ao caso foi de total desgosto por boa parte dos usuários, que  acreditaram que se tratava de racismo. Outros defendiam a edição da imagem, já que não há muitos negros na Polônia (a imagem original era dos Estados Unidos).

A imagem editada que gerou polêmica (Foto: Reprodução)A imagem editada que gerou polêmica (Foto: Reprodução)

Em algumas horas, a Microsoft publicou um pedido de desculpas, mas isso não adiantou nada. A polêmica já estava feita e o pior: virando piada na rede. Em variadas montagens, internautas também aproveitaram para fazerem as suas próprias modificações na imagem original. Em diversos casos, o slogan da empresa e, é claro, as cabeças dos modelos fotografados originalmente foram substituídos. Lobos, Hugh Jackman, Darth Vader e até Dragon Ball entraram na brincadeira.

Memes feitos com Lobos, Hugh Jackman, Darth Vader entre outros (Foto: Reprodução)Memes feitos com Lobos, Hugh Jackman, Darth Vader entre outros (Foto: Reprodução)

Via Know Your Meme

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Jacson Baumgertel
    2012-08-31T11:34:44

    esses nerds são tudo uns trouxa mesmo ! ta loko, que graça tem isso ?

  • Gabriel Brito
    2012-08-31T11:36:45  

    Realmente decepcionante. Ve se pode?? E Luciano, concordo com voce!! Para mim essas cotas sao super racistas, e sem contar que nao resolvem problema nenhum né! Se o problema está na educação pública, que invistam na educação!! E no fim os "brancos" que estudam em escola publica sao os mais prejudicados...! Sera que Obama precisou de cota para ser presidente dos EUA??

    recentes

    populares

    • Gabriel Brito
      2012-08-31T11:36:45  

      Cotas não tem nada a ver com capa

  • Marco Robson
    2012-11-23T22:35:49

    Camila, vc não é negra por isso é muito facil comentar, dar opinião mediocre. Houve um erro sim, e houve discriminação sim, ninguem inventa nada. Enxerga a realidade, olhe o mundo ao seu redor, aprenda história, sociologia e econômia e depois comente um assunto deste, olhe a posição do mundo em relação ao povo negro.

  • Aramaspink
    2012-11-23T11:07:27

    E Japonês na Polônia tem ???? Pq o japa não foi editado

  • Ueliton Silva
    2012-08-31T10:12:03

    Jackeline.... na verdade atualizei a página e colocaram agora.

  • Bruno
    2012-08-31T10:12:06

    Notícia com "apenas" 3 anos de atraso! Isso é de 2009!!!!

  • Lawrence Teixeira
    2012-08-31T10:10:45

    Eu entrei imaginando: OUTRA VEZ MICROSOFT? Mas não, é materia OLD pra caramba. Parabéns techoldtudo.

  • Renato Araujo
    2012-08-31T10:07:21

    MÁQUEQUEISSO!!!!!! De novo essa matéria? Tá sem material pra publicar techtudo?

  • Jackeline Silva
    2012-08-31T10:06:26

    Gente!! Só eu estou vendo a foto editada? A segunda foto esta modificada, vamos ler pessoal.. parece que ja vem nas notícias com sede de criticar!

  • Eder Santos
    2012-08-31T09:51:08

    FAIL é da edição da globo, que nao foi competente de encontrar o antes e o depois, materias de jornalismo tem q ser auto explicativas, bate o olho e ver do que se trata, ainda mais q no caso se trata de uma imagem...

  • Wagner Soares
    2012-08-31T09:36:34

    OK, que foi trocada, mas cade o antes de depois da modificação?

  • Leir Carvalho
    2012-08-31T11:52:49

    Palhaçada e se fosse ao contrario, seria racismo, vamos acabar com essa de conceito racista.

  • Renato Gomes
    2012-08-31T11:17:44

    Boa Luciano A. Isso é exatamente o que penso. Sugiro escola de qualidade para todos, sejam eles brancos, negros, pobres, ricos, indios, cafusos, filhos de políticos etc. Todos nós somos capazes, parece que os únicos INcapazes são os que tem o poder para dirigir isso.

  • Frank Trindade
    2012-08-31T11:18:14

    nada a ver..

  • Henrique Silva
    2012-08-31T11:13:51

    Ainda isso...vejo coisa pior por ai...isso é apenas uma foto

  • Gustavo Lander
    2012-08-31T11:10:30

    Concordo com você camila. os negros são muito mais racistas com eles mesmos que qualquer branco. Mas isso é discussão pra outro dia, por que nos comentários não dá pra expor ideias. de qualquer jeito, discordo da parte "se fosse com o japones não reclamariam" por que ora, se mudaram a foto do cara por que não tem muitos negros na polônia (e não por racismo), deveriam mudar a foto do japa também pois tenho certeza que devem existir menos japoneses ainda do que negros.

  • Fernando Aragão
    2012-08-31T11:04:57

    Notícia saiu na VEJA a exatos 3 anos atrás. Hoje, tudo é racismo, bullying e homofobia.

  • Renato Pereira
    2012-08-31T10:59:10

    É impressão minha ou essa matéria é mais velha que o Windows 7???

  • Leka 81
    2012-08-31T10:55:21

    só cobriram essa "notícia" agora???

  • Claudio Yab
    2012-08-31T10:53:34

    Concordo plenamente com o comentário da Camila abaixo! Fazem mil "brincadeiras"com asiáticos e não é considerado racismo, agora se fazem uma piadinha com negros, aí tudo vira preconceito? É preciso bom senso, ao invés de se acomodar no chororô de sempre!

  • Karem Yr
    2012-08-31T10:51:24

    A razão para substituição da cabeça foi ridícula: Não há muitos negros na Polônia. Deve ter sido essa a mesma razão para microsoft fazer a substituição. A pergunta que não quer calar... Será que na Polônia há muitos orientais? Esse techtudo é ridículo mesmo, como pode postar uma noticía tão antiga. Quanto ao racismo, não estou nem aí, não vim ao mundo para agradar as pessoas e quanto mais tratá-las diferente por conta da pele... Respeito Albinos, Brancos, Orientais, Negros, Vermelhos, Azuis. Alguns casos o racismo já está na cabeça da pessoa, meio que virou caso psicológico. Somos irmãos!

  • Leonardo
    2012-08-31T10:15:44

    Falta de criatividade , tirando matérias do fundo do baú .

  • Fernando Gobbato
    2012-08-31T11:55:18  

    Sinceramente ! A imprensa e os jornalistas parece que não tem nada pra mostrar e fica criando estas coisas inúteis que não serve pra nada! Vão trabalhar seus inúteis !

    recentes

    populares

    • Fernando Gobbato
      2012-08-31T11:55:18  

      para de acessar este tipo de matéria ,e vai trabalhar!

  • Camila
    2012-08-31T10:18:04  

    Tudo hoje em dia é racismo... Temos que polpar os Negros em Tudo ! se fosse com o japonês da foto não ia dar em nada ! Hoje em dia é racismo citar uma pessoa negra pela raça que ela é ! Os próprios negros se fazem de vitimas isso se chama Auto-preconceito ! não se aceitam como realmente são.

    recentes

    populares

    • Camila
      2012-08-31T10:18:04  

      VERDADE!!!

    recentes

    populares

    • Camila
      2012-08-31T10:18:04  

      Fábio Prado PoLpar foi tenso!!!!!!!!! HAHAHAHAHAHAHAAHAHHA

  • Gabriel Mandruzzato
    2012-08-31T09:55:24  

    Cara, eu nao sou de ficar criticando as matérias mas... CADÊ A FOTO COM A CABEÇA DO CARA BRANCO?????

    recentes

    populares

    • Gabriel Mandruzzato
      2012-08-31T09:55:24  

      Pois é, cadê???