Internet

22/08/2012 18h03 - Atualizado em 22/08/2012 18h07

Figuras da internet brasileira apoiam estrangeiros a montar equipes no Brasil

Allan Melo
por
Da The Next Web

Preparem-se, recém-formados. Durante o painel de discussão "Ampliando seus negócios na América Latina" da TWN Latin America, nesta quarta-feira (22), três importantes empreendedores do mercado de internet no Brasil deram importantes dicas aos estrangeiros. Em uníssono, repetiram várias vezes: "Entenda a cultura nacional, que é completamente diferente do resto do mundo, e montem equipes de talentos brasileiros".

Hoje investidores, empreendedores brasileiros deram dicas para empresas estrangeiras (Foto: Allan Melo/TechTudo)Hoje investidores, empreendedores brasileiros deram dicas para empresas estrangeiras (Foto: Allan Melo/TechTudo)

No palco, o CEO do BuscaPé, Romero Rodrigues, o fundador do Peixe Urbano, Julio Vasconcellos, e o fundador do online broker NetTrade, Sérgio Kulikovsky, deram suas impressões sobre o mercado nacional de uma maneira até despojada. 

Romero mostrou como o mercado online brasileiro começou. Sem investidores ou atenção internacional no início do século, o CEO contou como sua empresa cresceu e como hoje os investidores daquela época começaram a atuar como "anjos" de outras empresas brasileiras. Incentivando, falou do próprio programa "Sua ideia vale um milhão", que premia startups com boas ideias.

Em outra frente, Sérgio preferiu falar sobre a cultura de nosso país, explicando como os tributos atrapalham e como muitas das empresas que deram certo preferiram não se preocupar tanto com isso. Em um dado momento, o fundador do NetTrade chegou até a pedir que os investidores "respeitassem o aparente pouco profissionalismo" dos brasileiros.

Olhando pelo ponto de vista dos estrangeiros, ele explicou que "falamos muito de futebol, da novela, de comida, de samba", e para profissionais do exterior isso toma muito tempo produtivo. A recomendação do investidor, entretanto, era para que respeitassem a nossa paixão pela cultura e buscassem maneiras de incentivar os talentos, principalmente os recém-formados.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares